O Teatro Sinduscon RS apresenta uma homenagem à dama da música brasileira, Elizeth Cardoso, por Maria do Carmo Carneiro e banda

O show será dia 30 de março e a entrada é franca

Homenagens a artistas da grandeza de Elizeth Cardoso são sempre bem vindas. Relembrar sua carreira sólida e bonita, celebrar uma artista que nos deu tanto e que imortalizou em sua voz potente canções como “Manhã de Carnaval”, “Nossos momentos”, “Magnífica”, “Naquela mesa”, que revelou novos autores como Paulinho da Viola e João Nogueira, que foi amiga e dividiu palco com artistas da nova geração como Rafael Rabello e com os monstros sagrados da MPB como Nelson Cavaquinho, Antonio Maria, Vinicius de Moraes, Fernando Lobo, Eneida, Ary Barroso, é sempre um gesto nobre de resgate e memória. Pois Maria do Carmo Carneiro presta essa homenagem à Divina no dia 30 de março, no Teatro Sinduscon RS.  A cantora sobe ao palco acompanhada por Cabelinho (cavaquinho), Marcelo Moyses (clarinete), Zalmir Chwartzmann, Rafa 16 e Guilherme Sanches (percussão), Júlia Alves (flauta) e Mathias Pinto (violão). Yara Lemos fará uma participação especial.

Maria do Carmo Carneiro começou a cantar em rodas de samba na zona norte da Capital há aproximadamente dez anos e tomou gosto. Canta onde a oportunidade se apresenta: em barzinhos, em festas, em pequenos shows. Além da carreira individual, faz parte do Grupo Negras em Canto, e faz participações em shows de diversos cantores, como Yara Lemos e em projetos como “Vozes de Dandara” e “Ébano e Marfim”.  Em 2008 participou do 11º Festival de Música de Porto Alegre, interpretando a música “Não Bata a Porta” de Paulo Sitó, ficando em 2º lugar como intérprete.  Dois anos depois lançou o álbum Verdadeira Luz, produção independente, com músicas de compositores gaúchos como Paulo Sitó, Paulinho Bom Ambiente, Andrezinho do Banjo, Guga Rodrigues e uma música de sua autoria. Maria do Carmo canta essencialmente samba de raiz. É grande admiradora de compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Luiz Carlos da Vila, Nei Lopes, Wilson Moreira, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e outros. E cantoras como Elizeth Cardoso, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Beth Carvalho, sempre lhe serviram de inspiração para cantar. É natural de São Jerônimo, no RS.

O Sindusom é uma das plataformas do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS com o objetivo de intensificar a comunicação e o relacionamento do setor da construção civil junto à comunidade, às lideranças públicas/privadas e multiplicadores de opinião. A ideia é fortalecer a atuação do Sinduscon-RS, que vai além de atender aos interesses do setor que representa. A cada ano, uma série de shows com curadoria de Mathias Pinto é apresentada de forma gratuita sempre na última quinta-feira de cada mês. Esta temporada recebeu o nome de O samba é meu dom e está com uma programação vibrante. Só este ano já passaram pelo teatro as cantoras Glau Barros, Venise Borges e Nati Santos, além de Edu Moreira, Violeiro Só, Mauro Moura e Izolino Nascimento. Desde o ano de sua criação, em 2015, o Teatro Sinduscon-RS já apresentou mais de 60 shows, entre eles, Valéria, Pâmela Amaro, Hique Gomes, Nina Wirtti e Luís Barcelos, entre muitos outros.

Maria do Carmo Carneiro canta Elizeth Cardoso
Dia 30 de março, quinta, às 20h
Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Foto:
Jader Pxoto

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Cultura, Música e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.