Noite dos Museus terá programação especial de aquecimento a partir de março no Instituto Ling

O centro cultural receberá uma série de atividades totalmente gratuitas em preparação para a sexta edição do megaevento, que acontecerá em 21 de maio. A agenda inicial inclui shows, performances de dança e debates

Um dos eventos culturais mais queridos e populares de Porto Alegre, o Noite dos Museus terá, pela primeira vez, uma programação especial de aquecimento. Recebida pelo Instituto Ling a partir do dia 5 de março, a agenda inclui uma série de atividades culturais, totalmente gratuitas, em preparação para a sexta edição do megaevento, que acontecerá em 21 de maio.
 
Intitulado Ling Aquece Noite dos Museus, o projeto abrange expressões artísticas musicais, cênicas, literárias, performáticas e visuais, além de atividades formativas, como palestras, debates e workshops. A programação de março é formada por oito atrações que já estão com as inscrições abertas, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br. As atividades dos próximos meses serão divulgadas em breve.
 
Entre os shows confirmados estão os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes apresentando, com voz, violão e bombo leguero, o seu mais recente disco, Capricórnio, no dia 5; e a produtora musical, compositora e performer Bê Smidt mostrando o projeto artístico Viridiana, que mescla referências da canção brasileira com a música pop e eletrônica dançante, no dia 9.
 
Na área da dança, haverá duas opções para o público conferir. A primeira será Macho Homem Frágil, performance criada e protagonizada por Eduardo Severino, que terá sessão no dia 11. Com direção de Eva Schul e trilha sonora assinada por Felipe Azevedo, a montagem trata de temas como violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre as diversas facetas da masculinidade. A segunda, marcada para o dia 18, é o espetáculo Cross-Cap, concebido pela diretora Lícia Arosteguy com os bailarinos Luciano TavaresRenata de Lélis e Viviane Lencina. A obra coreográfica não linear, com trilha original de Caio Amon, explora a ideia de estruturas impossíveis, inspiradas no artista gráfico M. C. Escher.
 
Já no dia 25, o centro cultural será palco da performance A poesia musical de Pretana, com a  cantora, poeta, compositora e escritora apresentando seu repertório autoral com participação do DJ José Castelan. A multiartista de 23 anos, natural de Belo Horizonte, mostrará o trabalho que vem desenvolvendo em Porto Alegre desde os 16 anos, quando iniciou sua carreira no circuito slammer da cidade, sendo integrante de projetos como o Slam das Minas e o Poetas Vivos.
 
O Ling Aquece Noite dos Museus também abrirá espaço para discutir diversos temas que abrangem a arte e seus espaços, com o ciclo de debates O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia?. Serão três encontros com enfoques e convidados diferentes. No dia 16, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo, falarão sobre as novas realidades enfrentadas pelas instituições culturais, em bate-papo com mediação do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami. No dia 23, o tema será A (in)visibilidade negra, feminina, trans e indígena nas instituições culturais, em conversa entre a coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, e o curador e doutor em artes visuais Igor Simões, com mediação do jornalista cultural Roger Lerina. E no dia 30, fechando a programação do primeiro mês, o projeto receberá o pesquisador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRS, Adriana Boff, para discutirem o futuro das instituições culturais.

Ernesto e Paulinho Fagundes abrem a programação especial no dia 5 de março com o show Capricórnio
Crédito da foto: Felipe Fraga / Divulgação

Sobre o Noite dos Museus
O projeto estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Somente em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. A sexta edição do megaevento está confirmada para o dia 21 de maio, retomando o seu formato presencial, com pelo menos 16 instituições culturais de Porto Alegre participantes e dezenas de atrações artísticas.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
 
Esta programação é uma realização do Noite dos Museus e do Instituto Ling, com curadoria e produção da Rompecabezas.

Publicidade

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
Ling Aquece Noite dos Museus
De 5 de março a 21 de maio de 2022
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programação gratuita, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
 
Agenda de março
– Dia 5 de março, sábado, às 19h – Ernesto e Paulinho Fagundes apresentam o show Capricórnio
– Dia 9 de março, quarta-feira, às 20h – Performance artística Viridiana, com a compositora e performer Bê Smidt
– Dia 11 de março, sexta-feira, às 20h – Performance de dança Macho Homem Frágil, criada e protagonizada por Eduardo Severino, com direção de Eva Schul e trilha sonora de Felipe Azevedo
– Dia 16 de março, quarta-feira às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? As novas realidades enfrentadas pelas instituições culturais no pós-pandemia. Debate com diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo, com mediação do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami
– Dia 18 de março, às 20h – Cross-Cap, performance de dança com Luciano Tavares, Renata de Lélis e Viviane Lencina, dirigida por Lícia Arosteguy, com trilha original de Caio Amon
– Dia 23 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? A (in)visibilidade negra, feminina, trans e indígena nas instituições culturais. Debate com a coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, e o curador e doutor em artes visuais Igor Simões, com mediação do jornalista cultural Roger Lerina
– Dia 25 de março, sexta-feira, às 20h – Performance A poesia musical de Pretana, com a  cantora, poeta, compositora e escritora Pretana e participação do DJ José Castelan
– Dia 30 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? As instituições culturais de hoje e amanhã. Debate com o pesquisador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRS, Adriana Boff, com mediação da coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo
 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue limitando o número de visitantes, exigindo o uso correto da máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email[email protected]
 
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Carlos Stein/ VivaFoto/ Divulgação
Felipe Fraga / Divulgação

Publicidade