Instituto Ling homenageia Cecília Meireles com tarde poética

Em encontro transmitido ao vivo no dia 28 de julho, às 16h, a professora de literatura Ana Maria Lisboa de Mello apresenta a obra de uma das maiores escritoras brasileiras

A próxima edição do projeto Poesia no Ling homenageia a escritora, jornalista, professora e pintora Cecília Meireles (1901-1964), uma das mais importantes autoras do nosso país, com uma tarde poética dedicada a ela. Para falar sobre a produção da artista, o Instituto Ling convidou a professora Ana Maria Lisboa de Mello, especialista na obra da poeta, para dividir com o público algumas leituras e reflexões.
 
O encontro virtual  acontece no dia 28 de julhoquarta-feira, às 16h, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o material preparatório, assim como lembretes para a atividade, os interessados podem fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Reconhecida como uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira e das literaturas de língua portuguesa, Cecília Meireles estreou como escritora ainda muito jovem, aos 18 anos, com a coleção de sonetos Espectros. Depois disso, escreveu mais de 50 obras que reúnem sua produção poética e também contos e crônicas, além de histórias infantis. Com traduções para diferentes idiomas, recebeu diversas premiações, como o Prêmio Poesia Olavo Bilac, o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.
 
Ana Maria Lisboa de Mello é graduada em Letras pela UFRGS e possui Mestrado e Doutorado pela PUCRS, na área de Teoria da Literatura. Em ambas as faculdades, também foi professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade Stendhal – Grenoble III, na Sorbonne Nouvelle – Paris e na Universidade de Toronto. Lecionou na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária, criando a Revista Cerrados. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ.
 
Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Somente neste ano, o projeto já teve aulas com Sergius Gonzaga falando sobre a obra de Ferreira GullarPedro Gonzaga apresentando a polonesa Wislawa SzymborskaDiego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire e Ronald Augusto analisando Heitor Saldanha. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Ana Maria Lisboa de Mello apresenta a obra de Cecília Meireles
Dia 28 de julho, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Literatura e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.