Pedro Longes lança Canções de Amor e Solidão, álbum de inéditas, no dia 19 de março

Crédito: Raul Krebs

No próximo dia 19 de março, sexta-feira, chega a todas as plataformas digitais o álbum Canções de Amor e Solidão, em formato EP, do cantor e compositor canoense Pedro Longes

Financiado pela Lei Aldir Blanc Canoas, o novo álbum de Pedro Longes busca, na música brasileira e latina, a fonte para contar histórias como a de Marcos, um homem solitário e infeliz com seu trabalho; da atriz anônima que sonha em viver do teatro e se vê obrigada a gravar pornochanchadas para sobreviver; da rotina solitária de um sapateiro e sua sapataria; das tormentas do fim de um relacionamento; da esperança em cantar, mesmo quando as coisas parecem não estar bem, entre outras sutilezas da vida cotidiana.

As seis faixas que compõem o álbum foram escritas por Longes, entre os últimos anos em que viveu no Chile, e todo o período de quarentena em 2020, já de volta ao Rio Grande do Sul. Os arranjos do EP, estruturados principalmente em cordas (violões, guitarras, bandolim e baixo) e percussões, foram criados e gravados pelo músico porto-alegrense James Liberato, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2020, na categoria melhor disco instrumental. Combinando as influências dos músicos e as participações dos convidados Will Gomes e Daniel Mueller, o álbum traz uma sonoridade brasileira e latina, atualizando boleros, choros e baladas em canções inéditas.

Uma característica musical de Longes, presente neste disco e em trabalhos anteriores, como nos álbuns Longes Canta Spinetta (2018) e Conexión (2015), é a fusão de elementos compositivos, influências, escalas, emoções, na busca de atmosferas híbridas, por vezes irônicas, e na abertura de espaços para a interpretação do ouvinte. É o caso da canção Marcos, o Ausente, que integra este novo álbum. Enquanto a letra relata a história de um homem triste, desgastado com seu trabalho, a melodia e harmonia contrastam com um ar de esperança e otimismo.

Outro exemplo é o Choro de Alegria, que se utiliza da linguagem e ritmo do choro, mas incorpora a guitarra elétrica como instrumento base e uma harmonia não comprometida com a estrutura tradicional do gênero. Canções de Amor e Solidão também visitou alguns estilos que já foram bastante populares no Brasil, como é o caso do bolero, em Quero Te Fazer Cantar, e das antigas baladas, em Quando Passe Essa Tormenta.

Para celebrar o lançamento, Pedro Longes convida o músico James Liberato, arranjador e instrumentista do álbum, para uma conversa “ao vivo”, a ser transmitida pelo Instagram do artista, no dia 18 de março, às 20h. O bate-papo busca apresentar parte do processo de criação de cada canção, arranjos, influências, além contar mais sobre a carreira dos músicos.

SERVIÇO 1:

O Quê? Pedro Longes lança o álbum Canções de Amor e Solidão, nas plataformas digitais
Quando: Sexta, dia 19 de março de 2021
Onde: Spotify, Deezer, iTunes, Youtube e outras plataformas.
Como: Links disponíveis nas redes sociais de Pedro Longes: instagram.com/pedrolonges
Quanto: Gratuitamente no Spotify, Deezer e Youtube. Disponível para compra em formato download digital.

SERVIÇO 2:

O Quê? Live de lançamento com James Liberato
Quando: Quinta, dia 18 de março de 2021
Onde: instagram.com/pedrolonges
Como: Acessar ao vivo, direto no Instagram de Pedro Longes

Quanto: Gratuitamente. É necessário ter uma conta no Instagram para assistir.

Ficha Técnica do

Álbum Canções de Amor e Solidão
Letra e música: Pedro Longes
Arranjos, Gravação e Mixagem: James Liberato
Masterização: Wagner Lagemann
Participações:Daniel Mueller e Will Gomes
Fotografias: Raul Krebs
Produção de Conteúdo: Henrique Bitelo
Planejamento Cultural, Produção e Divulgação: Silvia Abreu
Gravado em janeiro e fevereiro de 2021, no Estúdio Bem-te-vi, em Porto Alegre, RS.
Masterizado no Estúdio Pedra Redonda, em Porto Alegre, RS.

Esse post foi publicado em Agenda, Pedro Longes, Silvia Abreu e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.