O Inverno do Nosso Descontentamento – Nosso Ricardo III retorna em nova temporada no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ

Uma das mais elogiadas produções da atual safra teatral gaúcha realiza apresentações de 16 a 25 de setembro com ingressos gratuitos para os primeiros 20 espectadores

O espetáculo O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo II está de volta, agora em temporada no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, de 16 a 25 de setembro, com sessões sextas e sábados, às 20h.

E tem vantagem para quem se adiantar! Os 20 primeiros espectadores que comparecerem na bilheteria do teatro, a cada sessão, não pagam seu ingresso em uma ação de Democratização da Cultura, para celebrar a Democracia e os 20 anos da Cia Teatro ao Quadrado.

Em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), na sexta-feira, dia 16, ocorrerá um debate após o espetáculo com Katia Ramil, médica psiquiatra e psicanalista, integrante da SPPA.

PUBLICIDADE

O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III reverencia William Shakespeare em um de seus textos mais conhecidos, Ricardo III, ao mesmo tempo em que marca a volta de Luciano Alabarse como diretor teatral – ele assina a direção do espetáculo que conta com as elogiadas atuações de Marcelo Ádams e de Margarida Peixoto

Sobre o retorno do espetáculo, assim falou Alabarse: “O entusiasmo com a nova temporada é imenso. Nosso Ricardo III é uma peça que, atemporal, fala para o aqui e o agora. Porto Alegre. Brasil. Mundo inteiro. O poder e seus tentáculos, os discursos que não disfarçam a ganância e a prepotência”. Segundo o diretor, “O inverno do nosso descontentamento” é a reunião de pessoas de teatro que têm dedicação ao seu ofício e que se entregaram ao espetáculo”.

Trechos de outras peças de Shakespeare se impuseram à montagem; discussões e leituras sobre os teatros de Bertolt Brecht, Heiner Müller e Angélica Liddell – fontes de inspiração e estudos que guiaram as escolhas (a fragmentação épica de cenas que se sucedem rapidamente, a desconstrução de obras clássicas da literatura ocidental, a ferocidade da linguagem cênica, a performatividade das atuações), citações presidenciais e fatos da política brasileira, tudo foi passando por depuração e contribuições pessoais – até chegar a uma dramaturgia adequada ao propósito. O espetáculo é fruto dessas escolhas. Segundo Alabarse, todo o grupo é autor e coautor do resultado final.

PUBLICIDADE

A montagem fez sua estreia em janeiro, na 23ª edição do Porto Verão Alegre, e, na sequência, realizou apresentações no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em março; no Theatro São Pedro, em abril, e na programação do 16º Festival Palco Giratório, em maio. Em julho, cumpriu temporada no Teatro Renascença.

FICHA TÉCNICA:
O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III
Encenação: Luciano Alabarse
Atuação: Marcelo Ádams e Margarida Peixoto
Dramaturgia: Luciano Alabarse, Marcelo Ádams e Margarida Peixoto, a partir de A tragédia do rei Ricardo III, de William Shakespeare
Figurinos: Antonio Rabàdan
Cenografia: Luciano Alabarse
Iluminação: Maurício Moura E João Fraga
Trilha sonora pesquisada: Marcelo Ádams e Luciano Alabarse
Operação de sonoplastia: Luiz Manoel
Produção: Cia Teatro ao Quadrado e Luciano Alabarse
Produção executiva: Jaques Machado e Lincoln Camargo
Identidade visual: Dídi Jucá
Costureira: Maria José Leoni
Realização: Cia Teatro Ao Quadrado 20 Anos

CIA TEATRO AO QUADRADO
A Cia Teatro ao Quadrado tem como fundadores os artistas teatrais e professores de teatro Marcelo Ádams e Margarida Peixoto, e foi criada em 2002, em Porto Alegre/RS. Nesses 20 anos de atividades, divididas entre a criação de espetáculos teatrais e as oficinas de atuação, produziu dezenas de trabalhos cênicos. Os espetáculos da Cia Teatro ao Quadrado receberam vários prêmios nos âmbitos municipal, estadual e federal, como o Açorianos de Teatro, o Myriam Muniz/Funarte, o Petrobras/Circulação Nacional, o Prêmio de Montagem do Teatro de Arena/RS e o Fumproarte/Porto Alegre. Entre os trabalhos da companhia estão Os homens do triângulo rosa (2014), Artimanhas de Scapino (2012), A lição (2010), Mães & Sogras (2010), O médico à força (2008), Burgueses pequenos (2006), Goela abaixo ou Por que tu não bebes? (2005), Sofá, uma comédia picante (2005), Escola de mulheres (2004) e A secreta obscenidade de cada dia (2002).

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO – NOSSO RICARDO III
Dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro de 2022
De sextas a domingos, às 20h
Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico | Porto Alegre-RS  

INGRESSOS:
Antecipados, com taxa de conveniência, no SYMPLA (www.sympla.com.br )
R$ 60 (inteira)
R$ 30 (meia-entrada)

Descontos para idosos, estudantes, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda e doadores de sangue, conforme lei.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Alisson Haguiar Phernandes

PUBLICIDADE