V744atelier promove conversa com a artista Maria Ivone dos Santos no dia 17 de abril

Crédito da Imagem: Hélio Fervenza
023. Maria Ivone dos Santos. Cabe a Alma: Atacama [07 de maio de 2023 às 18h05]. Crédito: Hélio Fervenza

Encontro tem como tema exposição que ativa e põe em movimento um olhar retrospectivo sobre parte da produção da artista nos últimos 30 anos

Em “Performance do Arquivo: Especulações”, em exposição no V744atelier, Maria Ivone dos Santos parte de um olhar retrospectivo sobre o seu arquivo artístico pessoal para ativá-lo e lançar-se em novos projetos. Na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, às 19h, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre, parte da produção da artista visual nos últimos 30 anos será abordada em mais uma Conversa com a Artista. A atividade tem entrada franca.

Nesta exposição, a artista visual destaca dois conjuntos anteriores de obras. Em “Meditações” (2000), há uma busca por associar a imagem com a materialidade, envolvendo objetos em gesso, bem como os gestos de tocar e de mostrar que são recorrentes em seus trabalhos. Em “Cabe a alma” (iniciado em 2013), observa-se o uso de espelhos de acrílico e da fotografia, e seus procedimentos de impressão e de reflexão.

Maria Ivone chama de “Performance do Arquivo: Especulações” os movimentos mentais e encontros que a instigam a realizar laboratórios escultóricos e fotográficos. A exposição busca, assim, instaurar uma zona de experiências e especular, por meio dos movimentos de espacialização de blocos de opacidade com as superfícies reflexivas, integrando imagens anteriormente captadas com esses espelhos em outros contextos com as novas imagens realizadas no Atelier.

PUBLICIDADE

A exposição
A casa onde se situa o V744atelier, suas distintas atmosferas, e o longo corredor que dá acesso ao interior e ao jardim, instigam a artista a produzir “Especular”, um ensaio comparativo composto por 27 peças. Esse conjunto coloca em relação a opacidade do gesso com a reflexividade dos espelhos em acrílico, trazidos do projeto “Cabe a Alma”. Em “Especular”, os distintos formatos de espelhos em acrílico são utilizados para acolher as imagens refletidas e demarcar a experiência naquele lugar, mas também são apresentados como perímetros de um desenho no espaço, ou então servem para construir fôrmas, que transpõem as áreas desses espelhos em volumes de gesso.

A sala do meio do espaço expositivo apresenta um conjunto de 10 fotografias que captam diferentes aspectos da arquitetura e do jardim do V744atelier, propondo um jogo de reflexos através do uso dos espelhos e dos perímetros em acrílico, destacados do conjunto “Especular”.

Já a sala da frente reúne 20 imagens do arquivo da artista, captadas em diferentes períodos e contextos, bem como fotografias recentes, todas elas relacionadas ao projeto “Cabe a Alma”. Assim, a exposição constitui para a artista uma zona de experimentações e de reativações baseada em seu arquivo, onde retoma meios e procedimentos, e os coloca em movimento, intercalando temporalidades e espacialidades, num jogo entre formas materiais e imagens.

PUBLICIDADE

A respeito do trabalho de Maria Ivone, o historiador e teórico da arte, Stéphane Huchet, comenta em seu texto crítico sobre a exposição: “Tem uma intensidade intrínseca da imagem que mostra pouco: a arte do pouco, contraponto à tendência contemporânea de não esconder nada e de se orgulhar de ofuscar a sutileza, faz o arquivo performar porque ele reflete as horas vividas e dá consistência e duração, mesmo que frágil, ao que uma vez existiu antes de se declarar. De-clarar, clarear, dar luz àquilo que o sensível veicula e que os artistas costumam perceber por vocação é o que dá ao trabalho da Maria Ivone seu volume significante”.

Sobre a artista convidada
Maria Ivone dos Santos (Vacaria, 1958) é artista visual, professora e pesquisadora junto ao Departamento de Artes Visuais e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Codirige o grupo de pesquisa Veículos da Arte (CNPq). Coordena, desde 2002, o programa Formas de Pensar a Escultura / FPES – Perdidos no Espaço (UFRGS) e, desde 2003, o projeto de pesquisa As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços. Em sua prática artística investiga eixos conceituais em torno do corpo, do espaço e da memória, por procedimentos instauradores de situações apresentadas em exposições e publicações, no Brasil e no exterior. Elabora a noção de índice e de projeção na interface entre escultura, fotografia e texto, bem como a noção de endereçamento público a partir da observação de contextos urbanos e ambientais por meio de ações, publicações e instalações in-situ. Implantou e vem trabalhando desde 2022 em seu arquivo pessoal, com sede física e virtual, concebido como uma extensão de seu fazer artístico.

Sobre o V744atelier
Idealizado e administrado pela artista visual Vilma Sonaglio, o V744atelier foi inaugurado em 18 de setembro de 2021 com o objetivo de ser um local para criar e expor arte contemporânea. Em seu terceiro ano de atividades ininterruptas, o V744atelier vem consolidando seu propósito. A cada exposição, um novo desafio é proposto ao público, que é convidado a pensar e a refletir, seja apreciando as obras, seja participando das tradicionais ”Conversa com o Artista”, encontros que cada vez mais ganham apreciadores desejosos de conhecer a obra do (a) artista e seus processos criativos.

PUBLICIDADE

Acesse e curta os canais de comunicação do V744atelier:
https://www.instagram.com/v744atelier
https://www.facebook.com/vilma.sonaglio
https://www.instagram.com/vilmasonaglio

SERVIÇO:
O que: Conversa com a artista Maria Ivone dos Santos sobre a exposição “Performance do Arquivo: Especulações”
Quando: Dia 17 de abril de 2024, quarta-feira, das 19h às 21h

A mostra pode ser visitada até 26 de abril de 2024, de quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier

Onde: V744atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744 | Porto Alegre-RS
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: Livre

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE