Terceira edição do Festival Arte Salva promove pinturas de cinco intervenções artísticas em Porto Alegre

Evento com financiamento Pró-Cultura RS – Governo do Estado do RS e patrocínio da Tiger com apoio das Tintas Renner by PPG e realiza ação no Centro Histórico e Cidade Baixa com obras de Apolo Torres, Carla Barth, Criola, Gabi Stragliotto e Tio Trampo

O Festival Arte Salva promove, a partir de 05 de novembro, a pintura de cinco intervenções artísticas em Porto Alegre, que contará com trabalhos de  Apolo Torres, Carla Barth, Criola, Gabi Stragliotto e Tio Trampo. Com patrocínio de Tiger e apoio das Tintas Renner by PPG, esta é a terceira edição do projeto, que em 2021 entregou à cidade cinco pinturas e em 2020, por decorrência da pandemia, ocorreu em formato online e promoveu a pintura de um mural no Quarto Distrito.

Serão mais de 1.500m2 de área pintada em quatro ruas: na Praça Marechal Deodoro Gabri Stragliotto desenvolverá o trabalho; já na José do Patrocínio Tio Trampo assina a pintura; na Rua Loureiro da Silva estará uma obra assinada por Apolo Torres e na Av. Borges de Medeiros, o projeto é de Criola (confira as localizações completas abaixo). A curadoria dos artistas é assinada por Vinicius Amorim, criador do projeto.

O Festival Arte Salva 2022 tem como objetivo transformar a cidade em uma verdadeira Galeria de Arte a céu aberto. Em 2021, o projeto ficou concentrado no Centro Histórico; já este ano, ampliou seu raio de atuação também para a Cidade Baixa. “Nossa meta é alcançar o máximo de regiões possíveis ao longo dos anos. Sabemos que essa mudança na paisagem urbana vai para além de revitalizar os prédios, pois traz transformações de impacto social: a arte pública promove na comunidade o desenvolvimento conjunto econômico, cultural e social, e para o indivíduo, os benefícios podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo, psicológico e também nos laços interpessoais. O projeto visa resgatar a sensação de pertencimento da comunidade, deixando para trás a sensação de que as vias públicas são meras passagens, mas sim espaço de arte, reflexão, beleza e contemplação”, declara o Gestor Cultural, responsável no sul do país pelo projeto canadense – Art Battle – maior competição de pintura ao vivo do mundo e que ocorre desde 2016 em Porto Alegre.

As ações no Centro Histórico iniciam em 05 de novembro, com Gabi Stragliotto e Tio Trampo e devem encerrar em 15 de dezembro. Cada mural leva em torno de 20 dias para ser pintado, dependendo de questões como clima e complexidade de cada desenho. Serão mais de 1.200 litros de tintas e vernizes da marca Tintas Renner by PPG utilizados no total. Em torno de 60 profissionais estão envolvidos no projeto, entre artistas, assistentes, produtores, técnicos, engenheiros e segurança, entre outros.

Além das quatro empenas, o festival promoverá uma oficina artística gratuita ministrada pela artista Carla Barth que resultará na pintura de um mural em local a ser divulgado. Carla realizará a atividade formativa no sábado, 4 de dezembro, e a pintura está prevista para os dias 11 e 12 de dezembro. Com a ação, o festival alcançará mais de 1500 m2 de área pintada, somadas as empenas e o muro da instituição.  Para mais informações, acesse https://www.festivalartesalva.com.br/ | https://www.instagram.com/artesalvafestival/

FESTIVAL ARTE SALVA 2022
Pinturas iniciam em 05 de novembro – previsão de entrega até 15 de dezembro
Artistas participantes e locais selecionados:

APOLO TORRES
INTERCITY CIDADE BAIXA: Av. Loureiro Da Silva, 1960 [fachada João Pessoa]  – Cidade Baixa –  Porto Alegre/RS 

Nascido em 02 de maio de 1986 em Diadema, SP, Brasil. Atualmente, vive em São Paulo. Graduado em Desenho Industrial na Universidade Mackenzie, em São Paulo (2008), estudou pintura e processos criativos na School of Visual Arts, em Nova York (2013). Utiliza a pintura como linguagem artística, em telas e murais de larga escala. Seu trabalho dialoga com a pintura clássica, street art e arte contemporânea. Com exposições individuais no Brasil, Itália e Estados Unidos, e participações em festivais e exposições coletivas em vários países, Apolo aparece como um grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro. 

CRIOLA
ED. DUQUEZA – Av. Borges De Medeiros, 855 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Criola (Belo Horizonte – MG, 1990) é uma das artistas visuais mais proeminentes da arte urbana, sempre mergulhando em pautas sociais e políticas, com pinturas e murais de grande formato que tocam na ancestralidade para expor e questionar os valores da sociedade contemporânea. Suas obras tem como foco principal a posição da mulher negra na sociedade e a importância de seu protagonismo no mundo. Além do figurativo, traz em seu estilo a inspiração da fauna e da flora brasileiras somadas aos grafismos de matrizes africanas. A artista apresenta grandes empenas, laterais de prédios, pintadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paris e em Minsk na Bielorrússia.

