Poemas de Mia Couto são tema de aula virtual e gratuita de literatura

A convite do Instituto Ling, a professora Marcia Ivana de Lima e Silva apresenta a produção poética do escritor moçambicano em encontro no dia 8 de setembro, às 16h

A obra poética do escritor, jornalista e biólogo moçambicano Mia Couto será o tema da próxima edição do projeto Poesia no Ling. Em encontro virtual conduzido ao vivo pela professora de Literatura da UFRGS Marcia Ivana de Lima e Silva, o público poderá conhecer detalhes sobre a biografia, a trajetória e a extensa produção do autor que revelou seu talento cedo, aos 14 anos, e que hoje, aos 66, já é dono de diversos prêmios literários, entre eles o Camões, o mais prestigioso da língua portuguesa.

A atividade acontece no dia 8 de setembroquarta-feira, às 16h, e poderá ser acompanhada gratuitamente pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Quem quiser receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, em Moçambique, com o nome de António Emílio Leite Couto, mas eventualmente acabou adotando o pseudônimo com o qual ficou conhecido no mundo todo devido a sua paixão por gatos. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Entre eles estão o romance Terra sonâmbula, considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX, e suas principais coletâneas de poesia: Raiz de orvalho e outros poemas (1999), Idades, cidades, divindades (2007), Tradutor de Chuvas (2011) e Vagas e Lumes (2014). Além do Prêmio Camões, recebido em 2013, também recebeu o Neustadt International Prize em 2014, considerado o “Nobel Americano”, pelo conjunto de sua obra.

Marcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa sobre criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) na mesma universidade onde hoje atua e Mestrado e Doutorado em Teoria Literária na PUCRS. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar e é também pesquisadora convidada no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles BaudelaireRonald Augusto analisando Heitor SaldanhaAna Maria Lisboa de Mello homenageando Cecília Meireles e Sergius Gonzaga apresentando Augusto dos Anjos. As edições anteriores podem ser assistidas no canal do YouTube do Instituto Ling. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.


SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Marcia Ivana de Lima e Silva apresenta a obra poética de Mia Couto

Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br


Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Foto:
Fronteiras do Pensamento

PUBLICIDADE