Eva Luna – A Scherazade das Américas estreia na próxima terça (31) no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ

Espetáculo musical baseado em texto de Isabel Allende traz representatividade ao palco ao destacar diversas culturas, músicas e línguas

Estreia na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, o espetáculo musical “Eva Luna – A Scheherazade das Américas”, da Cia Ópera Brasil, com direção artística de Yasmini Vargaz e direção musical de Felipe Wilke. Os ingressos já estão à venda (confira o “Serviço”).

Eva Luna – A Scheherazade das Américas é um espetáculo musical baseado na obra literária da escritora chilena Isabel Allende, que conta a história de Eva Luna, uma mulher sul-americana, filha de índio e órfã de mãe. Como uma Scheherazade latina, ela faz da arte de conviver com a diversidade e de contar histórias seu meio de sustento e de superar as dificuldades de uma América Latina pobre, miscigenada, discriminatória e machista. Protagonizado por Yasmini Vargaz no papel de Eva Luna, o espetáculo traz a cultura nômade em primeiro plano e aborda diversas culturas, músicas e línguas com as quais Eva convive.

O show Eva Luna conta e canta histórias em várias línguas e sotaques musicais diversos, partindo de um extremo sul onde o Brasil se confunde com a pátria do pampa e é, também, argentino, uruguaio, negro, indígena e cigano, até os limites da América Central que é caribenha e que tiene la sangre caliente. Indígena, urbana, cigana e essencialmente latina, Eva Luna ecoa os mouros em Portugal, castanholas de Espanha, tambores do Caribe em canções latinas e brasileiras, misturando esse universo de influências com o ar regional e brasileiro.

Com uma trupe de músicos diversa e representativa, Eva Luna é um verdadeiro show de diversidade e de amor à arte, que busca trazer um pouco da essência latina invisibilizada, indo na contramão das tendências de um mercado musical que privilegia o pop, o sertanejo universitário e a worldmusic.

SOBRE YASMINI VARGAZ
Yasmini Vargaz é doutoranda em Ópera pela UNIRIO. Mestre em Ópera e foi professora de canto da UFRJ. Venceu o Concurso para Jovens Cantores Líricos de São Paulo e cantou papéis como Hanna (A Viúva Alegre), Condessa (Le Nozze di Figaro), D. Anna e D. Elvira (Don Giovanni), Aminta (L’olimpiade) e Mimi (La Bohéme) em grandes casas de espetáculo do Brasil, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala Cecília Meireles. Estreou no Brasil “Les Voyage de L’Amour”, de Boismortier, a ópera “Atys”, de Lully, com o Centre de Musique Baroque de Versailles, sob a regência de Benoît Dratwicki (FRA), e a ópera “O Engenheiro”, de Tim Rescala, no Theatro São Pedro, na qual interpretou a Princesa Isabel, sob regência de Evandro Matté. Em 2021, recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Música de Melhor Intérprete e Melhor Álbum pelo espetáculo “Vientos de España”.

FICHA TÉCNICA:
Direção Artística, voz e castanholas: Yasmini Vargaz:
Direção Musical, violão, viola caipira, bandolim: Felipe Wilke:
Figurinos: Daniel Lion
Iluminação: Carol Zimmer
Cenografia: Éder Ramos
Produção: Fran Ziel
Letícia Arnold: Flauta, piano, trompete e sintetizadores
André Vicente: Acordeon e piano
Ismael Almeida: Contrabaixo elétrico e acústico
Pedro Matz: Bateria, percussão e Derbak
Vinícius Gonçalves: Bateria, percussão e moringa

SERVIÇO:
O Que: “Eva Luna – A Scheherazade das Américas”, espetáculo da Cia Ópera Brasil, com direção artística de Yasmini Vargaz e direção musical de Felipe Wilke
Onde: Teatro Bruno Kiefer, Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre-RS
Quando: Dia 31 de outubro de 2023, terça-feira, às 20h
Quanto: Ingressos entre R$ 80 e R$ 30,00, a venda pelo Sympla.
Link para compra de ingressos: https://www.sympla.com.br

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Silvia Abreu e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.