Pâmela Amaro lança Casa de Versos na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Créditos da Foto: Luis Ferreirah

Cantora e compositora autografa e realiza sarau no dia 13 de novembro

Toda canção tem sua história e toda história tem sua poesia. Para quem vive e vê com olhos de poeta, a vida com seus desafios é uma grande fonte de inspiração. Pâmela Amaro reuniu suas inspirações poéticas, expressando sentimentos e reflexões do seu percurso até aqui em Casa de Versos (Libretos Editora, 76 páginas, preço de capa R$48. Na Feira: R$40), seu primeiro livro.

Neste livro-canção estão presentes as experiências criativas da artista. Casa de Versos é um telhado arquitetado para guardar antigas e recentes criações poéticas. Há  poemas inéditos, mas também as letras de canções do EP Veneno do Café (Loop Reclame, 2020) e do álbum Samba às Avessas (Mundaréu/yb, 2022); poemas que foram publicados na obra coletiva Pretessência (Libretos, 2016), a primeira coletânea dos autores e autoras do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia; e os poemas de Aquilombados (Hucitec Editora, 2020), a segunda obra coletiva do mesmo grupo. As fotos contemplam os olhares de Luis Ferreirah, Afrovulto, Alisson Batista e Feijão. Já as partituras são algumas selecionadas de seu primeiro álbum. A obra tem posfácio da jornalista e produtora cultural Sílvia Abreu.

Segundo Pâmela, literatura e música se entrelaçam em seu fazer criativo: “A música é um recurso que, naturalmente, me ajuda a contar histórias e elaborar reflexões e sentimentos, assim como a escrita. Gosto de cantarolar versos sobre o que sinto-penso, mas também há momentos em que só sento e escrevo coisas que vem do coração”, explica a artista.

PUBLICIDADE

E o amor tem sido a principal mola propulsora que conecta pontos do caminho desta artista múltipla. Casa é corpo, corpo é casa. Pâmela é casa de seus versos e casa de suas versões.

O lançamento de Casa de Versos na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece no dia 13 de novembro (segunda-feira) com as seguintes atividades:
16h – Sessão de Autógrafos na Praça Gerdau
18h – Sarau Poesia e Samba no Teatro Carlos Urbim, com Pâmela Amaro, Fátima Farias e os convidados Guaíra Soares e Alemão Charles do Cavaco.

De acordo com a tradição, a música e a poesia nasceram juntas. Pâmela Amaro e Fátima Farias mostram essa alquimia em um show falado e cantado, apresentando muita prosa, poesia e samba.

PUBLICIDADE

Pâmela Amaro
Nascida em Porto Alegre, Pâmela Amaro tem se revelado como uma das novas expressões do samba no Estado do Rio Grande do Sul, principalmente a partir das composições com destaque para o enaltecimento de mulheres negras, reverenciando as africanidades. Atriz, cantora, compositora, musicista de percussão e de cavaquinho, arte-educadora, produtora cultural e musical, Pâmela carrega um forte ativismo cultural. A artista é graduada em Teatro/Licenciatura, é mestra em Educação e está doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E é cofundadora do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia.

Pâmela possui longo caminho na cena teatral elencando grupos como Usina do Trabalho do Ator (RS), Grupo Caixa Preta (RS), Turma do Pé Quente (RS), com atuação no cinema e em musicais. Também integra grupos de protagonismo musical feminino, como o Três Marias. Em 2020, lançou seu primeiro EP solo, Veneno do Café, apresentando sua veia no samba de partido alto. No mesmo ano, a artista foi contemplada pela Natura Musical para realizar a produção do seu primeiro álbum, Samba às Avessas (Mundaréu/yb), pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Música 2022 na categoria Intérprete de MPB. Tanto o disco quanto o filme artístico Samba às Avessas, podem ser conferidos nas plataformas musicais e no seu canal de YouTube. Pâmela lança em 2023 Casa de Versos (Libretos), primeiro livro com poemas, fotos e partituras.

ACESSE OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA ARTISTA:
Instagram: https://instagram.com/apamelaamaro
YouTube: https://youtube.com/c/APamelaAmaro
Facebook: https://facebook.com/apamelaamaro

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
Pâmela Amaro lança Casas de Versos na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Livro-canção reúne poemas, letras de música, partituras e fotos da artista
Dia 13 de novembro de 2023, segunda-feira
16h – Sessão de Autógrafos na Praça Gerdau
18h – Sarau Poesia e Samba com Pâmela Amaro, Fátima Farias e convidados no Teatro Carlos Urbim

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE