Espetáculo musical baseado em texto de Isabel Allende traz representatividade ao palco ao destacar diversas culturas, músicas e línguas
Estreia na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, o espetáculo musical “Eva Luna – A Scheherazade das Américas”, da Cia Ópera Brasil, com direção artística de Yasmini Vargaz e direção musical de Felipe Wilke. Os ingressos já estão à venda (confira o “Serviço”).
“Eva Luna – A Scheherazade das Américas” é um espetáculo musical baseado na obra literária da escritora chilena Isabel Allende, que conta a história de Eva Luna, uma mulher sul-americana, filha de índio e órfã de mãe. Como uma Scheherazade latina, ela faz da arte de conviver com a diversidade e de contar histórias seu meio de sustento e de superar as dificuldades de uma América Latina pobre, miscigenada, discriminatória e machista. Protagonizado por Yasmini Vargaz no papel de Eva Luna, o espetáculo traz a cultura nômade em primeiro plano e aborda diversas culturas, músicas e línguas com as quais Eva convive.
O show Eva Luna conta e canta histórias em várias línguas e sotaques musicais diversos, partindo de um extremo sul onde o Brasil se confunde com a pátria do pampa e é, também, argentino, uruguaio, negro, indígena e cigano, até os limites da América Central que é caribenha e que tiene la sangre caliente. Indígena, urbana, cigana e essencialmente latina, Eva Luna ecoa os mouros em Portugal, castanholas de Espanha, tambores do Caribe em canções latinas e brasileiras, misturando esse universo de influências com o ar regional e brasileiro.
Com uma trupe de músicos diversa e representativa, Eva Luna é um verdadeiro show de diversidade e de amor à arte, que busca trazer um pouco da essência latina invisibilizada, indo na contramão das tendências de um mercado musical que privilegia o pop, o sertanejo universitário e a worldmusic.
SOBRE YASMINI VARGAZ
Yasmini Vargaz é doutoranda em Ópera pela UNIRIO. Mestre em Ópera e foi professora de canto da UFRJ. Venceu o Concurso para Jovens Cantores Líricos de São Paulo e cantou papéis como Hanna (A Viúva Alegre), Condessa (Le Nozze di Figaro), D. Anna e D. Elvira (Don Giovanni), Aminta (L’olimpiade) e Mimi (La Bohéme) em grandes casas de espetáculo do Brasil, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala Cecília Meireles. Estreou no Brasil “Les Voyage de L’Amour”, de Boismortier, a ópera “Atys”, de Lully, com o Centre de Musique Baroque de Versailles, sob a regência de Benoît Dratwicki (FRA), e a ópera “O Engenheiro”, de Tim Rescala, no Theatro São Pedro, na qual interpretou a Princesa Isabel, sob regência de Evandro Matté. Em 2021, recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Música de Melhor Intérprete e Melhor Álbum pelo espetáculo “Vientos de España”.
PUBLICIDADE
FICHA TÉCNICA:
Direção Artística, voz e castanholas: Yasmini Vargaz:
Direção Musical, violão, viola caipira, bandolim: Felipe Wilke:
Figurinos: Daniel Lion
Iluminação: Carol Zimmer
Cenografia: Éder Ramos
Produção: Fran Ziel
Letícia Arnold: Flauta, piano, trompete e sintetizadores
André Vicente: Acordeon e piano
Ismael Almeida: Contrabaixo elétrico e acústico
Pedro Matz: Bateria, percussão e Derbak
Vinícius Gonçalves: Bateria, percussão e moringa
SERVIÇO:
O Que: “Eva Luna – A Scheherazade das Américas”, espetáculo da Cia Ópera Brasil, com direção artística de Yasmini Vargaz e direção musical de Felipe Wilke
Onde: Teatro Bruno Kiefer, Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre-RS
Quando: Dia 31 de outubro de 2023, terça-feira, às 20h
Quanto: Ingressos entre R$ 80 e R$ 30,00, a venda pelo Sympla.
Link para compra de ingressos: https://www.sympla.com.br
Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu
PUBLICIDADE