Festival Isolamento Acústico Sul – programação inicia, quarta, 02/12

O Festival Isolamento Acústico Sul foi criado para compartilhar música através de uma experiência digital, com linguagens híbridas e presente em plataforma multicanal. O público terá a oportunidade de conferir seis entrevistas inéditas e seis doc shows com artistas do Rio Grande do Sul, Santa Catariana e Paraná: Bibiana Petek e Banda, Dandara Manoela e Zaka, no mês de dezembro de 2020, e Napkin, Carla El, Yas Speransa, no mês de janeiro de 2021.

1 / 6

O acesso ao conteúdo do festival será gratuito e estará disponível no Instagram e YouTube.

Conheça quem é quem no Festival Isolamento Acústico Sul

Bibiana Petek e banda (RS)

Aos 20 anos, Bibiana lançou o primeiro álbum autoral, Dengo, com dois shows em Londres. Com participações especiais de músicos como Júlio Reny e Antonio Villeroy, ele já acumula quase 300 mil plays só no Spotify, além de abrir portas para a jovem compositora e musicista até hoje. Em 2014, Bibiana foi escolhida nacionalmente como uma das jovens cantoras mais promissoras do Brasil no Prêmio Deezer – ABMI de Novos Talentos, no Rio de Janeiro. Entre singles e produções, Bibiana seguiu trabalhando e tocando pelo país a fora. Recebeu menção honrosa no Live Bands Brasil, em São Paulo, e garantiu uma vaga para o Nos Alive 2018, em Portugal. Realizou dois shows no festival e dividiu palco com artistas como Jack White, Arctic Monkeys e Queens of the Stone Age. Em 2019, lançou o segundo álbum Músicas Para Segunda-Feira Vol. 1.

Dandara Manoela (SC)

A cantora e compositora revela pela pluralidade musical, o símbolo de resistência das manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico. Dandara circula pelo samba e pela MPB, expressando lutas e afetos subjetivos que encontram espaço na multidão. Em 2017, Dandara venceu o prêmio da música catarinense como Melhor Cantora. No ano seguinte, 2018, lançou o CD Retrato Falado com 12 músicas, todas autorais, que mostram faces de um retrato que é espelho, denúncia e expressão, e conquistou o prêmio da música Catarinense na categoria melhor álbum com este trabalho. Recebeu a homenagem Anitas Liberta, como símbolo de resistência e pluralidade. Participou do showcase do Tum Sound Festival. O single Meu Canto chegou no ano de 2019, participou do show da Tuyo na Casa Natura Musical, em São Paulo, e recebeu a medalha Cruz e Souza, que presta homenagem às pessoas negras ou defensores da raça negra no município de Florianópolis. E 2020, foi a vez do lançamento do single Raiz Forte e participação em lives dos festivais internacionais Aperohit e Xiphefu, do Heineken Urban Jungle (PR), e a conquitas de 100 mil reproduções no Spotify com a música Minha Prece.

ZAKA (SC)

A mistura do surfista, influenciador digital, músico e compositor dão o tom da carreira de Zaka Kappel. Conhecido como a “expressão da surf music” pelo canal OFF, foi protagonista do documentário Criado Nas Ondas, em parceria com o músico Donavon Frankenreiter. Depois de um convite para gravar em Santa Barbara, Califórnia, no Play Back Recording Studio, com Tucker Bodine, entrou no universo musical profissionalmente. E, em 2019, trilhou o caminho inverso: trocou a carreira solo para investir na banda chamada ZAKA, juntando-se aos amigos de vida e de som Lucas Varisco, Bernardo Waschburger, Gustavo Vargas e Nando Pellegrini. Na ZAKA, percorrem por sonoridades, pensamentos, atitudes e mostram uma identidade singular.

Festival Isolamento Acústico Sul no início…

Lá nos primeiros meses do ano de 2020, março, quando a Loop Discos resolveu escancarar a importância do isolamento na luta contra o Covid-19, criou o Festival Isolamento Acústico com o intuito de “musicar” a vida de fãs, amigos e familiares. Entre março e abril, plugaram os equipamentos e colocaram no ar uma breve apresentação dos artistas confinados que, gentilmente, toparam abraçar o desafio com o time da Loop Discos / Loop Reclame.

Sete meses depois…

De isolamento, muito aprendizado, criação e “piração”. Assim, a Loop Discos ampliou o projeto despretensioso, que nasceu para levar música ao público, e lança no próximo dia 03 de dezembro, às 19h, o Festival Isolamento Acústico Sul, um “festival-estúdio” gravado na Loop Reclame, em Porto Alegre. O Festival Isolamento Acústico Sul é uma série musical com seis entrevistas e seis doc shows, gravados em formato acústico com artistas do RS, SC e PR. O objetivo é aproveitar toda a potência criativa dos artistas no isolamento e apresentar, em 30 minutos, música, relatos, depoimentos e reflexões.

Assessoria de Imprensa:
Ana Paula Silveira

Esse post foi publicado em Agenda e marcado por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.