Neste final de semana tem teatro de rua (9) e oficina (8) do Levanta Favela, no Bairro Pitinga, em Porto Alegre

Além da apresentação do espetáculo “Maria, Suas Filhas e Seus Filhos”, no domingo (09), o coletivo promove oficina teatral, no sábado (08), sempre com entrada franca

A esquina das ruas Armando Pedro da Rosa com a Walther Schneider, no bairro Pitinga, na Capital Gaúcha, será palco, neste domingo (9), às 16h, de mais uma apresentação do espetáculo de rua “Maria, Suas Filhas e Seus Filhos”, com o grupo Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA. No sábado (8), às 16h, no Salão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realiza-se a oficina de teatro de rua, com entrada franca. Interessados/as a partir de 13 anos podem se inscrever no local (confira endereço no “Serviço”).

As atividades integram o projeto Teatro de Rua Pra Resistir e Pra Lutar, do grupo Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta, realizado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Fumproarte). A iniciativa consiste de apresentações teatrais e oficinas de teatro de rua em seis diferentes bairros de Porto Alegre, entre março e abril. A próxima e última atividade se dará no Bairro Lami, nos dia 15 (oficina) e 16 de abril (apresentação).

Escrita e dirigida pelo grupo Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA…, o texto é baseado na peça “Maria e seus Cinco Filhos”, do dramaturgo catarinense João Siqueira. Com forte conteúdo de crítica social, a montagem busca promover reflexões sobre as desigualdades sociais e seu impacto no cotidiano das pessoas. No elenco, estão: Pâmela Bratz, Danielle Rosa, Ricardo Padilha, Merlin Morlos, Thomaz Rosa e Andrea Sparremberger.

O espetáculo teatral “Maria, Suas Filhas e Seus Filhos” é uma fábula brasileira moderna sobre a pobreza no Brasil. Maria foge do campo com suas filhas e seus filhos por não conseguir pagar o armazém e acaba trabalhando como lavadeira para sustentar a família, começando uma divertida história de sobrevivência no proletariado de Porto Alegre. A partir de um olhar socialista e libertário, cada uma das personagens aponta suas contradições e ideologias, questionando o sentido do êxodo rural, da marginalidade e da prostituição.

FICHA TÉCNICA:
“Maria, Suas Filhas e Seus Filhos”
Direção: Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA….
Texto: João Siqueira
Elenco: Pâmela Bratz, Danielle Rosa, Ricardo Padilha, Merlin Morlos, Thomaz Rosa, Andrea Sparremberger
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre e Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA….
Financiamento: Fumproarte | Secretaria Municipal da Cultura | Prefeitura de Porto Alegre
Apoio: TVE – FM Cultura, Usina das Artes

Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Fumproarte).

REDES SOCIAIS DO GRUPO:
https://www.instagram.com/levantafavela
https://www.facebook.com/cambada.levanta

SERVIÇO 1:
O Quê: Espetáculo teatral “Maria, Suas Filhas e Seus Filhos”, com a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA….
Quando: Dia 09 de abril de 2023, domingo, às 16h.
Onde: Rua Armando Pedro da Rosa esquina com Walther Schneider, Bairro Pitinga, Porto Alegre-RS
Quanto: Gratuito,
Classificação etária: Livre
Duração: 70 minutos

SERVIÇO 2:
O Quê: Oficina de Teatro de Rua com a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA….
Quando: Dia 08 de abril de 2023, sábado, das 14h às 17h.
Onde: No Salão do SCFV, Rua Armando Pedro da Rosa, 221, Bairro Pitinga, Porto Alegre-RS
Quanto: Gratuito

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Ramiro Sanchez

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Silvia Abreu e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.