Em encontro transmitido ao vivo no dia 28 de julho, às 16h, a professora de literatura Ana Maria Lisboa de Mello apresenta a obra de uma das maiores escritoras brasileiras

A próxima edição do projeto Poesia no Ling homenageia a escritora, jornalista, professora e pintora Cecília Meireles (1901-1964), uma das mais importantes autoras do nosso país, com uma tarde poética dedicada a ela. Para falar sobre a produção da artista, o Instituto Ling convidou a professora Ana Maria Lisboa de Mello, especialista na obra da poeta, para dividir com o público algumas leituras e reflexões.
 
O encontro virtual  acontece no dia 28 de julhoquarta-feira, às 16h, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o material preparatório, assim como lembretes para a atividade, os interessados podem fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Reconhecida como uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira e das literaturas de língua portuguesa, Cecília Meireles estreou como escritora ainda muito jovem, aos 18 anos, com a coleção de sonetos Espectros. Depois disso, escreveu mais de 50 obras que reúnem sua produção poética e também contos e crônicas, além de histórias infantis. Com traduções para diferentes idiomas, recebeu diversas premiações, como o Prêmio Poesia Olavo Bilac, o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.
 
Ana Maria Lisboa de Mello é graduada em Letras pela UFRGS e possui Mestrado e Doutorado pela PUCRS, na área de Teoria da Literatura. Em ambas as faculdades, também foi professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade Stendhal – Grenoble III, na Sorbonne Nouvelle – Paris e na Universidade de Toronto. Lecionou na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária, criando a Revista Cerrados. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ.
 
Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Somente neste ano, o projeto já teve aulas com Sergius Gonzaga falando sobre a obra de Ferreira GullarPedro Gonzaga apresentando a polonesa Wislawa SzymborskaDiego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire e Ronald Augusto analisando Heitor Saldanha. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Ana Maria Lisboa de Mello apresenta a obra de Cecília Meireles
Dia 28 de julho, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação


Sobre o autor