Ouviravida homenageia Gilberto Gil em espetáculo musical

Apresentação gratuita e aberta à comunidade ocorre no sábado (16/7), às 16h, na Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro, na comunidade do Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre

Os 80 anos de Gilberto Gil são o tema do próximo espetáculo do projeto social Ouviravida– Educação Musical Popular. Cerca de 200 crianças sobem ao palco, apresentando músicas com flauta doce, percussão e canto, mostrando à comunidade o que aprenderam nos últimos semestres de aulas do projeto. A programação será no sábado (16/7), às 16hna Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro (Rua Um, 140, Jardim Carvalho), com entrada franca. Além de canções conhecidas do cantor e compositor baiano, haverá outras obras específicas para destacar as habilidades das crianças em cada instrumento. 

Idealizado pelo maestro Tiago Flores, o Ouviravida oferece aulas gratuitas para crianças da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. O objetivo é promover a educação musical popular e trabalhar a autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta com a coordenação pedagógica de Nise Franklin e com uma equipe de professores formada por Lucas Kinoshita, Isac Costa, Daiana Fulber, Angelo Primon, Leonardo Perroni e Matheus Kleber. As aulas ocorrem no Centro São Josée Perpétuo Socorro – entidades beneficentes que atendem crianças e jovens no turno inverso ao da escola.

O projeto surgiu em 1999 e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois, em 2017. Atualmente, o Ouviravida atende cerca de 200 crianças, com aulas de canto, flauta, percussão, flauta transversal, teclado, gaita, violão e trompete. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio máster de Dufrio, com financiamento é do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

OUVIRAVIDA HOMENAGEIA GILBERTO GIL
Data: Sábado (16/7)
Horário: 16h
Local: Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro (Rua 1, 140, VILA CEFER II, Jardim Carvalho, Porto Alegre-RS. CEP: 91430-370)
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Sofia Cortese

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Música e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.