Projeto Nó lança álbum “SAUDAÇÃO” no dia 12 de março

O grupo gaúcho de música instrumental “Projeto Nó“, formado por André Brasil, Diego Berquó e Tiago Andreola, lança o álbum autoral “Saudação” que utiliza como gatilho criativo os ritmos tradicionais brasileiros e suas origens, somado à improvisação jazzística

O grupo gaúcho de música instrumental “Projeto Nó“, formado por André Brasil, Diego Berquó e Tiago Andreola, lança o álbum autoral “Saudação” que utiliza como gatilho criativo os ritmos tradicionais brasileiros e suas origens, somado à improvisação jazzística. Este álbum foi produzido em conjunto com a artista plástica Ana Lucia Perin que criou telas inspiradas em cada faixa do álbum, colorindo a representação musical e inspirando a interpretação do ouvinte.

No próximo dia 12 de março às 12h, sexta-feira, o álbum estará disponível nas plataformas de streaming e nas redes sociais do grupo. Às 22h do mesmo dia os artistas irão compartilhar um Mini doc – produzido pelo videomaker Siderlei Ditadi – no seu canal do Youtube.

O álbum visual “Saudação” busca manipular sons e imagens que convidam o ouvinte a entrar na história contada. Conceitualmente o álbum trata de uma imersão em um universo de um personagem fictício, relatando o ciclo de seu dia e nos permitindo refletir sobre seus anseios, tristezas e belezas através dos sons e das imagens apresentadas. Representa o reconhecimento da condição cíclica e contínua da vida onde fazemos uma “Saudação” aceitando este fluxo incontrolável. Uma busca do grupo em mergulhar no infinito do finito humano.

PUBLICIDADE

As faixas do álbum passeiam por diversos ritmos tradicionais brasileiros como: Samba, Boi, Côco e Maracatu, além de ritmos e toques tradicionais da cultura Iorùbá como: Alujá (Alùjá), que contou a participação do artista nigeriano Idòwú Akinrúlí, e o Ijexá (IIjèsá). O grupo utiliza a música tradicional como ponto de partida para sua criação, manipulando de maneira livre e somando às vivências pessoais dos músicos. O trabalho que Ana desenvolve nas telas faz parte de sua extensa pesquisa em pigmentações 100% naturais produzidas com terra, dialogando simbolicamente com a busca do grupo em se inspirar na tradição e na ancestralidade.

O álbum contou com a mixagem de André Brasil e a masterização de Alfonso Almiñana no Audiomagic (Espanha), dando ênfase em cada detalhe do arranjo e dos timbres do álbum.

Sobre o grupo

PUBLICIDADE

O Projeto Nó é um grupo de música instrumental brasileira formado em final de 2018 pelos músicos André Brasil, Diego Berquó e Tiago Andreola, que utiliza como gatilho criativo os ritmos tradicionais brasileiros e suas origens, somado às vivências pessoais dos músicos com a improvisação jazzistica. O nome “” é a representação de um ponto onde se entrelaçam as linhas do pensamento, da música e da vida. Trata, portanto, das experiências entrelaçadas, em desencontros e reencontros em todas as suas dimensões.

Na construção de seu primeiro álbum intitulado “Saudação”, gravado entre 2018 e 2019, o grupo contou com a participação da artista plástica Ana Lúcia Perin, buscando uma integração entre a música e as artes plásticas através da criação de sons e imagens que convidam o ouvinte a entrar em uma história durante a audição do álbum. O grupo produziu durante o ano de 2019 uma série de vídeos, dirigidos por Siderlei Ditadi, para divulgação do álbum em suas redes sociais. Alguns desses vídeos foram retransmitidos por outros canais como: Um Café Lá em Casa de Nelson Faria, guitarrista brasileiro de grande importância mundial; pelos canais Pearl Brasil e Batera Clube, em programas especiais com Diego Berquó o baterista do grupo. Devido a pandemia de COVID-19 o lançamento do álbum previsto para metade de 2020 atrasou para 2021 e em 12 de março será lançado em todas as plataformas de streaming, e breve será distribuído em CD com um encarte contendo todas as telas pintadas para o trabalho. A finalização do CD foi realizada com o apoio do público através de um financiamento coletivo, realizado pelo grupo no site catarse.

Ficha Técnica 
André Brasil: Guitarra
Diego Berquó: Bateria
Tiago Fernando Andreola: Contrabaixo Elétrico
Ana Lucia Perin: Artista Plástica, Cenógrafa e Direção Artística
Siderlei Ditadi: Filmagem e edição 
André Brasil: Produtor musical
Daniel Rosa: Co-produtor musical
Nikolas Gomes Ferranddis: Técnico de gravação
Bryan Leges: Técnico de gravação
André Brasil: Mixagem
Alfonso Almiñana: Masterização
Identidade Visual: Vinicius Canez
Artista Gráfico: Asdrubal Fabris
Figurino: Franko Moda Masculina
Produção Executiva: Lorena Relva

PUBLICIDADE

Serviço
Lançamento do álbum “SAUDAÇÃO”, do grupo Projeto Nó.
Dia 12 de março de 2021, sexta-feira, às 12h. Exibição Mini Doc às 22h no canal do YouTube.

Álbum disponível no Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal: https://tratore.ffm.to/saudacao

Redes Sociais e Site:
Facebook: https://www.facebook.com/faceprojetono
Instagram: https://www.instagram.com/instaprojetono/
YouTube: https://www.youtube.com/projetono
Site: http://projetono.com.br/qrcode/#

PUBLICIDADE