Pedro Longes apresenta o show “Sinestesias” no Foyer Nobre do Theatro São Pedro no dia 08 de setembro

Passeando por diferentes gêneros, cantor e compositor canoense apresenta o repertório do seu quarto álbum, ao lado do pianista André Vicente

Sinestesias”, quarto álbum de estúdio de Pedro Longes, lançado em 2021, compõe o repertório do show que o cantor e compositor canoense apresenta no próximo dia 8 de setembroquinta-feira, às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, dentro da programação do projeto Mistura Fina. Acompanhado do pianista André Vicente, Longes propõe um show intimista, passeando por gêneros como o MPB, a música latino-americana e a erudita. A entrada é franca. Como medida de acessibilidade, é oferecido o serviço de audiodescrição pela OVNI Acessibilidade Universal, que está presente em toda a programação, desde a sua primeira edição.

O show segue a proposta do álbum “Sinestesias”, ao apresentar cinco canções inéditas, além de uma seleção de canções da carreira, em arranjos minimalistas em voz, piano, violão e acordeon. O repertório reúne canções como a milonga Hermosa, originalmente publicada no disco de estreia de Pedro, “Conexión” (2015); Lares Quebrados, uma zamba que trata sobre a passagem do tempo e as difíceis escolhas da vida, também publicada no disco “Conexión”; Nós Hemos de Vir, a primeira faixa inédita de Sinestesias, trazendo, de forma narrativa, questões políticas, sociais e comportamentais latino-americanas, em contraste com um refrão existencial que aponta para um quê de esperança; Samba Erudito, canção que faz um convite irônico ao ouvinte, a um bom exercício da loucura e da transgressão, tal qual cantar um samba erudito. 

Também estão previstas Tema para Natalia, no qual recorda, em espanhol, os encontros com a amiga Natalia Babarovic, artista chilena com quem conviveu durante longo período no Chile; Valsa em Solidão, letra de Longes para a música composta pelo pianista André Vicente, parceiro que se dedica a explorar e fundir principalmente sonoridades regionais e platinas à música erudita, e, por fim Cavalos no Quarto, uma composição em parceria com o músico catarinense Daniel Mueller, a qual fala sobre a importância da criação e da imaginação em tempos difíceis.

O ÁLBUM
Sinestesias” é, fundamentalmente, além de um álbum, disponível nas plataformas digitais, e que apresenta estas diversas sonoridades e temáticas do compositor, um projeto musical em constante transformação. Tanto é que os shows apresentados, antes mesmo do lançamento do álbum, já permitiram certas mudanças nos arranjos, novas ideias e canções que se somam ao repertório, fazendo com que a música seja uma experiência fluída, vívida, dinâmica, mutável, capaz de misturar sentidos, e onde não se sabe bem ao certo onde termina ou começa. 

SOBRE PEDRO LONGES
Pedro Longes é cantor e compositor, com shows realizados no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai e três discos publicados: Conexión (2015), Longes Canta Spinetta (2018), Canções de Amor e Solidão (2021). Atua, também, como professor de canto e composição, tendo realizado aulas particulares para alunos de diversas nacionalidades, como Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Paraguai, Colômbia e França.

Estreia como cantor e compositor em 2015, com o álbum Conexión, gravado em Porto Alegre, onde abre um diálogo entre o MPB e a música latino-americana, misturando ritmos, harmonias, referências, regionalismos e poesia, na busca de uma música contemporânea, cujo ponto de partida é o sul do Brasil.

Após o lançamento e divulgação do primeiro disco, viveu quatro anos em Santiago do Chile, onde estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum “Longes Canta Spinetta”, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao Português. Em março de 2021, de volta ao Brasil, Longes lançou o álbum “Canções de Amor e Solidão”, com composições inéditas no estilo MPB e música latino-americana, tendo como arranjador e instrumentista o músico porto-alegrense James Liberato. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc Canoas e foi indicado em duas categorias ao Prêmio Açorianos de Música 2021.

Em 2022, lançou o single “Sincretismo Abstrato”, ao lado do cantor e compositor Marcos Jobim, realizando um show de lançamento no Café Fon Fon, em Porto Alegre.

SOBRE O PROJETO MISTURA FINA
Depois de passar um período sendo realizado em formato virtual – de abril de 2020 a agosto de 2021 – o projeto Mistura Fina está de volta, agora, de forma presencial, no Foyer do Theatro São Pedro, apresentando a diversidade da produção musical brasileira.  “Resistimos e, graças a Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), chegamos em 2022 com a quarta edição do projeto, garantindo o encontro entre a arte e o público, motor principal do Mistura Fina”, afirma Letícia Vieira, produtora do projeto.

O projeto, este ano, conta com 30 apresentações, com uma linha curatorial ainda mais diversa, trazendo Arthur de Faria e Nanni Rios à frente da curadoria. Somando, uma forte parceira do projeto, a OVNI Acessibilidade Universal, que presta serviço desde a primeira edição e estará junto, com audiodescrição em todos os dias do evento.

Com produção e realização da Primeira Fila Produções e correalização do Theatro São Pedro, apoio da OVNI Acessibilidade Universal, assessoria de imprensa da Silvia Abreu e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), o Mistura Fina exibe a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário local e estadual do País. Iniciado em 2018, o projeto abrigou grandes expressões da música, em shows temperados com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. 

Na presente edição do Mistura Fina, já se apresentaram Alma Lusitana e Jairo Klein (30/06), Andrea Cavalheiro e Michel Dorfman (07/07), Bebeto Alves (14/07), Dessa Ferreira (21/07), Gelson Oliveira (28/07), Dudu Sperb (04/08), Duo Vozes de Dandara (11/08), Nelson Coelho de Castro (18), Bel Medula (25/08) e Glau Barros (01/09). A próxima atração é Loma Pereira (15/09). 

SERVIÇO
PEDRO LONGES, dentro da programação do projeto MISTURA FINA
Dia 08 de setembro de 2022, quinta-feira, a partir das 18h30min 
Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°), Porto Alegre-RS
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Luis Ferreirah

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Mistura Fina, Música, Pedro Longes, Silvia Abreu, Theatro São Pedro e marcado , , , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.