Com o tema “Meu Corpo é o Templo da Minha Arte”, Jornada de Dança da Bahia apresenta em Porto Alegre “A Arte de Isadora Duncan”

Créditos da Foto: Ives Padilha
Créditos da Foto: Ives Padilha

Além do espetáculo no dia 12 de abril, na Casa de Cultura Mario Quintana, o evento oferece 40 vagas para Formação Itinerante de Professores de Dança (12 e 13 de abril),dos quais serão selecionados dois participantes, com a estadia paga, para o principal evento da Jornada em Salvador

Jornada de Dança da Bahia desembarca em Porto Alegre com sua 14ª edição do eventoreconhecido em todo o país pelas conexões inventivas entre artista, professor, aluno e público. O espetáculo A Arte De Isadora Duncan, que ocorre no dia 12 de abril (sexta-feira), às 19h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, apresenta um recorte dos trabalhos criados entre 1900 e 1927 por Duncan – que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu a dança a seu valor como arte sagrada e popular –, com músicas de Johannes Brahms, Frédéric Chopin, Christoph Willibald Gluck, Alexander Scriabin e Franz Schubert e remontadas por Fatima Suarez (Brasil) e Lori Belilove (EUA).

Com um acentuado teor estético, histórico, documental e pedagógico, A Arte de Isadora Duncan oferece ao público acesso a importante parte da memória viva da dança produzida no Ocidente. A entrada é gratuita.

Além do espetáculo, a Jornada também promove a Formação Itinerante de Professores de Dança, já realizada em mais de 30 cidades brasileiras, incluindo o interior da Bahia, Aracaju, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia.

PUBLICIDADE

Ministrados por Fatima Suarez e membros do Contemporânea Ensemble, os encontros têm como tema A Natureza Criativa do Ser e se baseiam em aulas e discussões inspiradas na filosofia e técnica de Isadora Duncan. São oferecidas 40 vagas, dos quais serão selecionados dois participantes, com a estadia paga, para o principal evento da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que acontece em novembro, em Salvador.

As inscrições para a formação são gratuitas e a seleção será feita a partir do formulário https://forms.gle/zY83vMDTCPq2Xxds7. Para maiores informações, e-mail [email protected].

Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia e diretora da Escola Contemporânea de Dança, Fatima é especializada em dança moderna e contemporânea na London Contemporary Dance School (The Place); na Laban Centre of Movement, na Inglaterra; na Martha Graham Dance School; na Merce Cunninghamm Dance Foundation e Isadora Duncan Dance Foundation, em Nova York. Bailarina e diretora na Mantra Cia. de Dança desde 1987 e Contemporânea Ensemble desde 2002, trabalhando com coreógrafos nacionais e internacionais no Brasil, na Alemanha, França, Estados Unidos e Grécia.

PUBLICIDADE

Formação Itinerante de Professores de Dança é a primeira ação em 2024 da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que tem o patrocínio da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Sobre a Jornada da Dança
Uma das marcas da Jornada de Dança da Bahia é sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan (1877-1927). Este traço se revela em diversos aspectos e se expressa ainda mais claramente na temática do evento para esta edição “Meu Corpo é o Templo da Minha Arte, uma das frases mais famosas da bailarina estadunidense.

Percebendo o valor histórico deste ícone da dança, cuja inspiração tanto no campo artístico quanto no campo da educação é cada vez mais atual, a Escola Contemporânea de Dança na Bahia, através da Mantra Cia. De Dança e do Contemporânea Ensemble (grupos residentes), desenvolve há 34 anos uma pesquisa nesta área, realizando intercâmbios importantes com a Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York (desde 1992) e com o Isadora Duncan International Symposium (desde 2015).

PUBLICIDADE

Os grupos residentes já se apresentaram no Alice Museum em Berlin (2006), na Dance Theather Workshop em Nova York (2010), no Summerwarfth Festival em Frankfurt (2014), no Congresso CID internacional em Atenas (2016), no Isadora Duncan International Symposium em Chicago (2015), em São Francisco (2017) e Londres (2019). Em 2020 o grupo foi convidado pela Universidade de Harvard e pela Universidade Federal da Rússia para apresentar o vídeo-dança “TALAVERA” nos seus festivais mundiais.

FICHA TÉCNICA
A Arte de Isadora Duncan
Direção-geral: 
Fatima Suarez
Bailarinas: 
Fatima Suarez, Luma Santana, Mayana Magalhães e Rachel Neves
Narração de textos: Cristiane Pinho
Produção Executiva: Alexis Góes e Cândida Campos
Figurinos: Fátima Suarez
Luz: Gerard Laffuste
Direção de comunicação: 
Cadu Oliveira
Produção local: Lucida Desenvolvimento Cultural

SERVIÇO
14ª Jornada de Dança da Bahia | Formação Itinerante de Professores de Dança
Quando: 
12 e 13 de abril de 2024 | Sexta e sábado
Horários: Na sexta, das 15h às 18h, e no sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Onde: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Inscrições: https://forms.gle/zY83vMDTCPq2Xxds7
Mais informações: [email protected]
ATIVIDADE GRATUITA

Espetáculo “A Arte De Isadora Duncan” + Bate Papo
Quando:
 12 de abril | Sexta-feira | 19h
Onde: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
ENTRADA GRATUITA

Apoio Cultural: Casa Hoffmann
Coordenação Geral: Fatima Suarez
Produção Executiva: Mantra Produções
Gestão Financeira/ administrativa: Cândida Campos
Patrocínio: Lei de Incentivo Fiscal/ Secretaria especial da Cultura/Ministério do Turismo/ PCH Brasil Santa Fé
Realização: Escola Contemporânea de Dança/ BA

Assessoria de Imprensa:
Jornada de Dança da Bahia 2024
www.jornadadedanca.com.br | WhatsApp: (71) 99997-5035

Assessoria de imprensa/ Porto Alegre:
Roberta Amaral
(51) 99431-9429
Redes sociais/ Porto Alegre: José Kalil

PUBLICIDADE