AfroEntes faz sua primeira live-show neste sábado

Com repertório autoral, a banda gaúcha mescla a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea em um resultado empolgante.

A banda AfroEntes realiza a sua primeira live-show neste sábado, dia 10 de outubro, às 20h, dentro do projeto Isolamento Saudável do Sindibancários.

A transmissão será pelo canal do youtube.

PUBLICIDADE

No programa, estão canções autorais do coletivo formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho, vocais) e Eduardo Pacheco (percussão). O repertório é composto, basicamente, por canções autorais, mesclando a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea, em temas dançantes, reflexivos e afirmativos.

Segundo seus integrantes, o que motiva a existência da banda é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação negra no cenário cultural gaúcho, buscando elementos da presença afro, onde ela se encontra. A afirmação da positividade do legado do povo negro e a sua real importância na construção cultural e artística gaúcha, brasileira e mundial são metas individuais e coletivas do AfroEntes.

Sobre a banda

PUBLICIDADE

A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre/RS, resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Em sua primeira formação contava com Nina Fola, Nilson Tòkunbò e Vladimir Rodrigues, que saiu do grupo no final de 2018. Atualmente, integra a formação o percussionista Eduardo Pacheco.

O trabalho do grupo tem fundamento nos ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores que estão por aí e também dos que já se foram, para que sejam reverenciados e vivenciados.

O AfroEntes marcou presença em vários espaços culturais de Porto Alegre, como o Ponto de Cultura Africanamente, Sopapo Poético, AfroSul-Odomodê, Fórum Social Temático, Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares, e também em bares, feiras, terreiros e escolas.

PUBLICIDADE

Em setembro de 2016, a banda apresentou o show “Fortaleça seu axé”, na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, o primeiro em uma sala teatral, com repertório totalmente autoral, que contagiou o público presente. Em novembro de 2016, fez o show de encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS, um dos maiores eventos artísticos do sul do Estado. Em julho de 2017, realizou show no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e em julho do mesmo ano lançou seu primeiro EP no Teatro Renascença, além de ter realizado shows no Sintrajufe e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Em 14 de novembro de 2018, participou do projeto Som do Salão, no Salão de Atos da Reitoria da Ufrgs.

Mais informações sobre o grupo, acesse o Facebook da banda.

SERVIÇO:

PUBLICIDADE

O Quê: AfroEntes, atração do projeto Isolamento Saudável do Sindibancários
Quando: Dia 10 de outubro de 2020, sábado, às 20h
Transmissão pelo canal do youtube.

Outras informações:
Duração do show: 60 min
Classificação etária: livre
Foto: Aline Silveira
Realização: AfroEntes

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE