Em sua 10ª edição, o FESTIA celebra sua trajetória de sucesso e reafirma o hibridismo de linguagens

De 22 a 31/10, o Grupo TIA realiza seu tradicional Festival Internacional de Teatro em Canoas, com diversas atividades gratuitas e em ambiente híbrido

Uma intensa programação vai marcar o 10° Festival Internacional de Teatro em Canoas – FESTIA, que se realiza de 22 a 31 de outubro, no município da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mesmo com as limitações ditadas pelo momento pandêmico, o evento resiste com uma programação diversa, oferecendo atrações de teatro, música, performances, workshops, bate-papos, seminário, lançamento de documentário, que ocorrerão em formato híbrido e com acesso gratuito.

Com o tema “Cultura Resiste: hibridismo e trajetória”, o Grupo TIA, realizador do projeto, destaca eixos estruturantes do festival, que se mantém há uma década buscando mostrar o que há de emergente na cena nacional e internacional. Nesta edição, são 20 os grupos e companhias convidadas, representando os estados de São Paulo, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e países como o Uruguai, Peru e Argentina.

PUBLICIDADE

Entre os grupos elencados, estão: Cia Khaos Cênica, Coletivo Panapaná, Coletivo Poetas Vivos, Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, Grupo Skatá, Grupo TIA e o Laboratório-Escola de Arte Popular.

Coletivo Poetas Vivos participa da abertura do festival. Crédito Diego Sen

A abertura oficial, no dia 22, às 20h, será marcada pela exibição do vídeo documentário “FESTIA 10 Anos”, dirigido por Renato Chama (Chama Vídeo Independente) sobre a história do festival. A noite encerra em clima de festa e reflexão, com o show performático e musical a cargo do Coletivo Poetas Vivos. A transmissão é online no canal do YouTube do FESTIA.

Na programação, está o projeto “Trajetos Sonoros”, performances sonoras estruturadas em um carro de som, utilizando como base os poemas do artista Elton Manganelli (1948-2021), falecido em agosto deste ano, como forma de homenagear o cenógrafo, desenhista, escultor, pintor e professor gaúcho. A atividade, que ocorrerá entre os dias 25 a 29/10, terá como trajeto cinco bairros da periferia da cidade, reforçando a descentralização de atividades dentro do festival de forma segura em relação à pandemia de Covid e suas variantes.

PUBLICIDADE

Uma das novidades do FESTIA é o Seminário “Festivais de Grupos de Teatro” (25, 26), que visa à reflexão e à tomada de estratégia para um segmento específico, dentro do abrangente panorama dos festivais organizados por grupos de teatro.

Nessa primeira edição, serão dois encontros com a representação de coordenadores de importantes festivais do RS, SP, CE, MT e RO, que serão convidados a refletir e idealizar aspectos pertinentes desses formatos de festivais, suas possibilidades de fomento e seu papel na sociedade.

O Festival também oferece momento de trocas. Assim, o bate-papo “10 anos de FESTIA” (27) vai propiciar o encontro com artistas de SP, PR e Uruguai, que participaram de outras edições, ao longo dos 10 anos do festival. O objetivo é fazer esse apanhado histórico e debater sobre suas vivências no FESTIA.

PUBLICIDADE

Nestes 10 anos de (r)existência, o FESTIA foi palco de debates que foram decisivos para a mudança do panorama cultural em Canoas. Por isso, o bate-papo “Caminhos de Resistência Cultural” (28) vai apontar proposições sobre políticas públicas para as artes da cidade de Canoas, promovendo um intercâmbio de ideias com representantes do Conselho de Cultura da cidade e do Estado e do Colegiado Setorial de Teatro e Circo de Canoas.

O Festival acompanhou e participou de muitas mudanças ao longo de sua década”, aponta o coordenador geral e curador do FESTIA, o ator e diretor Marcelo Militão.

Vimos o nascimento de grupos culturais, as trocas de gestões da Prefeitura, a construção do Conselho de Cultura, o surgimento do primeiro teatro na cidade, as construções de espaços culturais, as reformas de espaços públicos, a reafirmação do Teatro de Rua na cidade, a constituição do FESTIA como lei no calendário municipal, a vinda de artistas e grupos pela primeira vez à cidade e de grupos estrangeiros pela primeira vez no País, a potência surpreendente dos artistas locais, perdas de amigos e parceiros queridos e a consagração de muitos laços de companheirismos”, avalia.

PUBLICIDADE

Segundo Marcelo Militão, a construção de uma relação descentralizada na difusão da programação e a camaradagem que se criou com as comunidades foram o combustível que não deixou que o projeto esmorecesse.

