Cleômenes Junior apresenta seu primeiro EP solo no Mistura Fina, no dia 27/10, no Foyer do Theatro São Pedro

Acompanhado de um trio, o saxofonista e flautista exibe canções de “Selva Urbana”

O projeto Mistura Fina em sua edição de 27 de outubro, quinta-feira, destaca Cleômenes Junior, que exibe “Selva Urbana“, seu primeiro EP solo em formato de quarteto. O disco percorre diversas linguagens, fazendo um passeio instrumental que transita entre o reggae, o samba, o rhythm and blues com pitadas de dub e arranjos e improvisações jazzísticas. No Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 18h30min, acompanhado por Fernando Catatau na bateria, Ras Vicente no teclado e Mateus Albornoz no contrabaixo, o jovem multi-instrumentista apresenta suas composições em um show enérgico. A entrada é franca.

A cada nova edição, e pelo quarto ano consecutivo, o projeto Mistura Fina apresenta a diversidade da produção musical brasileira. Tem financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). A produção e a realização são da Primeira Fila Produções em correalização com o Theatro São Pedro. Como medida de acessibilidade é oferecido o serviço de audiodescrição pela OVNI Acessibilidade Universal, que está presente em toda a programação, desde a sua primeira edição.

SOBRE O CONVIDADO

PUBLICIDADE

Cleômenes Junior é saxofonista, flautista, compositor, arranjador, professor e bacharel em Música Popular pela UFRGS. Destaque na cena instrumental independente, integra as bandas Trabalhos Espaciais Manuais e Lucas Brum Big Band. Como instrumentista, já participou de diversos festivais, como: Psicodália, Meca, Pira Rural, Floripa Jazz, Distrito Jazz, Arvo, Morrodália, Planeta Atlântida, Pepsi Twistland. Neste ano, lançou seu primeiro trabalho em carreira solo, um EP instrumental intitulado Selva Urbana.

O disco foi inteiramente composto, arranjado e produzido por Cleômenes e contou com os músicos: Ras Vicente(teclado), Mateus Albornoz (baixo), Fernando Catatau (bateria), Ronaldo Pereira (sax tenor) e Tomás Piccinini (sax alto e barítono). O trabalho traz uma roupagem multifacetada e democrática, passeando por ritmos como reggae, samba, maracatu, Rnb, com pitadas de dub e arranjos e improvisos jazzísticos. Em maio deste ano, ocorreu o show de lançamento do disco Selva Urbana no Agulha, em Porto Alegre, com participações de Cachola, Bel Medula e Ariele. Posteriormente, o trabalho foi vencedor do concurso cultural “Uma noite de jazz” do SESI-RS, o que oportunizou a ida do disco para o teatro com a abertura dos shows internacionais de Roberto Fonseca (Cuba) e Ida Nielsen (Dinamarca). Neste momento, Cleômenes busca formas de levar o show Selva Urbana Brasil afora.

SOBRE O PROJETO MISTURA FINA

PUBLICIDADE

Depois de passar um período sendo realizado em formato virtual – de abril de 2020 a agosto de 2021 – o projeto Mistura Fina está de volta, agora, de forma presencial, no Foyer do Theatro São Pedro, apresentando a diversidade da produção musical brasileira. “Resistimos e, graças a Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), chegamos em 2022 com a quarta edição do projeto, garantindo o encontro entre a arte e o público, motor principal do Mistura Fina”, afirma Letícia Vieira, produtora do projeto.

O projeto, este ano, conta com 30 apresentações, com uma linha curatorial ainda mais diversa, trazendo Arthur de Faria e Nanni Rios à frente da curadoria. Somando, uma forte parceira do projeto, a OVNI Acessibilidade Universal, que presta serviço desde a primeira edição e estará junto, com audiodescrição em todos os dias do evento.

Com produção e realização da Primeira Fila Produções e correalização do Theatro São Pedro, apoio da OVNI Acessibilidade Universal, assessoria de imprensa da Silvia Abreu e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), o Mistura Fina exibe a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário local e estadual do País. Iniciado em 2018, o projeto abrigou grandes expressões da música, em shows temperados com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

PUBLICIDADE

Na presente edição do Mistura Fina, já se apresentaram Alma Lusitana e Jairo Klein (30/06), Andrea Cavalheiro e Michel Dorfman (07/07), Bebeto Alves (14/07), Dessa Ferreira (21/07), Gelson Oliveira (28/07), Dudu Sperb (04/08), Duo Vozes de Dandara (11/08), Nelson Coelho de Castro (18), Bel Medula (25/08), Glau Barros (01/09), Pedro Longes (08/09), Loma Pereira (15/09), Zé Adão Barbosa (22/09), Zé Caradípia (29/09), Fernando do Ó e Giovanni Berti (06/10), Nina Fola (13/10) e Gustavo Kraemer (20/10). Abrindo a programação de novembro, teremos Pedro Cassel (03/11).

Canais de comunicação do artista:
Instagram: https://www.instagram.com/cleomenes.jr
Facebook: https://www.facebook.com/cleomenes.jr
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCmoNkzbzfU0EBVk_vPVbQ3A

SERVIÇO:
O que: CLEÔMENES JUNIOR, dentro da programação do projeto MISTURA FINA 
Quando: Dia 27 de outubro de 2022, quinta-feira, às 18h30min 
Onde: Foyer do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°), Porto Alegre-RS
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre
Entrada franca

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Elizabeth Thiel

PUBLICIDADE