Pâmela Amaro e convidadas falam sobre a arte da palavra e da música na live desta segunda-feira, dia 13 de novembro

Em sua live mensal, “No Avesso do Samba”, a sambista gaúcha recebe a poeta e  compositora Delma Gonçalves e a compositora e cantora Guaíra Soares

Pâmela Amaro promete muito samba na live “No Avesso do Samba”, que promove mensalmente no seu Instagram. Em sua última live do ano, a cantora e compositora recebe a poeta e compositora Delma Gonçalves e a cantora e compositora Guaíra Soares, que estarão falando sobre suas trajetórias e sobre seus processos de criação no samba. O encontro é nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, às 20h.

No Avesso do Samba” são lives de bate-papo em que a sambista Pâmela Amaro convida mulheres que são lideranças e referências dentro do universo da música, em diversas áreas como nas culturas populares, na produção musical, na pesquisa e na criação artística.

Estes encontros “ao vivo” têm por objetivo enriquecer o processo criativo do disco “Samba às Avessas”, primeiro álbum autoral da cantora e compositora que tem patrocínio da Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo (LIC). O projeto está em fase de gravação e tem previsão de lançamento em 2022.

A ideia de um samba às avessas trazida no contexto do novo disco consiste em (re)conhecer o samba a partir das narrativas trazidas pelo olhar das mulheres. O avesso é olhar pelo lado da matriarcalidade, significa ver pelo lado de dentro, ir a fundo à busca de mostrar o ponto que não se vê. Sendo assim, a cada dia 13, ela convida o público a conhecer trajetórias de mulheres que merecem ser cada vez mais valorizadas e reverenciadas pelos papeis que desenvolvem nas suas comunidades. 

O dia 13 é marcado pelo Dia da Sambista, aniversário de Dona Yvone Lara e, também, da sambista gaúcha Zilah Machado; dia de falar de samba com mulheres. Em sua primeira edição, Pâmela convidou a cantora e compositora Nilze Carvalho e a produtora cultural e jornalista Silvia Abreu; na segunda livre recebeu as jongueiras, Mestra Marcia Cunha e sua filha Luciana Carvalho. Em junho, conversou com as cantoras Glau Barros e Marietti Fialho; em agosto recebeu Sherol dos Santos e Fernanda Oliveira, do Coletivo Atinukés. Em setembro, atriz Vera Lopes e a professora Naiara Silveira foram as convidadas. Em outubro, participaram as percussionistas e pesquisadoras de cultura popular, Alma da Lívia e Rayra Maciel e em novembro, Pâmela recebeu as educadoras Dandara Dorneles (RS) e Roseane Mesquita (SE)

Sobre Pâmela Amaro

Pâmela Amaro é atriz, cantora, musicista, arte-educadora e compositora porto-alegrense. Nos últimos anos, tem se destacado como uma das vozes do samba no estado do RS, principalmente, a partir das composições que abordam temas variados, sempre positivando narrativas acerca das mulheres negras. Ativista cultural, toca cavaquinho, percussão e tem longo caminho na cena teatral elencando grupos como Usina do Trabalho do Ator (RS), Grupo Caixa Preta (RS), Turma do Pé Quente (RS), com atuação no cinema e em musicais. Integrou grupos musicais formados por mulheres musicistas, destes o mais atual é o grupo Três Marias. Em 2020, lançou seu primeiro EP solo, Veneno do Café, apresentando sua veia no samba de partido alto.  No mesmo ano, a artista foi contemplada pela Natura Musical para realizar a produção do seu primeiro álbum, Samba às Avessas, atualmente em fase gravação.   

Sobre as Convidadas:

Delma Gonçalves é poetisa, compositora, escritora, graduada em Letras e pós-graduada em Produção Textual. Faz parte da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves POA/RS e Academia Internacional  de Literatura Brasileira (NY). Suas poesias estão em coletâneas desde 1994. Parceira musical de Bedeu, o Papa do Swing do Sul, desde a década de 70, possui músicas gravadas por artistas do RS. Já produziu shows e atuou como produtora executiva, participou da Bienal do Livro no Rio de Janeiro e integra o grupo de cantoras e compositoras “Mulheres do Samba Sul”.

Guaíra Soares é mulher negra, mãe, periférica, cantora, intérprete, compositora, produtora cultural e sambista, É gaúcha de Porto Alegre e graduanda em Serviço Social. É idealizadora dos projetos Ele, Elas & o Samba e Ascomga (Associação de Sambistas Compositores Gaúchos). Participou do projeto Encontro Poético com Autorais, cuja atração foi a homenagem à Dona Ivone Lara; participou, com composições autorais, e outras vozes femininas, do espetáculo O Ventre do Samba e durante a pandemia iniciou o projeto Quintas à Capela com Guaíra Soares, com a publicação de uma música à capela por semana.

Acesse e curta os canais de comunicação da artista:
Instagramhttps://www.instagram.com/apamelaamaro
Facebookhttps://www.facebook.com/apamelaamaro 
YouTubehttps://www.youtube.com/c/APamelaAmaro

SERVIÇO
O Quê: LIVE “NO AVESSO DO SAMBA”. Pâmela Amaro convida a poeta e compositora Delma Gonçalves e a cantora e compositora Guaíra Soares
Quando: 13 de dezembro de 2021, segunda-feira, 19h
Onde: Instagram @apamelaamaro
Quanto: Gratuito
Recomendação etária: Livre

Assessoria de Imprensa:
Silvia Mara Abreu

Fotos:
Luis Ferreirah e Divulgação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Pâmela Amaro, Silvia Abreu e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.