Pâmela Amaro e convidadas falam sobre a arte da palavra e da música na live desta segunda-feira, dia 13 de novembro

Em sua live mensal, “No Avesso do Samba”, a sambista gaúcha recebe a poeta e  compositora Delma Gonçalves e a compositora e cantora Guaíra Soares

Pâmela Amaro promete muito samba na live “No Avesso do Samba”, que promove mensalmente no seu Instagram. Em sua última live do ano, a cantora e compositora recebe a poeta e compositora Delma Gonçalves e a cantora e compositora Guaíra Soares, que estarão falando sobre suas trajetórias e sobre seus processos de criação no samba. O encontro é nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, às 20h.

No Avesso do Samba” são lives de bate-papo em que a sambista Pâmela Amaro convida mulheres que são lideranças e referências dentro do universo da música, em diversas áreas como nas culturas populares, na produção musical, na pesquisa e na criação artística.

PUBLICIDADE

Estes encontros “ao vivo” têm por objetivo enriquecer o processo criativo do disco “Samba às Avessas”, primeiro álbum autoral da cantora e compositora que tem patrocínio da Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo (LIC). O projeto está em fase de gravação e tem previsão de lançamento em 2022.

A ideia de um samba às avessas trazida no contexto do novo disco consiste em (re)conhecer o samba a partir das narrativas trazidas pelo olhar das mulheres. O avesso é olhar pelo lado da matriarcalidade, significa ver pelo lado de dentro, ir a fundo à busca de mostrar o ponto que não se vê. Sendo assim, a cada dia 13, ela convida o público a conhecer trajetórias de mulheres que merecem ser cada vez mais valorizadas e reverenciadas pelos papeis que desenvolvem nas suas comunidades. 

O dia 13 é marcado pelo Dia da Sambista, aniversário de Dona Yvone Lara e, também, da sambista gaúcha Zilah Machado; dia de falar de samba com mulheres. Em sua primeira edição, Pâmela convidou a cantora e compositora Nilze Carvalho e a produtora cultural e jornalista Silvia Abreu; na segunda livre recebeu as jongueiras, Mestra Marcia Cunha e sua filha Luciana Carvalho. Em junho, conversou com as cantoras Glau Barros e Marietti Fialho; em agosto recebeu Sherol dos Santos e Fernanda Oliveira, do Coletivo Atinukés. Em setembro, atriz Vera Lopes e a professora Naiara Silveira foram as convidadas. Em outubro, participaram as percussionistas e pesquisadoras de cultura popular, Alma da Lívia e Rayra Maciel e em novembro, Pâmela recebeu as educadoras Dandara Dorneles (RS) e Roseane Mesquita (SE)

PUBLICIDADE

Sobre Pâmela Amaro

Pâmela Amaro é atriz, cantora, musicista, arte-educadora e compositora porto-alegrense. Nos últimos anos, tem se destacado como uma das vozes do samba no estado do RS, principalmente, a partir das composições que abordam temas variados, sempre positivando narrativas acerca das mulheres negras. Ativista cultural, toca cavaquinho, percussão e tem longo caminho na cena teatral elencando grupos como Usina do Trabalho do Ator (RS), Grupo Caixa Preta (RS), Turma do Pé Quente (RS), com atuação no cinema e em musicais. Integrou grupos musicais formados por mulheres musicistas, destes o mais atual é o grupo Três Marias. Em 2020, lançou seu primeiro EP solo, Veneno do Café, apresentando sua veia no samba de partido alto.  No mesmo ano, a artista foi contemplada pela Natura Musical para realizar a produção do seu primeiro álbum, Samba às Avessas, atualmente em fase gravação.   

Sobre as Convidadas:

PUBLICIDADE

Delma Gonçalves é poetisa, compositora, escritora, graduada em Letras e pós-graduada em Produção Textual. Faz parte da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves POA/RS e Academia Internacional  de Literatura Brasileira (NY). Suas poesias estão em coletâneas desde 1994. Parceira musical de Bedeu, o Papa do Swing do Sul, desde a década de 70, possui músicas gravadas por artistas do RS. Já produziu shows e atuou como produtora executiva, participou da Bienal do Livro no Rio de Janeiro e integra o grupo de cantoras e compositoras “Mulheres do Samba Sul”.

Guaíra Soares é mulher negra, mãe, periférica, cantora, intérprete, compositora, produtora cultural e sambista, É gaúcha de Porto Alegre e graduanda em Serviço Social. É idealizadora dos projetos Ele, Elas & o Samba e Ascomga (Associação de Sambistas Compositores Gaúchos). Participou do projeto Encontro Poético com Autorais, cuja atração foi a homenagem à Dona Ivone Lara; participou, com composições autorais, e outras vozes femininas, do espetáculo O Ventre do Samba e durante a pandemia iniciou o projeto Quintas à Capela com Guaíra Soares, com a publicação de uma música à capela por semana.

Acesse e curta os canais de comunicação da artista:
Instagramhttps://www.instagram.com/apamelaamaro
Facebookhttps://www.facebook.com/apamelaamaro 
YouTubehttps://www.youtube.com/c/APamelaAmaro

PUBLICIDADE

SERVIÇO
O Quê: LIVE “NO AVESSO DO SAMBA”. Pâmela Amaro convida a poeta e compositora Delma Gonçalves e a cantora e compositora Guaíra Soares
Quando: 13 de dezembro de 2021, segunda-feira, 19h
Onde: Instagram @apamelaamaro
Quanto: Gratuito
Recomendação etária: Livre

Assessoria de Imprensa:
Silvia Mara Abreu

Fotos:
Luis Ferreirah e Divulgação

PUBLICIDADE