Últimos dias para visitar exposição de Tomie Ohtake e mural de Talita Hoffmann no Instituto Ling

Duas exibições de arte estão em cartaz pelos últimos dias no Instituto Ling. Até o dia 25 de fevereiro (exceto nesta segunda e terça-feira de Carnaval), é possível visitar gratuitamentedas 10h30 às 20h, a mostra Tomie Ohtake: seis décadas de pintura e a intervenção artística inédita feita pela artista Talita Hoffmann para uma das paredes do centro cultural

A exposição na galeria reúne obras da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015), reconhecida como uma das principais expoentes do abstracionismo. São 12 trabalhos em óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas entre 1967 e 2013. A exibição é fruto de uma parceria entre o Instituto Ling com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo, e o Studio Prestes, de Porto Alegre. Antes ou após a visitação, o público pode aproveitar para assistir, no canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural), um bate-papo sobre o legado da família Ohtake, com participação do arquiteto e urbanista Rodrigo Ohtake, do curador da mostra Cézar Prestes e do diretor da galeria Almeida & Dale Carlos Dale, com mediação da jornalista Eleone Prestes.

Já o mural de Talita faz parte do projeto Ling Apresenta e tem curadoria de Luísa Kiefer. Desenvolvida em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, a obra une o design gráfico, a ilustração e a pintura. Foi criada a partir de sobreposições de fotos do prédio do Instituto Ling feitas pelo público, utilizando a linguagem vetorial e elementos da colagem e da serigrafia para apresentar diferentes planos e perspectivas. Os bastidores da produção, que levou cinco dias para ser produzida, puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo local em novembro de 2023 e foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling. 

Mural de Talita Hoffmann no Instituto Ling
Crédito da foto: Carlos Stein/ VivaFoto

SERVIÇO
Exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura
Artista: Tomie Ohtake
Curadoria: Cézar Prestes

Ling Apresenta: Talita Hoffmann, com intervenção artística inédita

Artista: Talita Hoffmann
Curadoria: Luísa Kiefer

PUBLICIDADE

Período de visitação: até 25 de fevereiro, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h (exceto na segunda e terça-feira de Carnaval)
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Fotos:
Fábio Del Re/VivaFoto
Carlos Stein/VivaFoto

PUBLICIDADE