Videoclipe do samba “O Barqueiro” será lançado em plataformas digitais e roda de samba em abril

Créditos da Foto: Tácio Moreira. Figurino e locação: Carolina Cozzatti

Samba de Nilson Tòkunbò, que chega no streaming no dia 09/04, faz homenagem a uma das mais importants entidades de cultos afro-brasileiros

Tributo ao samba e à cultura afro-brasileira, o videoclipe da canção O Barqueiro, de autoria do músico Nilson Tòkunbò, já tem data marcada para o seu lançamento. A partir do dia 09 de abril, terça-feira, a produção estará disponível nas plataformas digitais, e no sábado da mesma semana, dia 13, uma roda de samba no Quilombo do Areal, no bairro Menino Deus, vai marcar o lançamento “ao vivo” da obra.

O samba é uma homenagem ao Zé Pelintra, uma das entidades mais importantes de cultos afro-brasileiros de Umbanda, Quimbanda, Catimbó e Jurema. Ele é considerado o espírito patrono dos bares, cabarés, jogatinas, sarjetas e dos menos afortunados. A canção, porém, faz uma relação com o barqueiro Caronte, da mitologia grega, transformando uma figura ruim em outra amistosa, que protege as pessoas que estão à margem e clamam pela travessia no mar da vida, com as bênçãos de Osálá, Iyemonja, Oyá e Ogum Beira-Mar.

O lançamento “ao vivo” contará com a participação especial do bloco Areal do Futuro. Além de Nilson Tòkunbò (voz e cuíca), formam a roda de samba os artistas Acauan Souto (voz e cavaco), Alemão Charles (voz e violão 7 cordas), Nina Fola (voz e percussão), Eduardo Iyetumbi Pacheco (congas), Diego Freitas Muzim (tantam), Ọ̀nà Abyàsè (atabaques) e Fatumbi Martins (atabaques).

Com melodia e letra que ecoam a riqueza da tradição afro-brasileira, o samba “O Barqueiro” é um convite para mergulhar na herança do samba e nos mistérios dos cultos ancestrais que moldaram nossa identidade cultural. O videoclipe é uma celebração da diversidade do povo brasileiro, um manifesto de orgulho e respeito à cultura do Brasil e um lembrete da importância de honrar nossas raízes.

Ficha técnica do single
Mixagem e masterização: Hélio Menezes
Voz: Nilson Tòkunbò
Arranjo: Thairon Viegas
Percussão: Thairon Viegas
Violão 6 e cavaco: Thairon Viegas
Violão 7: Silvio Xavier
Sopros: Tomas Piccini
Gravação de voz por Wagner Lagemann no Pedra Redonda Estúdio

Ficha técnica do videoclipe
Direção e captação: Vinícius Angeli e Vitória Proença
Edição e colorização: Vinícius Angeli
Apoio: Pedra Redonda Estúdio

Acesse e curta os canais de comunicação de Nilson Tòkunbò:
Instagram: https://www.instagram.com/profnilsontokunbo
Facebook: https://www.facebook.com/nilson.araujo.7
YouTube: https://www.youtube.com/@NilsonTokunbo-fx1eb

SERVIÇO:
Lançamento do videoclipe do samba “O Barqueiro”, de Nilson Tòkunbò
9 de abril (terça-feira) – Lançamento nas plataformas digitais
13 de abril (sábado) – Lançamento “ao vivo” com roda de samba

  • Local: Quilombo do Areal (Avenida Luiz Guaranha, 2 – bairro Menino Deus), Porto Alegre-RS
  • Horário: 16h 

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.