Loma Pereira faz fusão de ritmos no Mistura Fina em apresentação no dia 15 de setembro

Cantora consagrada apresenta sucessos do cancioneiro regional, latino-americano e brasileiro no dia 15 de setembro no Foyer Nobre do Theatro São Pedro

Uma das mais reverenciadas cantoras gaúchas, Loma Pereira é atração do projeto Mistura Fina no próximo dia 15 de setembroquinta-feira, às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A artista promete uma verdadeira fusão de ritmos e de gêneros musicais, misturando canções consagradas do cancioneiro regional, latino-americano e brasileiro. A entrada é franca. Como medida de acessibilidade, é oferecido o serviço de audiodescrição pela OVNI Acessibilidade Universal, que está presente em toda a programação, desde a sua primeira edição.

O repertório do show de Loma Pereira contextualiza um cadinho das experiências musicais e de múltiplas vivências, no qual a cantora expressa o gosto pela boa Música Popular Brasileira, tornadas pelo público Patrimônio Imaterial. No rol das mensagens musicais assinala obras de Wilson Simonal, João Bosco, Aldyr Blanc e Gilberto Gil, sem deixar de destacar a forte presença latina de Miguel Angel Morelli e de compositores gaúchos, como Kleiton e Kledir, Robson Barenho, Talo Pereyra, Ivaldo Roque, Leonardo Ribeiro, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Marco Araujo, Sidney Bretanha, Luiz Mauro Vianna, Gilberto Oliveira (o conceituado instrumentista que a acompanha) e ela mesma nas parcerias com René Duque e Cao Guimarães. 

SOBRE LOMA PEREIRA
Loma Berenice Gomes Pereira iniciou sua carreira na década de 70 com o Grupo Pentagrama e alicerçou sua trajetória artística nos Festivais Nativistas Gaúchos e a partir da 4º Califórnia de Uruguaiana. Cantou na maioria dos festivais produzidos no RS e recebeu várias premiações e menções honrosas também como intérprete. Em 1980, foi eleita Melhor Cantora da Década por jornalistas, produtores de eventos culturais, músicos e compositores em evento promovido pelo IGTF. Com o álbum Um Mate Por Ti (RGE) produzido por Ayrton dos Anjos, foi indicada ao Prêmio Nacional Sharp de Música – categoria Cantora Regional. Em 1999, conquistou o Prêmio Açorianos de Música pelo álbum Além Fronteiras: Melhor CD e Melhor Intérprete de MPB. Nas edições 2018/2019 do mesmo evento foi a artista homenageada pelo Conjunto da Obra, reunidas ao longo de seus 46 anos de carreira.

SOBRE O PROJETO MISTURA FINA
Depois de passar um período sendo realizado em formato virtual – de abril de 2020 a agosto de 2021 – o projeto Mistura Fina está de volta, agora, de forma presencial, no Foyer do Theatro São Pedro, apresentando a diversidade da produção musical brasileira.  “Resistimos e, graças a Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), chegamos em 2022 com a quarta edição do projeto, garantindo o encontro entre a arte e o público, motor principal do Mistura Fina”, afirma Letícia Vieira, produtora do projeto.

O projeto, este ano, conta com 30 apresentações, com uma linha curatorial ainda mais diversa, trazendo Arthur de Faria e Nanni Rios à frente da curadoria. Somando, uma forte parceira do projeto, a OVNI Acessibilidade Universal, que presta serviço desde a primeira edição e estará junto, com audiodescrição em todos os dias do evento.

Com produção e realização da Primeira Fila Produções e correalização do Theatro São Pedro, apoio da OVNI Acessibilidade Universal, assessoria de imprensa da Silvia Abreu e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), o Mistura Fina exibe a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário local e estadual do País. Iniciado em 2018, o projeto abrigou grandes expressões da música, em shows temperados com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. 

Na presente edição do Mistura Fina, já se apresentaram Alma Lusitana e Jairo Klein (30/06), Andrea Cavalheiro e Michel Dorfman (07/07), Bebeto Alves (14/07), Dessa Ferreira (21/07), Gelson Oliveira (28/07), Dudu Sperb (04/08), Duo Vozes de Dandara (11/08), Nelson Coelho de Castro (18), Bel Medula (25/08), Glau Barros (01/09) e Pedro Longes (08/09). A próxima atração é Zé Adão Barbosa (22/09). 

SERVIÇO
LOMA PEREIRA, dentro da programação do projeto MISTURA FINA
Dia 15 de setembro de 2022, quinta-feira, às 18h30min 
Foyer do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°), Porto Alegre-RS
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Andreia Freitas

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Mistura Fina, Música, Silvia Abreu e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.