Sinfonia Metaphisica marca a estreia da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro

Projeto da Associação OntoArte será lançado no Palco Bell´Anima, no Centro Internacional de Arte e Cultura Recanto Maestro, na próxima sexta (30), às 19h30

Filarmônica OntoArte Recanto Maestro (FORMA) faz seu concerto de estreia no dia 30 (sexta-feira), às 19h30, no Palco Bell´Anima, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Idealizada pela Associação OntoArte, a FORMA trará ao público a Sinfonia Metaphisica, composta por Vagner Cunha a partir de textos do professor Antonio Meneghetti (1936-2013).

Originalmente escrita para Orquestra Sinfônica, a obra que estreou em 2013 chega ao palco revisitada para o concerto inaugural. Formada por músicos selecionados, incluindo professores e alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro, a FORMA também levará ao palco o Coro preparado por Lúcia Passos, com solos de Carla Maffioletti, Cintia de Los Santos, Angela Diel, Flávio Leite e Daniel Germano.

Mantida por filantropos, amantes e incentivadores da música e da arte, a FORMA prevê para 2023 a realização de pelo menos quatro concertos. Diretor da FORMA, o empresário Claudio Carrara destaca que “a motivação para constituir uma Filarmônica é resgatar o espírito do mecenato: aquele interesse genuíno em construir um valor perene para a vida humana universal. A motivação dos fundadores é conceber um espaço onde a OntoArte, expressa na música, possa abrir um novo, profundo, universo de sentido para as pessoas”.

PUBLICIDADE

Carrara destaca ainda que a FORMA nasce com a missão de ser a referência artística da Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM), projeto educacional e musical criado em 2015 com execução da Associação OntoArte e promoção da Fundação Antonio Meneghetti.

Para o Maestro Antônio Borges-Cunha, regente da Orquestra, “a FORMA é uma necessidade que se impõe, possibilitando à plateia concertos com um repertório cuidadoso e uma identidade muito bem definida de cultura humanista”.

Para que os mantenedores e convidados ingressem no universo musical proposto pela FORMA, de obras diversificadas, que dialogam com o ineditismo, e com as músicas clássicas de concerto, estão previstos encontros prévios às apresentações. Os Prelúdios, afirma Carrara, são atividades formativas que possibilitam não apenas um maior entendimento da música e do concerto a ser apresentado, mas uma maior fruição da própria existência. “A Arte é uma excelente pedadoga, porque nos sensibiliza, nos harmoniza, no coloca dentro de uma dimensão onde nos sentimos íntimos conosco e com as coisas que nos chegam.”

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Concerto de estreia da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro
Quando: 
30 de dezembro | Sexta-feira | 19h30
Onde: Palco Bell’Anima (Rua Oniotan, s/nº – Recanto Maestro – São João do Polêsine)
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br

Os ingressos também podem ser adquiridos na Loja Dullius (Estrada Recanto Maestro, 1889) ou na bilheteria do Palco Bell’Anima, no dia do concerto, a partir das 18h.

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

PUBLICIDADE

Foto:
Arquivo OntoArte

PUBLICIDADE