Companhia Espaço em Branco celebra 20 anos de teatro experimental com temporada de A FOME na Sala Álvaro Moreyra

Crédito da Foto: Morgana Mazzon

Em um universo majoritariamente machista, a atriz e dramaturga Sissi Venturin entrega-se a uma personagem que é a voz de muitas mulheres em situações de abuso. Ela mergulha em si para descobrir o poder de sua FOME e saciar seus desejos mais proibidos. O monólogo terá seis sessões, de 3 a 12 de maio, e os ingressos antecipados já estão disponíveis na Sympla

Cia. Espaço em Branco completa 20 anos com nova temporada de A FOME, monólogo dirigido por João de Ricardo, com atuação de Sissi Venturin, que também assina a dramaturgia junto com Marcos Contreras. O espetáculo terá sessões, de 3 a 12 de maio, sempre às sextas e sábados às 20h, e domingos às 19h, na Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura em Porto Alegre.

Misturando humor e horror psicológico, A FOME traz uma personagem atordoada por pensamentos obsessivos sobre o amor, que resolve cumprir um ritual gastronômico radical. Diante de seu amante, ela vai até o limite para revelar toda a verdade sobre seu relacionamento e provar sabores fatais. A peça mescla teatro com elementos de vídeo e som ao vivo, numa visceral e apetitosa performance.

A FOME estreou em 2018, no Festival Porto Alegre em Cena / Ponto de Teatro e, desde lá, participou do Festival Palco Giratório Sesc (POA), Mostra Cena Sul no Sesc Belenzinho (São Paulo), Festival da Amazônia e Santiago Off (Chile). Ainda em 2018, recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e, em 2019, o Troféu Braskem em Cena de Melhor Atriz. 

DUAS DÉCADAS DE TEATRO EXPERIMENTAL
Fundada em 2004 pelo encenador, ator e professor independente João de Ricardo e pela atriz e dramaturga Sissi Venturin, a Cia. Espaço em Branco tem como diferencial a pesquisa em performance artística, dança, vídeo e música, produzindo obras com dramaturgia e trilhas originais que conjugam arte e tecnologia. Conhecida por espetáculos híbridos, a cena “em branco” é um espaço versátil que se desdobra em múltiplas camadas sensoriais, onde o audiovisual, os elementos cênicos e, principalmente a atuação, ampliam o convite à imaginação. 

Nesses 20 anos de trabalho continuado, produziram treze espetáculos, tais como Extinção, Andy/Edie, Teresa e o AquárioPrata Paraíso e Tocar Paraíso. Com reconhecimento de público e crítica, recebeu os Prêmios Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante para Extinção (2004), Melhor Espetáculo e Ator para Prata Paraíso (2017) e Melhor Espetáculo, Direção e Atriz para Tocar Paraíso (2019).

Desde 2014, a Companhia integra o projeto “Usina das Artes“, promovendo em sua sede diversas iniciativas de ensino teatral, como oficinas, encontros com outros grupos e residências criativas.

A FOME | FICHA TÉCNICA
Direção: João de Ricardo 
Atuação: Sissi Venturin e João de Ricardo
Dramaturgia: Marcos Contreras e Sissi Venturin 
Trilha sonora: Deni Roitman e grupo 
Iluminação: Mariana Terra
Vídeos: Jana Castoldi
Figurinos e produção: João de Ricardo e Sissi Venturin 
Cartaz: Martino Piccinini
Realização: Cia. Espaço em Branco 
Classificação indicativa: 18 anos 
Duração: 70 minutos 

SERVIÇO
O que:
A FOME
Onde:
 Sala Álvaro Moreyra (Rua Érico Veríssimo, 307 – Azenha)
Quando: 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de maio | Sextas e sábados às 20h, e domingos às 19h
Ingressos: R$25 meia-entrada (idosos, estudantes e artistas) e R$50 inteira
INGRESSOS À VENDA NA SYMPLA: https://www.sympla.com.br

Site da Cia. Espaço em Branco: https://ciaespacoembranco.com
Instagram: http://instagram.com/ciaespacoembranco
Facebookhttps://www.facebook.com/ciaespacoembranco
E-mail: ciaespacoembranco@gmail.com 

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.