Caio na Memória Viva, projeto que joga luz sobre Caio Fernando Abreu e sua obra, estreia dia 20 de outubro e terá ações virtuais e presenciais

Com um site inovador, sarau online com artistas e amigos do escritor e uma ação com visitas guiadas à cidade natal, Santiago, o projeto homenageia o escritor e sua trajetória

O Brasil inteiro conhece Caio Fernando Abreu e sua obra fundamental para a literatura brasileira. Embora Porto Alegre tenha demolido recentemente a casa onde o escritor morou boa parte de sua vida, Caio insiste em flanar por aí, nas ruas do Menino Deus, nas avenidas movimentadas de São Paulo e em cada recanto do Brasil e do mundo. Sua obra, mais viva que nunca, recebe homenagens, projetos, visitas e a dedicação de pessoas que compreendem a grandeza desse escritor. Assim será o projeto Caio na Memória Viva, que o homenageia e valoriza o patrimônio material dos Caminhos da Poesia em Santiago, e imaterial de sua obraContemplado no edital FAC Patrimônio, financiado pelo Pró-Cultura da SEDAC / Governo do Estado do RS, este projeto sensível e inovador será lançado dia 20 de outubro e prevê ações virtuais e presenciais.

Idealizado e posto em prática por produtores e artistas, tem em sua equipe Cristiane Cubas, Ivana Dalle Molle e Rodrigo Neres – na idealização e execução do projeto -, e a participação especial de Marcos Breda e Luis Artur Nunes. Caio na Memória Viva conta com apoio cultural da Associação Amigos do Caio Fernando Abreu – AACF que trabalha há mais de 12 anos em prol da memória do escritor e que fornecerá materiais ao site, averiguações sobre as obras e parcerias junto ao projeto. “Preservar, valorizar e cuidar do patrimônio material, imaterial e das pessoas que a representam é reconhecer a memória viva, a diversidade das identidades culturais e os acontecimentos que constituem a nossa história. A pedagogia patrimonial une educação, arte e cultura, enquanto a cultura fortalece a identidade; a arte educa a sensibilidade e a educação constrói o conhecimento. Esses são os pilares essenciais de memória de um povo que agregam valores humanitários necessários para uma sociedade mais justa, mais cuidadora e mais respeitosa. Trabalhar com patrimônio material e imaterial é respeitar todas as formas de existência e mostrar o seu valor” afirma a proponente Cristiane Cubas.

O projeto se desdobra em três frentes: o site Caio F. Entre Nós; o sarau virtual Caio F. Entre Nós, dia 20 de outubro,que marca o lançamento do site e do projeto como um todo; eo evento 24h de Caio na Cultura, dia 5 de novembro, uma caminhada pelos Caminhos da Poesia na cidade de Santiago (RS), cidade natal do escritor, onde o público será convidado para trilha cultural com visita guiada e apresentação em formato pocket do espetáculo ReliCÁrIO. Importantes espaços estão no roteiro da caminhada: Estação Conhecimento, Rua dos Poetas, Praça Moysés Viana, Memorial da Poesia Contemporânea e Espaço Cultural Strazzabosco, que serão visitados pelo público juntamente com artistas locais, professores e amigos de Caio F. Esta ação, além de difundir e homenagear a obra de Caio, fortalece o patrimônio e a identidade cultural deste município, berço de outros artistas importantes para o legado cultural do país, como Hermes Bernardi Jr., Túlio Piva e Aureliano de Figueiredo Pinto.

Para o lançamento do site, o projeto reunirá alguns artistas e amigos bem próximos de Caio no sarau virtual Caio F. Entre Nós: Amanda Costa, Deborah Finocchiaro , Natália Lag, Grace Gianoukas, Thedy Correa, Roberto Camargo, e as participações especiais de Arthur de Faria e Suzana Saldanha, que lerão trechos de Caio e falarão sobre o artista e sua obra. “O site será completo e bastante inovador, com uma nuvem de amigos conectando-se ao Caio, uma visita virtual por pontos patrimoniais da cidade de Santiago que marcam a obra de Caio, além de fotografias, depoimentos e cartas. O projeto busca modernizar o Memorial da Poesia Contemporânea, naquela cidade, onde há salas temáticas divididas pela linha do tempo das obras do autor”, afirmam Ivana e Rodrigo.

Premiado com quatro Jabutis de literatura e o prêmio Moliere de Teatro, este dividido com o diretor Luis Arthur Nunes, Caio F. foi um grande observador da alma humana e, mesmo após 26 anos de sua partida se mantém atual, publicado e estudado. É unanimidade entre estudiosos da moderna literatura nacional. Representante da contracultura, foi jornalista, dramaturgo e escritor, apontado como expoente de sua geração. Sua obra é escrita num estilo econômico e bem pessoal. Por meio de situações cotidianas, contestou valores da sociedade e falou sobre assuntos que até hoje são tabus, como aids, homossexualidade e espiritualidade. Traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e holandês, sua obra segue conquistando uma legião de leitores, principalmente entre os jovens. Suas frases e pensamentos são constantemente compartilhados nas redes sociais pelo público que reconhece a contemporaneidade de sua obra, cada vez mais valorizada popularmente, estudada na academia, encenada nos palcos e tematizada no cinema. Caio Fernando Abreu alcança imenso público em todos os continentes, atestando sua importância para este momento social, cultural e político.

CAIO NA MEMÓRIA VIVA – projeto cultural em homenagem a Caio Fernando Abreu
Dia 20 de outubro de 2022
Caio F. Entre Nós – Lançamento do site
Sarau Caio F. Entre Nós, com Marcos Breda, Natália Lage, Deborah Finocchiaro e Amanda Costa, entre outros

Dia 05 de novembro de 2022
24h de Caio na Cultura – ações e visitas guiadas na cidade natal do artista, Santiago
Os eventos têm entrada franca e aberta a qualquer pessoa

Realização: Mostra Artística Cabaré do Verbo
Correalização: Rodi Confabulações e Caio Entre Nós
Identidade visual e design gráfico: Studio Visto / @studiovisto
Webdesign: CASAzeroCINCO
Apoio cultural:  Associação Amigos do Caio Fernando Abreu – AACF
Parceiros: Casa do Poeta Santiaguense, Secretaria Municipal de Cultura de Santiago e Espaço Cultural Strazabosco

O projeto Caio na Memória Viva está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

REDES SOCIAIS DO PROJETO:
Instagram: https://instagram.com/caiofentrenos
Facebook: https://facebook.com/caiofentrenos
Site Oficial: https://www.caiofentrenos.com.br

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Adriana Franciosi e Juvenal Pereira

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Cultura e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.