Instituto Ling e Noite dos Museus oferecem oficinas gratuitas de slam

As atividades, ministradas pelo grupo Slam das Minas/RS, ocorrem na tarde do dia 9 de abril, com dinâmicas de criação poética, orientações de como organizar uma competição de poesia e discussões sobre a potência artística e social da cultura do slam

Instituto Ling recebe no dia 9 de abrilsábado, o grupo Slam das Minas/RS para ministrar três oficinas gratuitas em turmas às 14h, às 16h e às 18h. Orientadas por CruaLella AlvesJuliana LuiseTiatã e Verte, as atividades contam com dinâmicas de criação poética, orientações de como organizar uma competição de poesia e discussões sobre a potência artística e social da cultura do slam.

Para participar, basta fazer a inscrição, sem custo, no site www.institutoling.org.br.
 
Expressão de arte e protesto que interpreta o mundo a partir de um ponto de vista descentralizado e contestador, o slam vem amplificando sua voz como uma potente manifestação cultural da contemporaneidade. Espécie de campeonato de poesia falada que tem proximidade com os saraus de literatura periférica, o evento concentra artistas e amadores para apresentar poemas de autoria própria, tendo como tema assuntos que vão de problemas sociais ao hip hop.

Em Porto Alegre, o movimento é representado por grupos como o Slam das Minas/RS, que surgiu da necessidade de recuperar e fomentar espaços de construções coletivas e trocas de experiências entre mulheres poetas da capital e região metropolitana.
 
As oficinas de slam fazem parte da programação do Ling Aquece Noite dos Museus, projeto que contempla uma série de atividades culturais em preparação para o grande evento que acontecerá em 21 de maio. A programação ainda inclui a apresentação do espetáculo cênico-musical infantil Nesse Mundo Maluco, do Grupo Mú, também no dia 9 de abril; além de shows com a cantora e compositora gaúcha Ianaê Régia (12 de abril), Paola Kirst e Lorenzo Flach (3 de maio) e banda El Negro (4 de maio). A agenda completa está disponível no site do Instituto Ling.

A programação é uma realização do Noite dos Museus e do Instituto Ling, com curadoria e produção da Rompecabezas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
O que: Oficina de Slam – Orientada por Crua, Lella Alves, Juliana Luise, Tiatã e Verte, do Slam das Minas/RS
Quando:
Dia 9 de abril, sábado, com turmas às 14h, às 16h e às 18h
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingressos: Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Classificação: Para públicos acima de 16 anos
 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.
 
Sobre o Noite dos Museus
O projeto estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Somente em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. A sexta edição do megaevento está confirmada para o dia 21 de maio, retomando o seu formato presencial, com diversas instituições culturais de Porto Alegre participantes e dezenas de atrações artísticas.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Informações úteis
Site: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Carol Ferraz

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Música, Noite dos Museus e marcado , , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.