Caio na Memória Viva, projeto que joga luz sobre Caio Fernando Abreu e sua obra, estreia dia 20 de outubro e terá ações virtuais e presenciais

Brasil, São Paulo, SP. 22/02/1987. Retrato do escrior e jornalista Caio Fernando Abreu. Pasta: 9.241

Com um site inovador, sarau online com artistas e amigos do escritor e uma ação com visitas guiadas à cidade natal, Santiago, o projeto homenageia o escritor e sua trajetória

O Brasil inteiro conhece Caio Fernando Abreu e sua obra fundamental para a literatura brasileira. Embora Porto Alegre tenha demolido recentemente a casa onde o escritor morou boa parte de sua vida, Caio insiste em flanar por aí, nas ruas do Menino Deus, nas avenidas movimentadas de São Paulo e em cada recanto do Brasil e do mundo. Sua obra, mais viva que nunca, recebe homenagens, projetos, visitas e a dedicação de pessoas que compreendem a grandeza desse escritor. Assim será o projeto Caio na Memória Viva, que o homenageia e valoriza o patrimônio material dos Caminhos da Poesia em Santiago, e imaterial de sua obraContemplado no edital FAC Patrimônio, financiado pelo Pró-Cultura da SEDAC / Governo do Estado do RS, este projeto sensível e inovador será lançado dia 20 de outubro e prevê ações virtuais e presenciais.

Idealizado e posto em prática por produtores e artistas, tem em sua equipe Cristiane Cubas, Ivana Dalle Molle e Rodrigo Neres – na idealização e execução do projeto -, e a participação especial de Marcos Breda e Luis Artur Nunes. Caio na Memória Viva conta com apoio cultural da Associação Amigos do Caio Fernando Abreu – AACF que trabalha há mais de 12 anos em prol da memória do escritor e que fornecerá materiais ao site, averiguações sobre as obras e parcerias junto ao projeto. “Preservar, valorizar e cuidar do patrimônio material, imaterial e das pessoas que a representam é reconhecer a memória viva, a diversidade das identidades culturais e os acontecimentos que constituem a nossa história. A pedagogia patrimonial une educação, arte e cultura, enquanto a cultura fortalece a identidade; a arte educa a sensibilidade e a educação constrói o conhecimento. Esses são os pilares essenciais de memória de um povo que agregam valores humanitários necessários para uma sociedade mais justa, mais cuidadora e mais respeitosa. Trabalhar com patrimônio material e imaterial é respeitar todas as formas de existência e mostrar o seu valor” afirma a proponente Cristiane Cubas.

O projeto se desdobra em três frentes: o site Caio F. Entre Nós; o sarau virtual Caio F. Entre Nós, dia 20 de outubro,que marca o lançamento do site e do projeto como um todo; eo evento 24h de Caio na Cultura, dia 5 de novembro, uma caminhada pelos Caminhos da Poesia na cidade de Santiago (RS), cidade natal do escritor, onde o público será convidado para trilha cultural com visita guiada e apresentação em formato pocket do espetáculo ReliCÁrIO. Importantes espaços estão no roteiro da caminhada: Estação Conhecimento, Rua dos Poetas, Praça Moysés Viana, Memorial da Poesia Contemporânea e Espaço Cultural Strazzabosco, que serão visitados pelo público juntamente com artistas locais, professores e amigos de Caio F. Esta ação, além de difundir e homenagear a obra de Caio, fortalece o patrimônio e a identidade cultural deste município, berço de outros artistas importantes para o legado cultural do país, como Hermes Bernardi Jr., Túlio Piva e Aureliano de Figueiredo Pinto.

PUBLICIDADE

Para o lançamento do site, o projeto reunirá alguns artistas e amigos bem próximos de Caio no sarau virtual Caio F. Entre Nós: Amanda Costa, Deborah Finocchiaro , Natália Lag, Grace Gianoukas, Thedy Correa, Roberto Camargo, e as participações especiais de Arthur de Faria e Suzana Saldanha, que lerão trechos de Caio e falarão sobre o artista e sua obra. “O site será completo e bastante inovador, com uma nuvem de amigos conectando-se ao Caio, uma visita virtual por pontos patrimoniais da cidade de Santiago que marcam a obra de Caio, além de fotografias, depoimentos e cartas. O projeto busca modernizar o Memorial da Poesia Contemporânea, naquela cidade, onde há salas temáticas divididas pela linha do tempo das obras do autor”, afirmam Ivana e Rodrigo.

Premiado com quatro Jabutis de literatura e o prêmio Moliere de Teatro, este dividido com o diretor Luis Arthur Nunes, Caio F. foi um grande observador da alma humana e, mesmo após 26 anos de sua partida se mantém atual, publicado e estudado. É unanimidade entre estudiosos da moderna literatura nacional. Representante da contracultura, foi jornalista, dramaturgo e escritor, apontado como expoente de sua geração. Sua obra é escrita num estilo econômico e bem pessoal. Por meio de situações cotidianas, contestou valores da sociedade e falou sobre assuntos que até hoje são tabus, como aids, homossexualidade e espiritualidade. Traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e holandês, sua obra segue conquistando uma legião de leitores, principalmente entre os jovens. Suas frases e pensamentos são constantemente compartilhados nas redes sociais pelo público que reconhece a contemporaneidade de sua obra, cada vez mais valorizada popularmente, estudada na academia, encenada nos palcos e tematizada no cinema. Caio Fernando Abreu alcança imenso público em todos os continentes, atestando sua importância para este momento social, cultural e político.

CAIO NA MEMÓRIA VIVA – projeto cultural em homenagem a Caio Fernando Abreu
Dia 20 de outubro de 2022
Caio F. Entre Nós – Lançamento do site
Sarau Caio F. Entre Nós, com Marcos Breda, Natália Lage, Deborah Finocchiaro e Amanda Costa, entre outros

PUBLICIDADE

Dia 05 de novembro de 2022
24h de Caio na Cultura – ações e visitas guiadas na cidade natal do artista, Santiago
Os eventos têm entrada franca e aberta a qualquer pessoa

Realização: Mostra Artística Cabaré do Verbo
Correalização: Rodi Confabulações e Caio Entre Nós
Identidade visual e design gráfico: Studio Visto / @studiovisto
Webdesign: CASAzeroCINCO
Apoio cultural:  Associação Amigos do Caio Fernando Abreu – AACF
Parceiros: Casa do Poeta Santiaguense, Secretaria Municipal de Cultura de Santiago e Espaço Cultural Strazabosco

O projeto Caio na Memória Viva está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS DO PROJETO:
Instagram: https://instagram.com/caiofentrenos
Facebook: https://facebook.com/caiofentrenos
Site Oficial: https://www.caiofentrenos.com.br

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Adriana Franciosi e Juvenal Pereira

PUBLICIDADE