Cláudio Vera Cruz, Nelson Coelho de Castro, Raul Ellwanger e Juarez Fonseca falam sobre o LP Paralelo 30 no OBRAS COMENTADAS do Centro Cultural 25 de Julho

Bate-papo será transmitido dia 17 de setembro, às 16h, pelo YouTube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES

No ano em que Porto Alegre celebra 250 anos, o Centro Cultural 25 de Julho apresenta, no dia 17 de setembro (sábado), os músicos Cláudio Vera Cruz, Nelson Coelho de Castro, Raul Ellwanger e o jornalista cultural Juarez Fonseca na 24ª edição do projeto OBRAS COMENTADAS – versão online –, para um bate-papo sobre o álbum Paralelo 30. O evento ocorrerá às 16 horas, no Youtube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES (https://www.youtube.com/user/feantrio).

Proposta por Felipe Lacerda Antunes, em parceria com o 25 de Julho, o OBRAS COMENTADAS iniciou durante a pandemia, com o intuito de provocar o diálogo e novas descobertas sobre trabalhos de artistas brasileiros e a caminhada de cada um.    

Paralelo 30, idealizado por Juarez, foi o primeiro disco considerado como Música Popular Gaúcha (MPG), que impulsionou a carreira de vários músicos de forma profissional. O disco coletivo saiu no final de 1978, reunindo Bebeto Alves, Carlinhos Hartlieb, Cláudio Vera Cruz, Nando D’Ávila, Nelson Coelho de Castro e Raul Ellwanger. Cada um dos compositores gravou duas faixas pela Gravadora Isaec, dirigida por Geraldo Flach, e lançada pelo selo Pentagrama. O vinil tinha em sua capa as fotos dos artistas e, na contracapa, o mapa do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Este foi, sem dúvida, o início de uma experiência no desenvolvimento de uma indústria fonográfica na em Porto Alegre, voltada, num primeiro momento, para o registro sonoro da música urbana.

SERVIÇO
OBRAS COMENTADAS – LP Paralelo 30
Convidados:
 Cláudio Vera Cruz, Juarez Fonseca, Nelson Coelho de Castro e Raul Ellwanger
Coordenação e mediação: Felipe Antunes
Quando: 17 de setembro (sábado) | 16h
Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio
Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

PUBLICIDADE