Terceira edição do Festival Arte Salva promove pinturas de cinco intervenções artísticas em Porto Alegre

Evento com financiamento Pró-Cultura RS – Governo do Estado do RS e patrocínio da Tiger com apoio das Tintas Renner by PPG e realiza ação no Centro Histórico e Cidade Baixa com obras de Apolo Torres, Carla Barth, Criola, Gabi Stragliotto e Tio Trampo

O Festival Arte Salva promove, a partir de 05 de novembro, a pintura de cinco intervenções artísticas em Porto Alegre, que contará com trabalhos de  Apolo Torres, Carla Barth, Criola, Gabi Stragliotto e Tio Trampo. Com patrocínio de Tiger e apoio das Tintas Renner by PPG, esta é a terceira edição do projeto, que em 2021 entregou à cidade cinco pinturas e em 2020, por decorrência da pandemia, ocorreu em formato online e promoveu a pintura de um mural no Quarto Distrito.

Serão mais de 1.500m2 de área pintada em quatro ruas: na Praça Marechal Deodoro Gabri Stragliotto desenvolverá o trabalho; já na José do Patrocínio Tio Trampo assina a pintura; na Rua Loureiro da Silva estará uma obra assinada por Apolo Torres e na Av. Borges de Medeiros, o projeto é de Criola (confira as localizações completas abaixo). A curadoria dos artistas é assinada por Vinicius Amorim, criador do projeto.

O Festival Arte Salva 2022 tem como objetivo transformar a cidade em uma verdadeira Galeria de Arte a céu aberto. Em 2021, o projeto ficou concentrado no Centro Histórico; já este ano, ampliou seu raio de atuação também para a Cidade Baixa. “Nossa meta é alcançar o máximo de regiões possíveis ao longo dos anos. Sabemos que essa mudança na paisagem urbana vai para além de revitalizar os prédios, pois traz transformações de impacto social: a arte pública promove na comunidade o desenvolvimento conjunto econômico, cultural e social, e para o indivíduo, os benefícios podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo, psicológico e também nos laços interpessoais. O projeto visa resgatar a sensação de pertencimento da comunidade, deixando para trás a sensação de que as vias públicas são meras passagens, mas sim espaço de arte, reflexão, beleza e contemplação”, declara o Gestor Cultural, responsável no sul do país pelo projeto canadense – Art Battle – maior competição de pintura ao vivo do mundo e que ocorre desde 2016 em Porto Alegre.

PUBLICIDADE

As ações no Centro Histórico iniciam em 05 de novembro, com Gabi Stragliotto e Tio Trampo e devem encerrar em 15 de dezembro. Cada mural leva em torno de 20 dias para ser pintado, dependendo de questões como clima e complexidade de cada desenho. Serão mais de 1.200 litros de tintas e vernizes da marca Tintas Renner by PPG utilizados no total. Em torno de 60 profissionais estão envolvidos no projeto, entre artistas, assistentes, produtores, técnicos, engenheiros e segurança, entre outros.

Além das quatro empenas, o festival promoverá uma oficina artística gratuita ministrada pela artista Carla Barth que resultará na pintura de um mural em local a ser divulgado. Carla realizará a atividade formativa no sábado, 4 de dezembro, e a pintura está prevista para os dias 11 e 12 de dezembro. Com a ação, o festival alcançará mais de 1500 m2 de área pintada, somadas as empenas e o muro da instituição.  Para mais informações, acesse https://www.festivalartesalva.com.br/ | https://www.instagram.com/artesalvafestival/

FESTIVAL ARTE SALVA 2022
Pinturas iniciam em 05 de novembro – previsão de entrega até 15 de dezembro
Artistas participantes e locais selecionados:

PUBLICIDADE

APOLO TORRES
INTERCITY CIDADE BAIXA: Av. Loureiro Da Silva, 1960 [fachada João Pessoa]  – Cidade Baixa –  Porto Alegre/RS 

Nascido em 02 de maio de 1986 em Diadema, SP, Brasil. Atualmente, vive em São Paulo. Graduado em Desenho Industrial na Universidade Mackenzie, em São Paulo (2008), estudou pintura e processos criativos na School of Visual Arts, em Nova York (2013). Utiliza a pintura como linguagem artística, em telas e murais de larga escala. Seu trabalho dialoga com a pintura clássica, street art e arte contemporânea. Com exposições individuais no Brasil, Itália e Estados Unidos, e participações em festivais e exposições coletivas em vários países, Apolo aparece como um grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro. 

CRIOLA
ED. DUQUEZA – Av. Borges De Medeiros, 855 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

PUBLICIDADE

Criola (Belo Horizonte – MG, 1990) é uma das artistas visuais mais proeminentes da arte urbana, sempre mergulhando em pautas sociais e políticas, com pinturas e murais de grande formato que tocam na ancestralidade para expor e questionar os valores da sociedade contemporânea. Suas obras tem como foco principal a posição da mulher negra na sociedade e a importância de seu protagonismo no mundo. Além do figurativo, traz em seu estilo a inspiração da fauna e da flora brasileiras somadas aos grafismos de matrizes africanas. A artista apresenta grandes empenas, laterais de prédios, pintadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paris e em Minsk na Bielorrússia.

