Jane Tutikian apresenta a obra poética de Fernando Pessoa em aula virtual e gratuita

Especialista em literatura portuguesa, a escritora e professora da UFRGS Jane Tutikian ministrará o encontro deste mês do projeto Poesia no Ling, em homenagem a Fernando Pessoa (1988-1935), um dos maiores poetas de todos os tempos

No evento virtual e gratuito, marcado para o dia 13 de outubro, às 19h, o público poderá conhecer detalhes sobre a biografia, a trajetória e a extensa produção do autor, que também atuou como filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político.
 
A atividade poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube do Instituto Ling. Quem quiser receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.


Fernando Pessoa é um dos mais importantes poetas da língua portuguesa
Crédito: Reprodução

Nascido em Lisboa, Fernando Pessoa chegou a cursar a Faculdade de Letras, mas não a concluiu. Sua formação se deu por conta própria, frequentando especialmente a Biblioteca Nacional, onde estudava diversos assuntos. Cultivou entre seus principais temas as memórias da infância, a religião e a espiritualidade, a solidão e a visão particular sobre o mundo. Em 1912, publicou seu primeiro artigo, A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada, na revista A Águia. Em 1914, escreveu os primeiros poemas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, aos quais daria personalidades complexas. No ano seguinte, com escritores como Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, lançou a revista de poesia de vanguarda Orpheu, marco do modernismo em Portugal e que daria grande projeção ao poeta. O único livro de poesia em português que publicou em vida foi Mensagem (1934), marcado pela visão mística e simbólica da história lusa.

Jane Tutikian possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela UFRGS, com ênfase em Literatura Portuguesa e Luso Africana, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura, identidade e história. Ficcionista, recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Realizou Pós-Doutorado PUCRS, foi diretora do Instituto de Letras, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Coordenação Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, na edição de 2011. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Ana Maria Lisboa de Mello homenageando Cecília MeirelesSergius Gonzaga apresentando Augusto dos Anjos, e Marcia Ivana de Lima e Silva falando sobre a produção poética de Mia Couto. As edições anteriores podem ser assistidas no canal do YouTube do Instituto Ling. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Jane Tutikian apresenta a obra de Fernando Pessoa
Dia 13 de outubro, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/InstitutoLingCultural)

Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

PUBLICIDADE

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Foto:
Flávio Fontana Dutra

PUBLICIDADE