Inspirada em filmes de Buster Keaton, comédia que mistura teatro, circo e cinema “Das Cinzas Coração” faz duas apresentações no Teatro Glênio Peres

Dirigido por Jéferson Rachewsky, o espetáculo conta uma história de opressão feminina que se passa em 1920, porém abordando questões contemporâneas. As sessões ocorrem nos dias 15 e 16 de setembro, às 19h. Entrada gratuita

Depois de circular pelo país, o espetáculo “Das Cinzas Coração”, da Quimera Criações Artísticas, retorna a Porto Alegre com novo elenco para duas apresentações, nos dias 15 e 16 de setembro (sexta e sábado), às 19h, no Teatro Glênio Peres. A entrada é gratuita, com retirada de convites a partir de 12 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico).

Inspirado na obra de Buster Keaton (1895-1966), Das Cinzas Coração” é uma comédia de circo-teatro-cinema sobre desigualdade de gênero, que junta o charme do cinema mudo com técnicas de palhaço. A montagem utiliza gags, técnicas circenses e o poder transformador do riso para abordar questões contemporâneas ao contar, com graça e sensibilidade, um dia aparentemente cotidiano na vida de Aurora, uma jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos e sua realidade opressiva comum a tantas mulheres brasileiras. A atriz, bailarina e coreógrafa Letícia Paranhos vive Aurora, que contracena com Jéferson Rachewsky, ator, palhaço, artista circense e, também, o diretor do espetáculo. A trilha sonora é executada ao vivo pela pianista e compositora Dunia Elias.

Ator e diretor norte-americano, Buster foi considerado um dos principais nomes do cinema mudo ao lado de Charlie Chaplin.  Entre suas comédias destacam-se: “O Enrascado“, “Marinheiro Por Descuido“, “Sherlock Jr.” e “A General“.

PUBLICIDADE

Filho de Joe Keaton e de Mayra Keaton, comediantes de vaudeville (mistura de teatro e circo), começou a atuar aos quatro anos de idade ao lado dos pais, fazendo acrobacias elaboradas e perigosas. Depois de vários anos se apresentando no circuito de vaudeville com os “The Three Keatons”, aos 21, Buster Keaton tornou-se um veterano nessa arte.

Acessibilidade – Por não utilizar recurso da fala em sua encenação, “Das Cinzas Coração” é um espetáculo totalmente acessível ao público surdo.

FICHA TÉCNICA
Direção:
 Jéferson Rachewsky
Dramaturgia e coreografia: Jéferson Rachewsky, Valquíria Cardoso e Letícia Paranhos
Elenco: Jéferson Rachewsky e Letícia Paranhos
Trilha sonora: Dunia Elias
Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso
Cenografia: Alex Limberger, Valquíria Cardoso e Daniel Fetter
Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso
Criação de luz: Osvaldo Perrenoud
Operação de luz: Daniel Fetter
Criação de vídeo e designer gráfico: Walter Diehl
Produção e operação de vídeo: Luiz Manoel Oliveira

PUBLICIDADE

SERVIÇO
VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
Espetáculo Das Cinzas Coração
Quando:
 15 e 16 de setembro | Sexta e sábado | 19h
Onde: Teatro Glênio Peres (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Câmara Municipal de Porto Alegre)
Entrada franca | Distribuição prévia dos convites a partir do dia 12 de setembro na Seção de Memorial da Câmara Municipal, das 9h às 18h, e, no sábado, 30 minutos antes do espetáculo, quando houver disponibilidade
Faixa etária: 12 anos | Crianças somente acompanhadas dos pais ou responsáveis
Realização: CMPA – Câmara Municipal de Porto Alegre
Apoio: Espaço N e Polvo Cultural

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Créditos das Fotos:
Jennifer Glass

PUBLICIDADE