GABI STRAGLIOTTO
ED. TUPY SILVEIRA – Praça. Marechal Deodoro, 170 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Gabriela nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Galópolis, Caxias do Sul. É graduada em Comunicação Social pela ESPM, em Porto Alegre, e tem formação livre em Artes Visuais, com passagem pela Central Saint Martins em Londres e pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Seu trabalho se desdobra nos processos de construção e abstração da imagem, atravessando a figuração, principalmente no uso da pintura e combinando a mesma com instalações em áudio, vídeo e texto. Hoje vive e trabalha entre Caxias do Sul e São Paulo.

TIO TRAMPO
ED. SALOMÃO IOSCHPE –  Rua José do Patrocínio, 462  Cidade Baixa – Porto Alegre/RS

Luis Flavio Trampo é um dos precursores do graffiti no Brasil e até hoje, um dos mais ativos. Influenciado principalmente pela cultura brasileira, das metrópoles às tribos indígenas, Trampo demonstra em suas intervenções uma poética visual singular. Por vezes simbólica e experimental, em outros momentos mais figurativa, mas sempre adequada ao ambiente que está inserida. Conhecido por seu trabalho social, Trampo é uma referência de arte urbana em Porto Alegre, participando tanto como voluntário em oficinas em comunidades carentes, como também transmitindo esse mesmo conhecimento em universidades e workshops. 

CARLA BARTH
Local a confirmar

Artista e ilustradora, começou suas atividades artísticas em 2005. Formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS-PUCRS) e estudante de Artes Visuais na UFRGS. Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior. Trabalha principalmente com pintura fazendo murais, telas e arte aplicada. Suas obras foram divulgadas em revistas de diversos países como Rússia, Inglaterra, EUA, Espanha. Possui obra no acervo do MACRS e murais em inúmeros espaços públicos.

Saiba Mais:

A Tiger é uma cerveja puro malte que nasceu nas ruas de Singapura em 1932, e acredita que todos devem ser fiéis ao seu tigre interior. Rodou o mundo e agora já marca presença em mais de 50 países. Mas na real, a gente acredita que o que importa mesmo não é de onde você vem e sim onde você quer chegar. Trouxe consigo todo o espírito exótico e autêntico, de energia, atitude e determinação de quem se atreve á novas experiências e descobertas. 

Esse é o ingrediente que só os tigres têm: CORAGEM.

Tiger acredita que todos deveriam se manter fiéis ao seu tigre interior, de onde vem sua garra pra seguir seu próprio caminho e fazer acontecer.

A puro malte de Singapura.

https://www.instagram.com/tigerbeerbr
https://www.facebook.com/tigerbeerbr
https://twitter.com/Tigerbeerbr

A Tintas Renner by PPG é uma marca consolidada no sul do país e expande sua presença no mercado nacional. É reconhecida por diversas premiações da região, entre elas o Top of Mind, da Revista Amanhã, e o Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio. Apresenta mais de 2.000 cores através do sistema tintométrico “Voice of Colour“ e o mais completo portfólio de produtos para proteger e embelezar ambientes. Faz parte do grupo PPG, que é referência global em tintas, corantes e especialidades nos segmentos industrial, de manutenção e comercial. Com modelos inovadores e gestão de excelência, a Tintas Renner by PPG concretiza seu diferencial conectando-se à vida das pessoas. Entre as principais linhas da Tintas Renner by PPG está a Rekolor Gold, composta por acrílicos super premium de alta performance. Acompanhe a Tintas Renner by PPG no site oficial e nas redes sociais: www.tintasrenner-deco.com.br / @tintasrennerbr.

Vinicius Amorim é bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela PUCRS, atuou por mais de 10 anos com marketing promocional, planejamento e concepção de projetos, em agências e produtoras de eventos. Em uma temporada de dois anos em Barcelona, na Espanha, conectou-se com o universo cultural e do entretenimento. Em 2014, começou a desenvolver projetos com foco nas artes visuais.

É curador e produtor executivo no Sul do Brasil pelo projeto canadense “Art Battle”, maior competição de pintura ao vivo do mundo. Foi responsável pela Fábrica São Geraldo, galeria de arte, estúdio e espaço multiuso para iniciativas culturais, localizada no 4º Distrito de Porto Alegre (RS) – que, durante três anos, ressignificou um antigo galpão abandonado através da arte.

Atualmente, está à frente da Pólen – Arte em Movimento, ecossistema de arte que atua na concepção, curadoria, produção e elaboração de projetos do universo cultural e leis de incentivo à cultura.

Assessoria de Imprensa:
Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Fotos:
Tiago Ravi, Roberta Gewehr, Joanna Tillman e Divulgação

Esse post foi publicado em Agenda, Bruna Paulin - Assessoria de Flor em Flor, Cultura e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.