Eurico Salis lança seu novo livro, Retratos Gaúchos – Olhares Inesperados, dia 17 de outubro no Instituto Caldeira

Com ampla programação formativa, que inclui oficinas e palestra, o lançamento conta também com uma exposição de fotografias mostrando o processo do trabalho ao longo de 2022

Uma série de eventos marcam o lançamento do novo livro de Eurico SalisRetratos Gaúchos – Olhares Inesperados, a partir de outubro de 2022: exposição fotográfica, oficinas, palestra e o lançamento do livro, com sessão de autógrafos. E toda essa movimentação se justifica. O novo projeto do fotógrafo, reconhecido por sua bela obra, mergulha na alma humana e emerge criativo, potente, forte e impactante. O trabalho de campo para captação das imagens percorreu nove regiões do RS e mais de quarenta cidades, em 20 mil quilômetros trilhados pelas estradas rurais e urbanas do Rio Grande.

Foi uma experiência forte, onde a vida vai acontecendo ao vivo, cheia de surpresa e retornos de pessoas reais. Um processo muito rico e humano”, afirma Salis. O livro, com 150 retratos feitos ao longo do ano de 2022, tem texto de apresentação de Sergius Gonzaga e textos de Anilson Costa, nas versões português e inglês. Com o apoio da Lei Rouanet e patrocínio de diversas empresas gaúchas, o projeto chega ao público dia 17 de outubro, com o lançamento do livro, sessão de autógrafos com o autor, abertura da exposição fotográfica e, ainda, uma mostra digital, a partir das 19h, no Instituto Caldeira.

Retratos Gaúchos – Olhares Inesperados é um projeto inovador, onde os personagens após serem retratados pelo fotógrafo Eurico Salis, produziram seu próprio autorretrato, publicados nas redes sociais do projeto, que contém os vídeos e imagens dos bastidores da produção, além de depoimentos dos retratados. São pessoas que representam a diversidade do povo brasileiro, anônimos, transeuntes, trabalhadores das cidades percorridas em atividades do dia a dia: uma ida ao banco, a caminhada na praça ou à escola, ao trabalho, a feira. Muitos desses personagens foram retratados nesse contexto informal, sem qualquer cenário, ao vivo e à vontade. As fotos foram produzidas em um pequeno estúdio móvel, tipo lambe-lambe, instalado em praças, ruas, locais públicos e até mesmo em estradas por onde o fotógrafo andou.

PUBLICIDADE

Esta obra é povoada por olhares de pessoas menos visuais, de tipos populares, que convivem com o imaginário de Eurico Salis desde a infância pelas ruas e rincões de Bagé. E na maturidade de sua arte, se aventura pelas ruas, corredores e povoados em busca destes olhares”, afirma Anilson Costa, que assina os textos do livro. “Há nestes indivíduos um padrão de vontades e desejos que transcendem e se irradiam dos olhares em seus próprios ambientes, tanto urbanos como rurais. Sem cerimônia, com a cara e a indumentária. Estas pessoas que aqui estão nos oferecendo seus olhares carregam e mostram sentimentos cara a cara” complementa.

A exposição fotográfica é composta por 24 painéis de 1,20 x 90cm, todos retratos publicados no livro e estará em dois lugares ao longo do projeto: se inaugura junto com o lançamento do livro, dia 17 de outubro, no Instituto Caldeira, onde permanece até dia 24. Depois segue para a PUC, onde fica de três a 30 de novembro. Já a mostra digital, que contém fotos do livro, os autorretratos feitos durante o processo, vídeos de bastidores, curiosidades, tem outro tipo de amostragem e, além de ser apresentada no período das exposições presenciais, também estará disponível nas redes do projeto. A programação formativa inclui duas oficinas/palestras:  dia 7 de novembro no Atelier da PUCRS, às 14h30min e às 16h30min. As inscrições para estas atividades formativas podem ser feitas no departamento de cultura da PUCRS, no link que será disponibilizado nas redes do projeto. São 50 vagas por oficina.

Eurico Salis é autor de diversos livros de fotografia, como Caminhos Gaúchos – Olhar dos Viajantes (2005), Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais (2008), Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas (2010), Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem (2013), A Força da Terra, (2015) e Rio Grande do Sul – Homens e Máquinas (2017). Entre suas premiações estão o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia e o prêmio de melhor livro concedido pela Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica) em 2012. Realizou a exposição fotográfica The Power of the Land, com fotografias de pequenos agricultores brasileiros, na ExpoMilão 2015, Itália. No ano seguinte levou esta mesma exposição para uma mostra individual em Paris e Bruxelas. “No Rio Grande do Sul, entre os virtuosos mestres desta arte, sobressai-se, o nome de Eurico Salis. Acompanho sua carreira há muitos anos com indisfarçável admiração. Recordo duas de suas obras que me parecem esplêndidas: Piás, Prendas e Peões e RS: Cultura e identidade. Em ambas, o retrato das pessoas configura-se em sintonia com a moldura da paisagem sociocultural. O humano e seu contexto harmonizam-se de modo dialético, compondo uma suma na qual a expressão vigorosa dos indivíduos traduz concomitantemente a energia do cenário”, afirma Sergius Gonzaga, amigo e admirador de sua obra, no texto de apresentação de Retratos Gaúchos – Olhares Inesperados.

PUBLICIDADE

Livro Retratos Gaúchos – Eurico Salis (27x30cm, 180 páginas)
*O livro será vendido inicialmente por instituições de apoio a infância, as quais receberão cada uma 100 exemplares como doação do projeto. São elas: Instituto do Câncer Infantil, Casa de Apoio Madre Ana, Lar Santo Antônio dos Excepcionais e Kinder Centro de Integração da Criança Especial. O valor de venda será R$180,00.
* Além disto, 300 exemplares serão doados ao Sistema de Bibliotecas de escolas públicas.
* A partir de 60 dias do lançamento, o livro será comercializado também em livrarias

SERVIÇO
RETRATOS GAÚCHOS – OLHARES INESPERADOS
Lançamento do livro e abertura da mostra fotográfica e digital dia 17 de outubro, às 19h
Visitação da mostra de segunda a sexta, das 9h às 18h, até dia 24 de outubro

Local: Instituto Caldeira – Travessa São José, 455 – Navegantes

PUBLICIDADE

* A mostra fotográfica segue para a PUC no dia 04 de novembro, no saguão da biblioteca Irmão José Otão, onde permanece até dia 30 de novembro. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h.
* A mostra digital, que contém fotos do livro, os autorretratos feitos durante o processo, vídeos de bastidores, curiosidades, tem outro tipo de amostragem e, além de ser apresentada no período das exposições presenciais, também estará disponível nas redes do projeto.

Este projeto está sendo viabilizado com a Lei Rouanet e Pro-Cultura RS

Tem patrocínio das seguintes empresas: Stihl, BanriCard, Buffon, Corsan, Rio Grande Seguros e Previdência, Ventos do Sul Energia

PUBLICIDADE

Apoio: PUCRS e Instituto Caldeira

REDES DO PROJETO:
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100081194905633
Instagram: https://www.instagram.com/retratos_gauchos

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE