Inspirada em filmes de Buster Keaton, comédia que mistura teatro, circo e cinema “Das Cinzas Coração” faz duas apresentações no Teatro Glênio Peres

Dirigido por Jéferson Rachewsky, o espetáculo conta uma história de opressão feminina que se passa em 1920, porém abordando questões contemporâneas. As sessões ocorrem nos dias 15 e 16 de setembro, às 19h. Entrada gratuita

Depois de circular pelo país, o espetáculo “Das Cinzas Coração”, da Quimera Criações Artísticas, retorna a Porto Alegre com novo elenco para duas apresentações, nos dias 15 e 16 de setembro (sexta e sábado), às 19h, no Teatro Glênio Peres. A entrada é gratuita, com retirada de convites a partir de 12 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico).

Inspirado na obra de Buster Keaton (1895-1966), Das Cinzas Coração” é uma comédia de circo-teatro-cinema sobre desigualdade de gênero, que junta o charme do cinema mudo com técnicas de palhaço. A montagem utiliza gags, técnicas circenses e o poder transformador do riso para abordar questões contemporâneas ao contar, com graça e sensibilidade, um dia aparentemente cotidiano na vida de Aurora, uma jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos e sua realidade opressiva comum a tantas mulheres brasileiras. A atriz, bailarina e coreógrafa Letícia Paranhos vive Aurora, que contracena com Jéferson Rachewsky, ator, palhaço, artista circense e, também, o diretor do espetáculo. A trilha sonora é executada ao vivo pela pianista e compositora Dunia Elias.

Ator e diretor norte-americano, Buster foi considerado um dos principais nomes do cinema mudo ao lado de Charlie Chaplin.  Entre suas comédias destacam-se: “O Enrascado“, “Marinheiro Por Descuido“, “Sherlock Jr.” e “A General“.

Filho de Joe Keaton e de Mayra Keaton, comediantes de vaudeville (mistura de teatro e circo), começou a atuar aos quatro anos de idade ao lado dos pais, fazendo acrobacias elaboradas e perigosas. Depois de vários anos se apresentando no circuito de vaudeville com os “The Three Keatons”, aos 21, Buster Keaton tornou-se um veterano nessa arte.

Acessibilidade – Por não utilizar recurso da fala em sua encenação, “Das Cinzas Coração” é um espetáculo totalmente acessível ao público surdo.

FICHA TÉCNICA
Direção:
 Jéferson Rachewsky
Dramaturgia e coreografia: Jéferson Rachewsky, Valquíria Cardoso e Letícia Paranhos
Elenco: Jéferson Rachewsky e Letícia Paranhos
Trilha sonora: Dunia Elias
Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso
Cenografia: Alex Limberger, Valquíria Cardoso e Daniel Fetter
Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso
Criação de luz: Osvaldo Perrenoud
Operação de luz: Daniel Fetter
Criação de vídeo e designer gráfico: Walter Diehl
Produção e operação de vídeo: Luiz Manoel Oliveira

SERVIÇO
VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
Espetáculo Das Cinzas Coração
Quando:
 15 e 16 de setembro | Sexta e sábado | 19h
Onde: Teatro Glênio Peres (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Câmara Municipal de Porto Alegre)
Entrada franca | Distribuição prévia dos convites a partir do dia 12 de setembro na Seção de Memorial da Câmara Municipal, das 9h às 18h, e, no sábado, 30 minutos antes do espetáculo, quando houver disponibilidade
Faixa etária: 12 anos | Crianças somente acompanhadas dos pais ou responsáveis
Realização: CMPA – Câmara Municipal de Porto Alegre
Apoio: Espaço N e Polvo Cultural

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Créditos das Fotos:
Jennifer Glass

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Roberta Amaral, Teatro, Teatro Glênio Peres e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.