Formação

As oficinas são, também, ponto alto na programação, por propiciarem momentos de intenso aprendizado. Nessa atividade, o FESTIA vai receber grupos internacionais compostos por grandes mestres com 30, 45 e 50 anos de trajetória compartilhando seus saberes e suas experiências na área do teatro, da palhaçaria e dos bonecos. São eles: Augusto Casafranca do Peru, Fernando Chacovachi da Argentina e Javier Perazza do Uruguai.

PUBLICIDADE

A escritora Rosane Castro (Gravataí-RS), autora de 12 títulos voltados à literatura para infância, também integra a programação, participando com suas apreciadas e envolventes contações de histórias. Nesta edição, dentro do Sesc Mais Leitura, ela apresenta “Vozes da África: O Cavalo da Palavra” (confira detalhes no “Serviço”).

E como todo festival que se preze tem homenagem, não seria diferente com o FESTIA. Neste ano, o Troféu Gato Preto será oferecido ao Laboratório-Escola de Arte Popular (Canoas), que há nove edições participa da programação do projeto.

O Laboratório-Escola de Arte Popular é um espaço híbrido, itinerante, descentralizado, físico e digital de desenvolvimento humano, montado por artistas e educadores na cidade de Canoas. Tem como objetivo oferecer uma intensa experienciação artistico-cultural, de modo transdisciplinar, tomando as artes como ponto de partida para o (re)descobrimento e para a (des)construção do corpo como principal fonte de conhecimento cultural, social, político, sensível e criativo.

PUBLICIDADE

O Laboratório-Escola de Arte Popular. Crédito Marília Dias

Hoje é constituído legalmente como uma ONG que luta pelo acesso livre e gratuito da Arte, Cultura e Educação para todas as pessoas.

Sobre o FESTIA

O FESTIA é o único festival de teatro realizado na cidade de Canoas, município com o maior PIB da região e a quarta maior população do Rio Grande do Sul, com mais de 350.000 habitantes. Com a realização do Festival, o Grupo TIA reforça o seu compromisso de fomentar a cultura, contribuir para o fortalecimento de grupos e coletivos culturais, bem para a formação de plateia, a inclusão e a acessibilidade.

PUBLICIDADE

O Grupo TIA (Teatro-Ideia-Ação) que nesse ano completa 17 anos de atuação artística tem como proposta um teatro popular e de intervenção social. Uma de suas características mais marcantes é a itinerância, que permite com que o trabalho artístico do grupo seja levado para os mais diferentes lugares do País.

Grupo TIA é um das atrações. Crédito: Tiemy Saito

O FESTIA é realizado, ininterruptamente, há 10 edições. Somente em 2020 o festival foi interrompido devido à pandemia do Covid-19. Já passaram pelo festival, mais de 100 grupos, 120 espetáculos, 70 atividades formativas envolvendo 15 estados e 08 países, para um público superior a 100 mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO:

PUBLICIDADE

22/10 – SEXTA-FEIRA

20h – Abertura: Apresentação do documentário FESTIA – 10 anos

20h30min – Coletivo Poetas Vivos – Porto Alegre – Show Poético-Musical

PUBLICIDADE

Online no canal do YouTube do FESTIA

23/10 – SÁBADO

15h – Grupo TIA – Canoas

PUBLICIDADE

Espetáculo Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética

Local: Rua das Torres B, Nº 440 – Bairro Fátima

24/10 – DOMINGO

PUBLICIDADE

19h – Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar -Canoas

Espetáculo: Exposição A Última Invenção

Online no canal do YouTube do FESTIA

PUBLICIDADE

25/10 – SEGUNDA-FEIRA

9h30min às 12h – Oficina “Guia do Palhaço de Rua”, com Fernando Chacovachi, da Escola Internacional de Palhaços e Artistas de Rua (Argentina)

Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6

PUBLICIDADE

10h às 11h – Contação de História com Rosane Castro – Gravataí. Sesc Mais Leitura. Vozes da África: O Cavalo da Palavra

Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: [email protected]

14h às 15h – Contação de História com Rosane Castro – Gravataí, Sesc Mais Leitura. Vozes da África: O Cavalo da Palavra

PUBLICIDADE

Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: [email protected]

16h – Trajetos Sonoros – Bairro Guajuviras

19h às 21h – Seminário: Festivais de Grupos de Teatro

PUBLICIDADE

Tema: “Organização e Possibilidades dos Festivais de Grupos de Teatro no Brasil”. Participação de Selma Pavanelli, do Festival Palhaçaí – Circo e Teatro (RO); Robson Cavalcante, do Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas (CE); Hamilton Leite, da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre e do Encontro Nacional de Teatro de Rua (RS).

