Morro da Cruz, de Paulo Romeu: lançamento nas plataformas dia 25 e show dia 31 de julho

O show de lançamento será no dia 31, a partir das 15h, no Afro-Sul Odomode, com as participações doa músicos e abertura do grupo Estude, trabalhe e sambe, no formato “Mesa de Samba”

O samba/jazz “Morro da Cruz” traça um paralelo entre a história de Jesus Cristo – em suas versões e contradições contadas pelos diversos povos ao longo dos séculos – e o apagamento da história real dos povos originários dos morros da cidade de Porto Alegre em detrimento do progresso. Com um time forte de musicistas, Paulo Romeu, com sua trajetória ímpar e que atravessa décadas à frente do Afro-Sul, traz uma música que vai além da potente reflexão, numa fusão de sons, estilos e identidade bem marcada.

Nela reafirma que “democracia pra brasileiro é muito pra poucos e pouco pra muitos, dinheiro comprador de consciências”. Acompanhado por André Brasil (guitarra), Lucas Fê (bateria), Tamiris Duarte (baixo) e Guilherme Sanches (cuíca), Paulo Romeu exalta o povo negro e as comunidades de Porto Alegre com seu violão e voz.

E a função se inicia a partir das 15h, com o “Estude, trabalhe e sambe”, grupo ativista no resgate e manutenção do samba e suas formas de origem que se apresenta na acolhedora forma de mesa de samba, em formato acústico, contando com o calor do público pra firmar na palma da mão e reforçar o coro.

PUBLICIDADE

Paulo Romeu é nascido e criado no “Areal da Baronesa“, no bairro Menino Deus e na Cidade Baixa – lugar onde se instalou o primeiro povoado negro em Porto Alegre. Aluno do Mestre Neri Caveira, Romeu é mestre de bateria, diretor musical do Grupo Afro-Sul de Música e Dança, graduado em Licenciatura em Música pelo IPA e professor de percussão no projeto social Odomode. Morou em São Paulo de 1977 a 1981, onde tocou com a Banda Afro-Sul e por algum tempo integrou o Grupo Pau Brasil com o amigo e parceiro Bedeu. Compositor, intérprete, percussionista, violonista, contra-baixista, pesquisador e divulgador da Cultura “Afro-Gaúcha” há mais de 45 anos, tem dois discos gravados com o Afro-Sul, um individual com a Banda Okutá e ainda um terceiro com o Mestre Griot Paraqueda.

Ficha técnica:
Violão e composição – Paulo Romeu
Guitarra – André Brasil
Bateria – Lucas Fê
Baixo – Tamiris Duarte
Cuíca – Guilherme Sanches
Câmeras – Vinícius Angeli e Ana Beatriz Vieira
Edição e Colorização – Vinícius Angeli
Gravação, Mix e Master – Wagner Lagemann
Produção Musical – Pedro Roots
Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten

Morro da Cruz – Lançamento do clipe e single dia 25 de julho de 2022
Show de lançamento dia 31 de julho, no Afro-Sul Odomode, a partir das 15h
Com Paulo Romeu e os músicos Andre Brasil, Guilherme Fejão, Lucas Fê, Tamiris Duarte, Pedro Roots e Josué de Oliveira
Abertura do grupo Estude, trabalhe e sambe
Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga 3850

PUBLICIDADE

Ingressos:
Antecipados a R$15. Na hora R$20.

Disponíveis na plataforma Sympla (tanto os antecipados quanto os ingressos na hora): https://www.sympla.com.br

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE