Universo fantástico do Grupo De Pernas Pro Ar vira filme com lançamento no dia 19 de abril

Crédito da Foto: Tayhú D. Wieser
Crédito da Foto: Tayhú D. Wieser

Curta-metragem conta o processo que está por trás das incríveis máquinas criadas por Luciano Wieser, diretor e mentor da companhia que há 35 anos encanta o Brasil

Desde 1988, De Pernas Pro Ar vem surpreendendo o Brasil com seu estilo próprio de fazer teatro e audiovisual, com obras curiosas e inusitadas, com grandes estruturas e traquitanas, bonecos e maquinarias de cena que misturam mecânicas com tecnologias digitais e robótica: estética ousada que rompe com o cotidiano por meio de máquinas que provocam reflexões sobre a vida de forma sensível, poética e original. Agora, novamente, o grupo gaúcho volta a surpreender, desta vez com uma obra audiovisual no gênero realismo fantástico.

Sob a direção de Tayhú D. Wieser e produção do grupo De Pernas Pro Ar, estreia no próximo dia 19 de abril, às 20h, o curta-metragem “Memórias Enferrujadas – Ressonâncias“, com transmissão “ao vivo” no canal YouTube: @depernasproar. Na sequência, haverá um bate-papo com a equipe envolvida no projeto.

Em “Memórias Enferrujadas-Ressonâncias“, o diretor Tayhú D. Wieser adentra na mente e no universo fascinante das criações do inventor Luciano Wieser, seu pai, para revelar o cotidiano, os delírios e as recordações, que, mesmo “enferrujadas” pelo tempo, continuam a ressoar e a influenciar a existência do artista. O filme pretende ser uma experiência provocadora, na qual curiosas máquinas ganham vida e fundem o passado e o presente. O projeto foi contemplado pelo FAC FILMA com financiamento do Pró-Cultura RS-SEDAC e conta com o apoio do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul – IECINE/RS.

PUBLICIDADE

O grupo De Pernas Pro Ar é reconhecido por utilizar materiais descartados, transformando-os e dando uma significância artística potente. Como exemplo, o espetáculo “Automákina”, que marcou história no teatro de rua brasileiro, e “A Última Invenção“, contemplada pelo Rumos Itaú em 2017.

Sobre o grupo:
O grupo De Pernas Pro Ar possui, dentre as mais de 10 obras teatrais produzidas, cinco em repertório. Em audiovisual, possui três séries premiadas em curtas-metragens e um canal de arte das maquinarias de cena no Tik-Tok com 280 mil seguidores. Possui um livro de autoria própria e é citado em diversos livros de arte pelo Brasil. Tem participação em 118 Festivais/Mostras em mais de 1.118 apresentações, contabilizando mais de 507.985 espectadores.

O grupo circulou por mais de 600 cidades, 20 estados e o DF, participando de mais de 30 editais/prêmios culturais dos mais importantes do País, como Rumos Itaú, BR Distribuidora de Cultura, Myrian Muniz, FAC Patrimônio–Pró-Cultura RS, Palco Giratório, Funarte Artes de Rua, etc. Possui uma trajetória exemplar com equipe técnica qualificada, que conta coma direção e criação de Luciano Wieser, Mestre das Maquinarias (Prêmio Teixeirinha da Cultura Popular 2018); indicação de Melhor Cenografia 2022 APTR e participação brasileira na revistada Mostra dos Países da Quadrienal de Praga 2023. Vem sendo requisitado para tutorias em cenografia e direção de arte e é tema de teses de mestrado, doutorado e diversos artigos e citações em livros didáticos sobre sua obra.

PUBLICIDADE

MEMÓRIAS ENFERRUJADAS – Ressonâncias
Direção: Tayhú D. Wieser
Produção: Grupo De Pernas Pro Ar
Projeto contemplado pelo: FAC FILMA
Financiamento: Pró-Cultura RS – SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura
Apoio: IECINE/RS – Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul

FICHA TÉCNICA:
Diretor: Tayhú Wieser
Ator, Inventor das máquinas, Cenógrafo, Roteirista e Diretor de Arte, Maquiagem: Luciano Wieser
Produção Executiva, Animadora de tecnologias digitais e Robótica, Figurinista: Raquel Durigon
Participações especiais: Guilherme Wieser da Rosa, Manuela D. Schultz e Adriano Mascolo, Vanessa Machado da Siqueira, Benício da Siqueira Mascolo, Olívia da Siqueira Mascolo, Jonatan Ortiz Borges
Coordenador das animações das tecnologias digitais e robótica, Diretor de fotografia, Captação de Imagens, Montagem, Mixagen, Iluminação: Tayhu Wieser
Trilha sonora: Epidemic Sound
Designer: Isadora Fantini Rigo e Tayhú Wieser
Bonecos Robotizados: Luciano Wieser e Tayhú Wieser
Bonecos Resgatados: Maira Coelho, Patrícia Preiss e equipe
Equipe de Audiovisual: Isadora Fantini Rigo e Tayhú Wieser
Contra regra: Raquel Durigon e Guilherme Wieser da Rosa
Tutor de Tecnologias: TDW
Acessibilidade: Ovni Acessibilidade.

Mais informações:
Site: https://www.depernasproar.com.br
Tiktok: https://www.tiktok.com/@grupodepernasproar
YouTube: https://www.youtube.com/@depernasproar
Instagram: https://www.instagram.com/grupodepernasproar
Facebook: https://www.facebook.com/grupodepernasproar

SERVIÇO:
O Que: Live de lançamento e exibição da obra MEMÓRIAS ENFERRUJADAS – Ressonâncias
Onde: https://www.youtube.com/@depernasproar
Data: 19 de abril de 2024, às 20h, com bate-papo com os criadores
Com legendas e com audiodescrição
Curta-metragem – Minutagem: 15:52
Indicação: Livre
Gênero: Realismo Fantástico

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE