Instituto Ling e Noite dos Museus oferecem oficinas gratuitas de slam

As atividades, ministradas pelo grupo Slam das Minas/RS, ocorrem na tarde do dia 9 de abril, com dinâmicas de criação poética, orientações de como organizar uma competição de poesia e discussões sobre a potência artística e social da cultura do slam

Instituto Ling recebe no dia 9 de abrilsábado, o grupo Slam das Minas/RS para ministrar três oficinas gratuitas em turmas às 14h, às 16h e às 18h. Orientadas por CruaLella AlvesJuliana LuiseTiatã e Verte, as atividades contam com dinâmicas de criação poética, orientações de como organizar uma competição de poesia e discussões sobre a potência artística e social da cultura do slam.

Para participar, basta fazer a inscrição, sem custo, no site www.institutoling.org.br.
 
Expressão de arte e protesto que interpreta o mundo a partir de um ponto de vista descentralizado e contestador, o slam vem amplificando sua voz como uma potente manifestação cultural da contemporaneidade. Espécie de campeonato de poesia falada que tem proximidade com os saraus de literatura periférica, o evento concentra artistas e amadores para apresentar poemas de autoria própria, tendo como tema assuntos que vão de problemas sociais ao hip hop.

Em Porto Alegre, o movimento é representado por grupos como o Slam das Minas/RS, que surgiu da necessidade de recuperar e fomentar espaços de construções coletivas e trocas de experiências entre mulheres poetas da capital e região metropolitana.
 
As oficinas de slam fazem parte da programação do Ling Aquece Noite dos Museus, projeto que contempla uma série de atividades culturais em preparação para o grande evento que acontecerá em 21 de maio. A programação ainda inclui a apresentação do espetáculo cênico-musical infantil Nesse Mundo Maluco, do Grupo Mú, também no dia 9 de abril; além de shows com a cantora e compositora gaúcha Ianaê Régia (12 de abril), Paola Kirst e Lorenzo Flach (3 de maio) e banda El Negro (4 de maio). A agenda completa está disponível no site do Instituto Ling.

PUBLICIDADE

A programação é uma realização do Noite dos Museus e do Instituto Ling, com curadoria e produção da Rompecabezas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
O que: Oficina de Slam – Orientada por Crua, Lella Alves, Juliana Luise, Tiatã e Verte, do Slam das Minas/RS
Quando:
Dia 9 de abril, sábado, com turmas às 14h, às 16h e às 18h
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingressos: Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Classificação: Para públicos acima de 16 anos
 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.
 
Sobre o Noite dos Museus
O projeto estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Somente em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. A sexta edição do megaevento está confirmada para o dia 21 de maio, retomando o seu formato presencial, com diversas instituições culturais de Porto Alegre participantes e dezenas de atrações artísticas.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Informações úteis
Site: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

PUBLICIDADE

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Carol Ferraz

PUBLICIDADE