GABI STRAGLIOTTO
ED. TUPY SILVEIRA – Praça. Marechal Deodoro, 170 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Gabriela nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Galópolis, Caxias do Sul. É graduada em Comunicação Social pela ESPM, em Porto Alegre, e tem formação livre em Artes Visuais, com passagem pela Central Saint Martins em Londres e pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Seu trabalho se desdobra nos processos de construção e abstração da imagem, atravessando a figuração, principalmente no uso da pintura e combinando a mesma com instalações em áudio, vídeo e texto. Hoje vive e trabalha entre Caxias do Sul e São Paulo.

PUBLICIDADE

TIO TRAMPO
ED. SALOMÃO IOSCHPE –  Rua José do Patrocínio, 462  Cidade Baixa – Porto Alegre/RS

Luis Flavio Trampo é um dos precursores do graffiti no Brasil e até hoje, um dos mais ativos. Influenciado principalmente pela cultura brasileira, das metrópoles às tribos indígenas, Trampo demonstra em suas intervenções uma poética visual singular. Por vezes simbólica e experimental, em outros momentos mais figurativa, mas sempre adequada ao ambiente que está inserida. Conhecido por seu trabalho social, Trampo é uma referência de arte urbana em Porto Alegre, participando tanto como voluntário em oficinas em comunidades carentes, como também transmitindo esse mesmo conhecimento em universidades e workshops. 

CARLA BARTH
Local a confirmar

PUBLICIDADE

Artista e ilustradora, começou suas atividades artísticas em 2005. Formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS-PUCRS) e estudante de Artes Visuais na UFRGS. Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior. Trabalha principalmente com pintura fazendo murais, telas e arte aplicada. Suas obras foram divulgadas em revistas de diversos países como Rússia, Inglaterra, EUA, Espanha. Possui obra no acervo do MACRS e murais em inúmeros espaços públicos.

Saiba Mais:

A Tiger é uma cerveja puro malte que nasceu nas ruas de Singapura em 1932, e acredita que todos devem ser fiéis ao seu tigre interior. Rodou o mundo e agora já marca presença em mais de 50 países. Mas na real, a gente acredita que o que importa mesmo não é de onde você vem e sim onde você quer chegar. Trouxe consigo todo o espírito exótico e autêntico, de energia, atitude e determinação de quem se atreve á novas experiências e descobertas. 

PUBLICIDADE

Esse é o ingrediente que só os tigres têm: CORAGEM.

Tiger acredita que todos deveriam se manter fiéis ao seu tigre interior, de onde vem sua garra pra seguir seu próprio caminho e fazer acontecer.

A puro malte de Singapura.

PUBLICIDADE

https://www.instagram.com/tigerbeerbr
https://www.facebook.com/tigerbeerbr
https://twitter.com/Tigerbeerbr

A Tintas Renner by PPG é uma marca consolidada no sul do país e expande sua presença no mercado nacional. É reconhecida por diversas premiações da região, entre elas o Top of Mind, da Revista Amanhã, e o Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio. Apresenta mais de 2.000 cores através do sistema tintométrico “Voice of Colour“ e o mais completo portfólio de produtos para proteger e embelezar ambientes. Faz parte do grupo PPG, que é referência global em tintas, corantes e especialidades nos segmentos industrial, de manutenção e comercial. Com modelos inovadores e gestão de excelência, a Tintas Renner by PPG concretiza seu diferencial conectando-se à vida das pessoas. Entre as principais linhas da Tintas Renner by PPG está a Rekolor Gold, composta por acrílicos super premium de alta performance. Acompanhe a Tintas Renner by PPG no site oficial e nas redes sociais: www.tintasrenner-deco.com.br / @tintasrennerbr.

Vinicius Amorim é bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela PUCRS, atuou por mais de 10 anos com marketing promocional, planejamento e concepção de projetos, em agências e produtoras de eventos. Em uma temporada de dois anos em Barcelona, na Espanha, conectou-se com o universo cultural e do entretenimento. Em 2014, começou a desenvolver projetos com foco nas artes visuais.

PUBLICIDADE

É curador e produtor executivo no Sul do Brasil pelo projeto canadense “Art Battle”, maior competição de pintura ao vivo do mundo. Foi responsável pela Fábrica São Geraldo, galeria de arte, estúdio e espaço multiuso para iniciativas culturais, localizada no 4º Distrito de Porto Alegre (RS) – que, durante três anos, ressignificou um antigo galpão abandonado através da arte.

Atualmente, está à frente da Pólen – Arte em Movimento, ecossistema de arte que atua na concepção, curadoria, produção e elaboração de projetos do universo cultural e leis de incentivo à cultura.

Assessoria de Imprensa:
Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

PUBLICIDADE

Fotos:
Tiago Ravi, Roberta Gewehr, Joanna Tillman e Divulgação

PUBLICIDADE