Marina Camargo inaugura a exposição A Certa Sombra no Instituto Ling

Abertura da mostra ocorre no dia 1º de julho, sábado, às 18h, com bate-papo entre a artista e o curador Paulo Miyada, e uma performance musical do multi-instrumentista Marcelo Cabral, com temas compostos a partir da interpretação da obra Songlines, de Marina

Artista natural de Maceió, Marina Camargo inaugura em Porto Alegre, sua principal cidade de formação, a mostra individual A Certa Sombra. Sob a curadoria de Paulo Miyada, a exposição reúne trabalhos produzidos pela brasileira nos últimos quatro anos, todos inéditos na capital gaúcha, incluindo obras criadas especialmente para a exibição no Instituto Ling. São pinturas, desenhos e esculturas, desenvolvidos com materiais como latão, madeira, acetato e borracha, além de vídeos e uma performance, que exploram relações e pensamentos sobre espaços e lugares, através de representações cartográficas.

Temática fundamental para o pensamento da artista, a relação com os espaços aparece de diferentes formas em suas obras, sendo trabalhada em mapas com intervenções, distorções e apagamentos, como em Fluxos (2023), composta por duas séries, com 18 quadros cada, com pinturas sobre páginas de Atlas antigos, que serão exibidas na galeria do centro cultural.

Outro destaque da mostra é a obra Songlines (2019-2021), com partituras sonoras formadas por desenhos das fronteiras políticas entre os países de diversos continentes. Na abertura da exposição, no dia 1º de julhosábado, às 18h, haverá uma performance musical ao vivo do multi-instrumentista Marcelo Cabral, com temas compostos a partir da interpretação de Songlines. Após a apresentação, haverá um bate-papo entre a artista e o curador, comentando a exposição com o público. O evento é gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br.

PUBLICIDADE

A exibição poderá ser conferida até o dia 23 de setembro, com visitas livres de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h, com entrada franca, e a possibilidade de visitas com mediação para grupos, com agendamento sem custo pelo site do centro cultural.

A mostra tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens.

Obra inédita Fluxos, parte de uma série com 36 pinturas sobre mapas, criadas especialmente para a exposição no Instituto Ling
Crédito da foto: Marina Camargo

Marina Camargo é artista visual nascida em Maceió, no Alagoas. Sua formação ocorreu principalmente em Porto Alegre, onde estudou Artes Visuais no Instituto de Artes (UFRGS), concluindo bacharelado e mestrado. Entre 2003 e 2004, estudou Cultura Visual na Universitat de Barcelona, na Espanha. Em 2010, recebeu uma bolsa do DAAD para estudar na Akademie der Bildenden Künste, em Munique, na Alemanha, posteriormente concluindo seus estudos na instituição. Participou de exposições coletivas e individuais em importantes instituições no Brasil e no exterior. Atualmente, reside entre Porto Alegre e capital alemã, Berlim. 

PUBLICIDADE

Paulo Miyada é curador e pesquisador de arte contemporânea. Possui mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, onde também foi graduado. É curador chefe do Instituto Tomie Ohtake, desde 2015, e curador adjunto do Centre Pompidou, desde 2021. Foi curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo (2019-2021) e do 34º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (2015). Entre suas curadorias, destacam-se AI-5 50 Anos – Ainda não terminou de acabar (2018) e Anna Maria Maiolino – PSSSIIIUUU… (2022).

Marcelo Cabral é músico multi-instrumentista, produtor e diretor musical, arranjador e compositor alagoano radicado em São Paulo. Toca contrabaixo acústico e elétrico, violão de sete cordas, guitarra e sintetizador. Estudou na Escola Groove, onde também lecionou, e com o contrabaixista Thibault Dêlors, ex-integrante da Ópera de Paris. Colaborou com vários artistas importantes da cena nacional e internacional, incluindo Criolo, Juçara Marçal, Thiago França, entre outros. Também acompanha as bandas Passo Torto, vencedora do 23º e 25º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo, e Metá Metá, além de ter gravado e acompanhado os músicos africanos Tony Allen e Mulatu Astatke.

SERVIÇO
Exposição A Certa Sombra
Artista: Marina Camargo
Curadoria: Paulo Miyada
Período de visitação: de 1º de julho a 23 de setembro, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

PUBLICIDADE

Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Dia 1º de julho, sábado, às 18h
Performance musical com o multi-instrumentista Marcelo Cabral, seguida de bate-papo entre a artista Marina Camargo e o curador da exposição, Paulo Miyada
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Informações úteis

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Crédito da foto:
Marina Camargo

PUBLICIDADE