Obra Comentada do Centro Cultural 25 de Julho recebe a cantora Leila Pinheiro e o pianista Antonio Adolfo

Foto: Leo Aversa

Na 23ª edição do projeto Obra Comentada, em versão online, o Centro Cultural 25 de Julho recebe os músicos Leila Pinheiro e Antonio Adolfo para um bate-papo sobre o CD “Vamos Partir pro Mundo”

encontro ocorre no dia 20 de agosto (sábado), às 16 horas, através da página do YouTube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES, coordenador e mediador do projeto.

Na década de 1960, o pianista carioca encontrou em Tibério Gaspar sua grande parceria para compor. Juntos, os músicos escreveram mais de 50 canções e emplacaram grandes sucessos, como Sá Marina, Teletema e Giro.

Para revisitar esse universo, recriado e atualizado por novíssimos arranjos, Adolfo se juntou a uma das intérpretes de maior prestígio da música brasileira, Leila Pinheiro, no álbum Vamos Partir Pro Mundo – A Música de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. O álbum foi lançado pela gravadora DECK, em abril de 2020, em todas as plataformas digitais.

PUBLICIDADE



Diretor musical e arranjador deste trabalho, Adolfo escolheu as canções que pareciam mais atuais e, através das novas versões, trouxe a elas um frescor. “Para mim era como se fossem músicas novas, uma vez que não havia gravações recentes. Foi um presente mergulhar nessa obra maravilhosa”, diz Leila.

Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Lançou mais de 19 discos em 41 anos de carreira. Logo em seu álbum de estreia, Leila Pinheiro (Independente/1983), a paraense contou com a participação de Tom Jobim, Ivan Lins, Francis Hime e João Donato. Com Roberto Menescal, trouxe de volta a bossa nova para as rádios e palcos do Brasil e do Japão, ganhando disco de ouro com o CD Bênção Bossa Nova (Polygram/1989). César Camargo Mariano produziu Coisas do Brasil (Polygram/1993), premiado também com a mesma certificação. Leila assinou a produção de um CD já histórico – Catavento e Girassol (EMI-Odeon/1997) – todo com parcerias do violonista e compositor Guinga com Aldir Blanc. Como compositora, Leila assina parcerias com o líder da Legião Urbana Renato Russo (Hoje) e com Zélia Duncan (Todas As Coisas Valem), dentre outras.

Antonio Adolfo desenvolveu sua carreira, a partir de 1963, com seu Trio 3D, no musical Pobre menina rica, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Fez shows no Beco das Garrafas, com Leny Andrade e Wilson Simonal, e Festivais da Canção, com seu grupo Brazuca, e participou do grupo que acompanhou Elis Regina em turnês pela Europa e de discos solo que viraram parte da história da música brasileira, como o LP Feito em casa, produzido e distribuído de forma independente. Há 35 anos, criou seu centro musical e, recentemente, retomou sua carreira solo com grande sucesso no exterior, com cinco indicações para o Latin Grammy e para o Grammy.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Obra Comentada – VAMOS PARTIR PRO MUNDO
Convidados:
 Leila Pinheiro e Antonio Adolfo
Quando: dia 20 de agosto | Sábado | 16h
Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio

Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Foto:
Leo Aversa

PUBLICIDADE