Morro da Cruz, de Paulo Romeu: lançamento nas plataformas dia 25 e show dia 31 de julho

O show de lançamento será no dia 31, a partir das 15h, no Afro-Sul Odomode, com as participações doa músicos e abertura do grupo Estude, trabalhe e sambe, no formato “Mesa de Samba”

O samba/jazz “Morro da Cruz” traça um paralelo entre a história de Jesus Cristo – em suas versões e contradições contadas pelos diversos povos ao longo dos séculos – e o apagamento da história real dos povos originários dos morros da cidade de Porto Alegre em detrimento do progresso. Com um time forte de musicistas, Paulo Romeu, com sua trajetória ímpar e que atravessa décadas à frente do Afro-Sul, traz uma música que vai além da potente reflexão, numa fusão de sons, estilos e identidade bem marcada.

Nela reafirma que “democracia pra brasileiro é muito pra poucos e pouco pra muitos, dinheiro comprador de consciências”. Acompanhado por André Brasil (guitarra), Lucas Fê (bateria), Tamiris Duarte (baixo) e Guilherme Sanches (cuíca), Paulo Romeu exalta o povo negro e as comunidades de Porto Alegre com seu violão e voz.

E a função se inicia a partir das 15h, com o “Estude, trabalhe e sambe”, grupo ativista no resgate e manutenção do samba e suas formas de origem que se apresenta na acolhedora forma de mesa de samba, em formato acústico, contando com o calor do público pra firmar na palma da mão e reforçar o coro.

Paulo Romeu é nascido e criado no “Areal da Baronesa“, no bairro Menino Deus e na Cidade Baixa – lugar onde se instalou o primeiro povoado negro em Porto Alegre. Aluno do Mestre Neri Caveira, Romeu é mestre de bateria, diretor musical do Grupo Afro-Sul de Música e Dança, graduado em Licenciatura em Música pelo IPA e professor de percussão no projeto social Odomode. Morou em São Paulo de 1977 a 1981, onde tocou com a Banda Afro-Sul e por algum tempo integrou o Grupo Pau Brasil com o amigo e parceiro Bedeu. Compositor, intérprete, percussionista, violonista, contra-baixista, pesquisador e divulgador da Cultura “Afro-Gaúcha” há mais de 45 anos, tem dois discos gravados com o Afro-Sul, um individual com a Banda Okutá e ainda um terceiro com o Mestre Griot Paraqueda.

Ficha técnica:
Violão e composição – Paulo Romeu
Guitarra – André Brasil
Bateria – Lucas Fê
Baixo – Tamiris Duarte
Cuíca – Guilherme Sanches
Câmeras – Vinícius Angeli e Ana Beatriz Vieira
Edição e Colorização – Vinícius Angeli
Gravação, Mix e Master – Wagner Lagemann
Produção Musical – Pedro Roots
Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten

Morro da Cruz – Lançamento do clipe e single dia 25 de julho de 2022
Show de lançamento dia 31 de julho, no Afro-Sul Odomode, a partir das 15h
Com Paulo Romeu e os músicos Andre Brasil, Guilherme Fejão, Lucas Fê, Tamiris Duarte, Pedro Roots e Josué de Oliveira
Abertura do grupo Estude, trabalhe e sambe
Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga 3850

Ingressos:
Antecipados a R$15. Na hora R$20.

Disponíveis na plataforma Sympla (tanto os antecipados quanto os ingressos na hora): https://www.sympla.com.br

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Cultura, Música e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.