Últimos dias para visitar exposição de Tomie Ohtake e mural de Talita Hoffmann no Instituto Ling

Duas exibições de arte estão em cartaz pelos últimos dias no Instituto Ling. Até o dia 25 de fevereiro (exceto nesta segunda e terça-feira de Carnaval), é possível visitar gratuitamentedas 10h30 às 20h, a mostra Tomie Ohtake: seis décadas de pintura e a intervenção artística inédita feita pela artista Talita Hoffmann para uma das paredes do centro cultural

A exposição na galeria reúne obras da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015), reconhecida como uma das principais expoentes do abstracionismo. São 12 trabalhos em óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas entre 1967 e 2013. A exibição é fruto de uma parceria entre o Instituto Ling com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo, e o Studio Prestes, de Porto Alegre. Antes ou após a visitação, o público pode aproveitar para assistir, no canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural), um bate-papo sobre o legado da família Ohtake, com participação do arquiteto e urbanista Rodrigo Ohtake, do curador da mostra Cézar Prestes e do diretor da galeria Almeida & Dale Carlos Dale, com mediação da jornalista Eleone Prestes.

Já o mural de Talita faz parte do projeto Ling Apresenta e tem curadoria de Luísa Kiefer. Desenvolvida em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, a obra une o design gráfico, a ilustração e a pintura. Foi criada a partir de sobreposições de fotos do prédio do Instituto Ling feitas pelo público, utilizando a linguagem vetorial e elementos da colagem e da serigrafia para apresentar diferentes planos e perspectivas. Os bastidores da produção, que levou cinco dias para ser produzida, puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo local em novembro de 2023 e foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling. 

Mural de Talita Hoffmann no Instituto Ling
Crédito da foto: Carlos Stein/ VivaFoto

SERVIÇO
Exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura
Artista: Tomie Ohtake
Curadoria: Cézar Prestes

Ling Apresenta: Talita Hoffmann, com intervenção artística inédita

Artista: Talita Hoffmann
Curadoria: Luísa Kiefer

Período de visitação: até 25 de fevereiro, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h (exceto na segunda e terça-feira de Carnaval)
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Fotos:
Fábio Del Re/VivaFoto
Carlos Stein/VivaFoto

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Exposição, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.