26/10 – TERÇA-FEIRA

9h às 12h – Oficina PUKLLAY: “Teatralidades Andinas, Memória e Subversão”, com Augusto Casafranca, do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru)

PUBLICIDADE

Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6

10h às 11h – Contação de História com Rosane Castro (Gravataí), dentro do projeto Sesc Mais Leitura Vozes da África: O Cavalo da Palavra

Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: [email protected]

PUBLICIDADE

14h às 15h – Contação de História com Rosane Castro (Gravataí), dentro do projeto Sesc Mais Leitura Vozes da África: O Cavalo da Palavra

Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: [email protected]

16h – Trajetos Sonoros – Bairro Mathias Velho

PUBLICIDADE

19h às 21h – Seminário: “Peculiaridade e Potência dos Festivais de Grupos de Teatro no Brasil”. Participação de Tânia Farias, do Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem (RS); Edson Paulo, da Mostra de Teatro de São Miguel Paulista (SP); Jefferson Jarcem, do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua (MT).

27/10 – QUARTA-FEIRA

9h às 12h – Oficina de Teatro PUKLLAY: “Teatralidades Andinas, Memória e Subversão”, com Augusto Casafranca, do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru)

PUBLICIDADE

Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6

16h – Trajetos Sonoros – Bairro Rio Branco

19h às 21h – Bate-papo – “10 Anos de FESTIA”. Participação de César Ramirez e Belén Assandri, do Grupo Tormenta de Lagartos (Uruguai); Tiago Munhoz, do Grupo Rosa dos Ventos (SP); Rachel Coelho, da Produtora 2 Coelhos Comunicação e Cultura (PR).

PUBLICIDADE

28/10- QUINTA-FEIRA

10h às 12h – Oficina de Manipulação de Bonecos de Luva, com Javier Peraza, pela Cia. Títeres Cachiporra (Uruguai)

Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6

PUBLICIDADE

16h – Trajetos Sonoros – Bairro Niterói

19h às 21h – Bate-papo “Caminhos de Resistência Cultural”. Participação de Leandro Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (RS); Gabriel Gonçalves, Coordenador do Colegiado Setorial do Teatro e Circo de Canoas (RS); Michele Rolim, Conselheira Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul do segmento Artes Cênicas (POA/RS).

29/10 – SEXTA-FEIRA

PUBLICIDADE

10h às 12h – Oficina de Manipulação de Bonecos de Luva, com Javier Peraza, da Cia. Títeres Cachiporra – Uruguai

Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6

16h – Trajetos Sonoros – Bairro Mato Grande

PUBLICIDADE

19h – Cia KHAOS Cênica – Canoas

Espetáculo Vapor Barato

30/10 – SÁBADO

PUBLICIDADE

19h – Coletivo Panapaná – Canoas

Espetáculo “Mulheres que Inspiram”, com Maria da Penha

19h30min – Grupo Skatá – Canoas

PUBLICIDADE

Espetáculo “Nós Entre Nós” | Ato IV – Censurados

31/10 – DOMINGO

19h – HOMENAGEM ao Laboratório-Escola de Arte Popular (Canoas)

PUBLICIDADE

19h30min – Laboratório-Escola de Arte Popular – Canoas

Espetáculo “Escorre”

Acompanhe e saiba mais sobre a programação: https://linktr.ee/festivalfestia

PUBLICIDADE

Acesse o formulário para inscrição às oficinas: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6

Canais de Comunicação 10° FESTIA:

https://festivalfestia.wordpress.com
https://www.youtube.com/channel/UCP7imOAGkueritrQs1UMB5g
https://www.instagram.com/festivalfestia/
https://www.facebook.com/festivalfestia
[email protected]

PUBLICIDADE

10º FESTIA – FICHA TÉCNICA

Coordenação geral e curadoria: Marcelo Militão
Coordenação de produção: Mariana Abreu
Apoio Coordenação de produção: Mário Ferrolho
Assessoria de imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Social Media: Wender Zanon
Design Gráfico: Priscila Maciel
Captação fotográfica e audiovisual: Renato Souza
Vídeos de divulgação: Chama Vídeo Independente
Responsável técnico: Leandro Miranda

Apoio: TVE, Rádio FM Cultura, Sesc Canoas, SMC/Prefeitura de Canoas-RS
Promoção: Grupo RBS
Realização: Grupo TIA

PUBLICIDADE

SERVIÇO:

O Quê: 10º Festival Internacional de Teatro em Canoas – FESTIA
Quando: De 22 a 31 de outubro de 2021
Onde: Canoas-RS
Quanto: Entrada franca
Classificação etária: livre
Atividades formativas: a partir de 14 anos

PUBLICIDADE