Obra Comentada do Centro Cultural 25 de Julho recebe a cantora Leila Pinheiro e o pianista Antonio Adolfo

Na 23ª edição do projeto Obra Comentada, em versão online, o Centro Cultural 25 de Julho recebe os músicos Leila Pinheiro e Antonio Adolfo para um bate-papo sobre o CD “Vamos Partir pro Mundo”

encontro ocorre no dia 20 de agosto (sábado), às 16 horas, através da página do YouTube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES, coordenador e mediador do projeto.

Na década de 1960, o pianista carioca encontrou em Tibério Gaspar sua grande parceria para compor. Juntos, os músicos escreveram mais de 50 canções e emplacaram grandes sucessos, como Sá Marina, Teletema e Giro.

Para revisitar esse universo, recriado e atualizado por novíssimos arranjos, Adolfo se juntou a uma das intérpretes de maior prestígio da música brasileira, Leila Pinheiro, no álbum Vamos Partir Pro Mundo – A Música de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. O álbum foi lançado pela gravadora DECK, em abril de 2020, em todas as plataformas digitais.



Diretor musical e arranjador deste trabalho, Adolfo escolheu as canções que pareciam mais atuais e, através das novas versões, trouxe a elas um frescor. “Para mim era como se fossem músicas novas, uma vez que não havia gravações recentes. Foi um presente mergulhar nessa obra maravilhosa”, diz Leila.

Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Lançou mais de 19 discos em 41 anos de carreira. Logo em seu álbum de estreia, Leila Pinheiro (Independente/1983), a paraense contou com a participação de Tom Jobim, Ivan Lins, Francis Hime e João Donato. Com Roberto Menescal, trouxe de volta a bossa nova para as rádios e palcos do Brasil e do Japão, ganhando disco de ouro com o CD Bênção Bossa Nova (Polygram/1989). César Camargo Mariano produziu Coisas do Brasil (Polygram/1993), premiado também com a mesma certificação. Leila assinou a produção de um CD já histórico – Catavento e Girassol (EMI-Odeon/1997) – todo com parcerias do violonista e compositor Guinga com Aldir Blanc. Como compositora, Leila assina parcerias com o líder da Legião Urbana Renato Russo (Hoje) e com Zélia Duncan (Todas As Coisas Valem), dentre outras.

Antonio Adolfo desenvolveu sua carreira, a partir de 1963, com seu Trio 3D, no musical Pobre menina rica, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Fez shows no Beco das Garrafas, com Leny Andrade e Wilson Simonal, e Festivais da Canção, com seu grupo Brazuca, e participou do grupo que acompanhou Elis Regina em turnês pela Europa e de discos solo que viraram parte da história da música brasileira, como o LP Feito em casa, produzido e distribuído de forma independente. Há 35 anos, criou seu centro musical e, recentemente, retomou sua carreira solo com grande sucesso no exterior, com cinco indicações para o Latin Grammy e para o Grammy.

SERVIÇO
Obra Comentada – VAMOS PARTIR PRO MUNDO
Convidados:
 Leila Pinheiro e Antonio Adolfo
Quando: dia 20 de agosto | Sábado | 16h
Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio

Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Foto:
Leo Aversa

Esse post foi publicado em Agenda, Centro Cultural 25 de Julho, Cultura, Música, Roberta Amaral e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.