Clarisse Grova e Cristóvão Bastos são os convidados da última edição de 2022 do projeto Obras Comentadas

Novos Traços, lançado em 1997, traz composições inéditas da parceria de Cristóvão com Aldir Blanc. Bate-papo acontece no dia 17, às 16h

No próximo sábado (17), o projeto online Obras Comentadas conversa com osmúsicos Clarisse Grova e Cristóvão Bastos sobre o álbum Novos Traços. Realizado em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho, o bate-papo corre às 16 horas, através da página do Youtube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES, no link https://www.youtube.com/user/feantrio.

Em 1997, Clarisse dedicou um disco inteirinho – “Novos Traços” – à parceria de Aldir Blanc e Cristovão Bastos. O convite para este trabalhou partiu do próprio Aldir e São quatorze músicas com arranjo e regência de Cistóvão e produção de Rildo Hora. Como escreveu o jornalista e escritor Ruy Castro, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, “Clarisse, em sua rica experiência na noite carioca, varou madrugadas abraçada às melhores canções, insistindo em cantar bem, dando sempre a nota certa e a interpretação exata. Só três otários, Clarisse, Cristóvão. Bastos e Aldir Blanc poriam tanta musicalidade, inteligência e poesia num único disco. E há um quarto otário: o produtor musical Rildo Hora.

A cantora e compositora carioca Clarisse Grova iniciou sua carreira artítica na década de 70, apresentando-se em bailes e corais. Cantou no Chicos’ Bar e no Cálice, acompanhada por Luizinho Eça, Edson Frederico, Osmar Milito, entre outros. Lançou dois compactos: Eu mereço, em 81, pela Copacabana Discos; e Clarisse, pela EMI-ODEON, em 83. O LP Clarisse, de 85, lançado pela EMI-ODEON, teve como arranjadores Tavito, Eduardo Souto Neto, Cesar Camargo Mariano, Flávio Venturini, entre outros. Escolhida por Abel Silva, apresentou a obra do compositor em shows no Rio e no interior do estado. Clarisse compôs com a dupla Cravo e ferradura, samba que abre o Cd. Em 2003, Clarisse e Felipe Radicetti lançaram o Cd Superlisa, um trabalho que alia MPB à música eletrônica. Além da carreira solo, em 2005, Clarisse passou a integrar o grupo vocal Nós Quatro, liderado por Celia Vaz.

PUBLICIDADE

Cristóvão Bastos é compositor, arranjador, pianista, acordeonista, produtor e diretor musical e professor. Parceiro de grandes nomes, como Chico Buarque – com quem compôs “Todo o sentimento” e “Tua cantiga” –, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola e Elton Medeiros. Cristovão criou e assinou arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, Nelson onçalves, Paulinho da Viola, Ângela Maria, Chico Buarque, entre outros. 

SERVIÇO
Obra Comentada – NOVOS TRAÇOS

Convidados: Clarisse Grova e Cristóvão Bastos
Quando: 17 de dezembro | Sábado | 16h
Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio
Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Olivier Lob e Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE