Leandro Maia e André Mehmari comentam o premiado álbum “Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” na 15ª edição do projeto Obras Comentadas

O projeto Obras Comentadas chega a sua 15ª edição neste mês recebendo o cantor, violonista e compositor Leandro Maia e o pianista e arranjador André Mehmari para comentar o aclamado disco Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, lançado por eles em 2014

A programação, promovida pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, poderá ser acompanhada gratuitamente no dia 20 de novembrosábado, às 16h, pelo canal do YouTube do músico gaúcho Felipe Antunes, coordenador da programação.
 
Em um bate-papo descontraído, os artistas contam detalhes sobre a concepção do disco que recebeu o Prêmio Funarte de Música Brasileira e que tem participações especiais de outros grandes nomes da cena musical do país e do exterior, como Maria João GranchaVitor RamilAntônio Loureiro e Sérgio Santos.

Tendo como epicentro a parceria com André Mehmari, Leandro Maia propõe nesse seu terceiro trabalho autoral o aprofundamento de sua atuação como letrista e seu refinamento como cantor. Em 15 faixas, o disco apresenta um intenso diálogo com a literatura histórica e de ficção, através da tematização do protagonismo das personagens femininas.
 
O projeto Obras Comentadas, que realiza audições de diferentes produções musicais com comentários dos artistas envolvidos, iniciou sua parceria com o Centro Cultural 25 de Julho em plena quarentena. Desde então, já recebeu o conjunto MPB4 para conversar sobre o seu DVD de 50 anos, O Sonho, a Vida, a Roda Viva; Celso Viáfora e Pablo Trindade falando sobre Cantando em bandoGuinga e Leila Pinheiro comentando Catavento e Girassol; além de muitos outros artistas em encontros virtuais que estão disponíveis no canal do YouTube do projeto.
 
SOBRE OS PARTICIPANTES DESTA EDIÇÃO

Leandro Maia é Doutor em Música/Songwriting na Bath Spa University, no Reino Unido, Mestre em Literatura Brasileira e Licenciado em Música pela UFRGS e Especialista em Letras pela Unirriter. Além da vida nos palcos e estúdios, também atua como professor-adjunto da UFPEL, junto aos cursos de Bacharelado em Música. Foi vencedor do Prêmio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular e possui cinco Prêmios Açorianos, nas categorias Grupo MPB (1999 e 200), Revelação (2009), Disco Infantil (2012), e Intérprete (2016). Recebeu também o Troféu RBS Cultura pelo CD-Livro Palavreio, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha.
 
André Mehmari  é compositor prolífico e requisitado, apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por muitos grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, OSB, Filarmônica de Minas Gerais, Miami Symphony, Orchestre de Normandie, Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos. Recentes trabalhos incluem obras para o violoncelista Antônio Meneses e a trilha sonora da primeira série brasileira produzida para a plataforma Netflix. Além de uma vasta e premiada discografia, possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Maria João, Hamilton de Holanda, Marilia Vargas, Ná Ozzetti , Maria Bethânia e Mônica Salmaso.
 
Felipe Antunes, coordenador e ministrante do projeto Obras Comentadas, é músico e produtor. Toca violão desde os oito anos de idade, e já se apresentou em alguns locais de Porto Alegre, como a Sala Álvaro Moreira e a Casa de Cultura Mário Quintana. Desde 2006, organiza recitais temáticos no Clube de Mães da Vila Assunção, já tendo apresentado trabalhos sobre Noel Rosa, Braguinha, Aldir Blanc, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Hermínio Bello de Carvalho.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Obra comentada: Suíte Maria Bonita e Outras Veredas
Com o coordenador e mediador do projeto Felipe Antunes e os convidados Leandro Maia e André Mehmari
Dia 20 de novembro, sábado, às 16h
Gratuito, pelo canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/user/feantrio)

 
Quem quiser colaborar com a produção do Obras Comentadas pode contribuir com valor espontâneo na conta do Centro Cultural 25 de Julho:

PUBLICIDADE

  • Caixa Federal – 104,  Agência 1591,  Conta 291-9, Operação 003, CNPJ 92911270/0001-72
  • PIX [email protected]. O valor arrecadado será repassado integralmente ao projeto.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Estúdio Monteverdi

PUBLICIDADE