Universo fantástico do Grupo De Pernas Pro Ar vira filme com lançamento no dia 19 de abril

Crédito da Foto: Tayhú D. Wieser

Curta-metragem conta o processo que está por trás das incríveis máquinas criadas por Luciano Wieser, diretor e mentor da companhia que há 35 anos encanta o Brasil

Desde 1988, De Pernas Pro Ar vem surpreendendo o Brasil com seu estilo próprio de fazer teatro e audiovisual, com obras curiosas e inusitadas, com grandes estruturas e traquitanas, bonecos e maquinarias de cena que misturam mecânicas com tecnologias digitais e robótica: estética ousada que rompe com o cotidiano por meio de máquinas que provocam reflexões sobre a vida de forma sensível, poética e original. Agora, novamente, o grupo gaúcho volta a surpreender, desta vez com uma obra audiovisual no gênero realismo fantástico.

Sob a direção de Tayhú D. Wieser e produção do grupo De Pernas Pro Ar, estreia no próximo dia 19 de abril, às 20h, o curta-metragem “Memórias Enferrujadas – Ressonâncias“, com transmissão “ao vivo” no canal YouTube: @depernasproar. Na sequência, haverá um bate-papo com a equipe envolvida no projeto.

Em “Memórias Enferrujadas-Ressonâncias“, o diretor Tayhú D. Wieser adentra na mente e no universo fascinante das criações do inventor Luciano Wieser, seu pai, para revelar o cotidiano, os delírios e as recordações, que, mesmo “enferrujadas” pelo tempo, continuam a ressoar e a influenciar a existência do artista. O filme pretende ser uma experiência provocadora, na qual curiosas máquinas ganham vida e fundem o passado e o presente. O projeto foi contemplado pelo FAC FILMA com financiamento do Pró-Cultura RS-SEDAC e conta com o apoio do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul – IECINE/RS.

O grupo De Pernas Pro Ar é reconhecido por utilizar materiais descartados, transformando-os e dando uma significância artística potente. Como exemplo, o espetáculo “Automákina”, que marcou história no teatro de rua brasileiro, e “A Última Invenção“, contemplada pelo Rumos Itaú em 2017.

Sobre o grupo:
O grupo De Pernas Pro Ar possui, dentre as mais de 10 obras teatrais produzidas, cinco em repertório. Em audiovisual, possui três séries premiadas em curtas-metragens e um canal de arte das maquinarias de cena no Tik-Tok com 280 mil seguidores. Possui um livro de autoria própria e é citado em diversos livros de arte pelo Brasil. Tem participação em 118 Festivais/Mostras em mais de 1.118 apresentações, contabilizando mais de 507.985 espectadores.

O grupo circulou por mais de 600 cidades, 20 estados e o DF, participando de mais de 30 editais/prêmios culturais dos mais importantes do País, como Rumos Itaú, BR Distribuidora de Cultura, Myrian Muniz, FAC Patrimônio–Pró-Cultura RS, Palco Giratório, Funarte Artes de Rua, etc. Possui uma trajetória exemplar com equipe técnica qualificada, que conta coma direção e criação de Luciano Wieser, Mestre das Maquinarias (Prêmio Teixeirinha da Cultura Popular 2018); indicação de Melhor Cenografia 2022 APTR e participação brasileira na revistada Mostra dos Países da Quadrienal de Praga 2023. Vem sendo requisitado para tutorias em cenografia e direção de arte e é tema de teses de mestrado, doutorado e diversos artigos e citações em livros didáticos sobre sua obra.

MEMÓRIAS ENFERRUJADAS – Ressonâncias
Direção: Tayhú D. Wieser
Produção: Grupo De Pernas Pro Ar
Projeto contemplado pelo: FAC FILMA
Financiamento: Pró-Cultura RS – SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura
Apoio: IECINE/RS – Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul

FICHA TÉCNICA:
Diretor: Tayhú Wieser
Ator, Inventor das máquinas, Cenógrafo, Roteirista e Diretor de Arte, Maquiagem: Luciano Wieser
Produção Executiva, Animadora de tecnologias digitais e Robótica, Figurinista: Raquel Durigon
Participações especiais: Guilherme Wieser da Rosa, Manuela D. Schultz e Adriano Mascolo, Vanessa Machado da Siqueira, Benício da Siqueira Mascolo, Olívia da Siqueira Mascolo, Jonatan Ortiz Borges
Coordenador das animações das tecnologias digitais e robótica, Diretor de fotografia, Captação de Imagens, Montagem, Mixagen, Iluminação: Tayhu Wieser
Trilha sonora: Epidemic Sound
Designer: Isadora Fantini Rigo e Tayhú Wieser
Bonecos Robotizados: Luciano Wieser e Tayhú Wieser
Bonecos Resgatados: Maira Coelho, Patrícia Preiss e equipe
Equipe de Audiovisual: Isadora Fantini Rigo e Tayhú Wieser
Contra regra: Raquel Durigon e Guilherme Wieser da Rosa
Tutor de Tecnologias: TDW
Acessibilidade: Ovni Acessibilidade.

Mais informações:
Site: https://www.depernasproar.com.br
Tiktok: https://www.tiktok.com/@grupodepernasproar
YouTube: https://www.youtube.com/@depernasproar
Instagram: https://www.instagram.com/grupodepernasproar
Facebook: https://www.facebook.com/grupodepernasproar

SERVIÇO:
O Que: Live de lançamento e exibição da obra MEMÓRIAS ENFERRUJADAS – Ressonâncias
Onde: https://www.youtube.com/@depernasproar
Data: 19 de abril de 2024, às 20h, com bate-papo com os criadores
Com legendas e com audiodescrição
Curta-metragem – Minutagem: 15:52
Indicação: Livre
Gênero: Realismo Fantástico

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.