Sinfonia Metaphisica marca a estreia da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro

Projeto da Associação OntoArte será lançado no Palco Bell´Anima, no Centro Internacional de Arte e Cultura Recanto Maestro, na próxima sexta (30), às 19h30

Filarmônica OntoArte Recanto Maestro (FORMA) faz seu concerto de estreia no dia 30 (sexta-feira), às 19h30, no Palco Bell´Anima, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Idealizada pela Associação OntoArte, a FORMA trará ao público a Sinfonia Metaphisica, composta por Vagner Cunha a partir de textos do professor Antonio Meneghetti (1936-2013).

Originalmente escrita para Orquestra Sinfônica, a obra que estreou em 2013 chega ao palco revisitada para o concerto inaugural. Formada por músicos selecionados, incluindo professores e alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro, a FORMA também levará ao palco o Coro preparado por Lúcia Passos, com solos de Carla Maffioletti, Cintia de Los Santos, Angela Diel, Flávio Leite e Daniel Germano.

Mantida por filantropos, amantes e incentivadores da música e da arte, a FORMA prevê para 2023 a realização de pelo menos quatro concertos. Diretor da FORMA, o empresário Claudio Carrara destaca que “a motivação para constituir uma Filarmônica é resgatar o espírito do mecenato: aquele interesse genuíno em construir um valor perene para a vida humana universal. A motivação dos fundadores é conceber um espaço onde a OntoArte, expressa na música, possa abrir um novo, profundo, universo de sentido para as pessoas”.

Carrara destaca ainda que a FORMA nasce com a missão de ser a referência artística da Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM), projeto educacional e musical criado em 2015 com execução da Associação OntoArte e promoção da Fundação Antonio Meneghetti.

Para o Maestro Antônio Borges-Cunha, regente da Orquestra, “a FORMA é uma necessidade que se impõe, possibilitando à plateia concertos com um repertório cuidadoso e uma identidade muito bem definida de cultura humanista”.

Para que os mantenedores e convidados ingressem no universo musical proposto pela FORMA, de obras diversificadas, que dialogam com o ineditismo, e com as músicas clássicas de concerto, estão previstos encontros prévios às apresentações. Os Prelúdios, afirma Carrara, são atividades formativas que possibilitam não apenas um maior entendimento da música e do concerto a ser apresentado, mas uma maior fruição da própria existência. “A Arte é uma excelente pedadoga, porque nos sensibiliza, nos harmoniza, no coloca dentro de uma dimensão onde nos sentimos íntimos conosco e com as coisas que nos chegam.”

SERVIÇO
Concerto de estreia da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro
Quando: 
30 de dezembro | Sexta-feira | 19h30
Onde: Palco Bell’Anima (Rua Oniotan, s/nº – Recanto Maestro – São João do Polêsine)
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br

Os ingressos também podem ser adquiridos na Loja Dullius (Estrada Recanto Maestro, 1889) ou na bilheteria do Palco Bell’Anima, no dia do concerto, a partir das 18h.

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Foto:
Arquivo OntoArte

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Palco Bell’Anima, Roberta Amaral e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.