Exposição de José Spaniol segue em cartaz no V744atelier em Porto Alegre

Na exposição “Sem peso & Cem medidas”, o artista faz uma mostra de caráter retrospectivo da carreira e destaca esculturas e instalações que marcam sua reconhecida trajetória artística

Segue em cartaz até o dia 28 de abril no V744atelier a exposição intitulada “Sem peso & Cem medidas”, do artista plástico José Spaniol. A visitação pode ser feita de quartas a sextas das 14h às 17h, na Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre. Outros horários são possíveis, mediante agendamento (mais informações no “Serviço”). A entrada é franca.

Com um caráter retrospectivo, “Sem peso & Cem medidas” estabelece um paradoxo em relação à situação dos objetos. “Sem peso” remete a uma ausência e a falta de gravidade, “Cem medidas” fornece uma ideia de contagem, de quantidade, de aferição, precisão. É, segundo seu autor, uma ironia, pois, ao contrário do que o título sugere, as obras expostas estão escoradas, em suspensão, num aparente equilíbrio.

Pintor, escultor e professor de artes visuais, o gaúcho José Spaniol vive e trabalha em São Paulo, período no qual consolidou sua trajetória de invejável fatura estética. Desde o início de sua carreira, na década de 1980, suas pinturas já apontavam para um desdobramento espacial, trocando a tela por um conjunto de ripas alinhadas, criando ritmos na horizontal e vertical. Já na década de 1990, as obras escultóricas, remetem a objetos simples e cotidianos, como peças de mobiliário, cadeiras que são espelhadas pelo espaldar se desdobram no espaço. Na atual década, a investigação se intensifica com questões que passam a surgir do próprio trabalho, reaparecendo por um novo ponto de vista. Independente do lugar, as esculturas e as instalações do artista carregam de poética o espaço onde se encontram.

PUBLICIDADE

Segundo Spaniol, “Sem peso & Cem medidas” pode ser definida como uma exposição de caráter retrospectivo, pois reúne trabalhos de épocas diferentes de sua trajetória, porém, com um novo encadeamento. Agrupadas em torno de cinco séries, as obras apresentam um recorte plural de sua produção ao longo dos últimos 20 anos, que ocupou espaços importantes no Brasil e no Exterior, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2019), o Espazo de Intervención Cultural da Universidade da Coruña, Espanha (2020), entre outros.

Em suspensão

A primeira série é “Clash!” (2022), que consiste em uma mesa em ardósia sobre a qual estão dispostas outras obras referenciais: as cadeiras são da série “O Descanso da Sala” (2005/2006); a embarcação suspensa por hastes de alumínio e o “O Barco Torcido”, pertencem à série Tiamm Schuoomm Clash!, apresentada pela primeira vez no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2016.

PUBLICIDADE

A segunda série, posicionada ao centro do espaço expositivo, é “Balança”, em que se vê dois objetos de forma esférica em relação a um conjunto de livros, suspensos por um cabo de aço preso a um travessão. Nas paredes, está a terceira série de desenhos feitos com tinta permanente prata, denominada “Rima”. A quarta série – “Grades” -, também em bronze e espuma sintética, está afixada em uma das paredes do V744atelier. Em “Firmamento”, nome da quinta série, o artista apresenta um conjunto de atlas (publicação constituída por uma coleção de mapas ou de cartas geográficas) suspensos, escorados por bambus, em uma referência explícita ao titã Atlas, figura mitológica que sustentava o mundo nas costas.

“A suspensão, o equilíbrio e a sustentação, o espelhamento, a força, o peso versus contrapeso e a leveza são questões que permeiam o percurso poético do artista José Spaniol (…)”, observa Niura Legramante. “(…) apesar de evocar uma grandeza de dimensões, não é o que acontece com escala dos trabalhos apresentados, de caráter minimalistas, dotados de econômicos e elegantes cromatismos e que obedecem a um rigoroso acabamento formal.

Sobre o artista

PUBLICIDADE

José Paiani Spaniol (São Luiz Gonzaga, RS, Brasil, 1960) é artista plástico e professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em São Paulo. De 1990 a 1993, estudou na Academia de Artes de Düsseldorf na Alemanha, como bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. É doutor em artes pela ECA-USP. No início da carreira, o artista utiliza objetos cotidianos, como portões, balões ou cartazes de rua, e estabelece uma troca entre a função utilitária e a poética. Desde os anos 1990, explora a relação entre suas obras com arquitetura e espaços expositivos.

Entre suas recentes exposições, destacam-se: As Mais Altas Torres Começam no Solo, curadoria Fernando Mota, DAN Contemporânea (2022); Rausch der Bilder, Die Sammlung Chagas Freitas, Kunst aus der DDR und ihre Reise nach Brasilien; Brandenburgischen Landesmuseum für Moderne Kunst, Dieselkraftwerk Cottbus, Alemanha (2021); Un lugar común. Derivas do deseño e da arte contemporánea, curadoria David Barro; NORMAL – Espazo de Intervención Cultural, Universidade da Coruña, Espanha (2020); Ascenções e Firmamento, exposição individual na FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro, Itu/SP (2019); Bienal de Arte de Coimbra, Ano Zero – A terceira Margem, Portugal, curadoria de Agnaldo Farias (2019); TIUMMMMTICHAMM, exposição individual na DAN Galeria São Paulo (2018).

Sobre o V744atelier

PUBLICIDADE

Idealizado pela artista visual Vilma Sonaglio, o V744atelier é um local para criar e expor arte contemporânea. Abriga exposições de artistas convidados, mas também aceita propostas de criadores que estejam desenvolvendo sua pesquisa e produção em todas as linguagens na arte contemporânea. Inaugurado em 18 de setembro de 2021, com a exposição “ViCeVeRSa…pode não ser o que é”, de Sonaglio, o Atelier já sediou a exposição “Paisagem sem Volta”, de André Venzon e Igor Sperotto (19/12/21 a 25/02/22), “Beabá”, de Maria Paula Recena e Marcos Sari (12/03/22 a 28/04/22), “C+asa”, de Marcelo Silveira (14/05 a 22/07/22); “Tripadeiras”, de Téti Waldraff e “Desvio/Provas”, de Helena Martins-Costa (05/11/22 a 09/02/23). “Sem peso e Cem medidas”, de José Spaniol, é a sétima mostra do espaço expositivo.

Em seu segundo ano de atividades ininterruptas, o V744atelier vem se consolidando como um local para criar e expor arte contemporânea. A cada exposição, um novo desafio é proposto ao público, que é convidado a pensar e a refletir, seja apreciando as obras, seja participando das tradicionais ”Conversa com o Artista”, encontros que cada vez mais ganham apreciadores desejosos de conhecer mais sobre o artista e seus processos criativos. Nesta exposição a conversa com o artista será uma palestra on-line, através de um convênio entre o PPGAVufrgs, UNESP e V744atelier.

Acesse e curta os canais de comunicação do V744 Atelier:
https://www.instagram.com/v744atelier
https://www.facebook.com/vilma.sonaglio
https://www.instagram.com/vilmasonaglio

PUBLICIDADE

Acesse e curta os canais de comunicação de José Spaniol:
https://www.instagram.com/jose_spaniol
https://www.jspaniol.com

SERVIÇO:
O Quê: “Sem peso & Cem medidas”. Exposição de esculturas e instalações de José Spaniol
Onde: V744 Atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, Porto Alegre-RS
Quando: Visitação de quartas a sextas das 14h às 17h, até 28 de abril de 2023. Outros horários, mediante agendamento
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: 12 anos
Recomenda-se o uso de máscara e álcool em gel à disposição

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE